segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RESGATE JAN/ 2012 - 3º FÓRUM - FECHAMENTO 15/01/2012

 3º FÓRUM 



01 - História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do local do impacto inicial. O veículo não se encontra no local. A cena é segura. Vítima em decúbito ventral, inconsciente. Apresenta respiração ruidosa e nítidas deformidades nos membros inferiores e no antebraço esquerdo.Diante das circunstâncias qual seria sua conduta:

a)Estabilizar a cabeça e realizar rolamento de 180 graus posicionando a vítima na prancha longa. 
b)Instalar colar cervical de tamanho apropriado antes de qualquer outra manipulação.
c)Utilizar o KED associado à prancha longa para extricação.
d)Verificar a existência de fraturas de ossos longos ou pelve antes da manipulação.


02 - Vítima atingida por vários P.A.F.s durante tentativa de assalto. Encontra-se em decúbito dorsal na calçada. Populares informam que ouviram cerca de cinco disparos. Uma testemunha afirma que a arma utilizada foi uma pistola. Há um grande tumulto no local mas a polícia já providenciou o isolamento. A cena é segura.Vítima: Apresenta-se consciente, solicitando água repetidamente e afirmando: "...não consigo mexer as pernas, estou morrendo!". Diante das circunstâncias qual seria sua conduta:

a)Extricar a vítima com colar cervical e rolamento de 90 graus para a prancha
b)Procurar os orifícios de entrada dos P.A.F.s antes de qualquer manipulação.
c)Conduzir a vítima para a viatura utilizando uma padiola, visto tratar-se apenas de trauma penetrante.
d)Tentar encontrar as cápsulas deflagradas para identificação do calibre da arma.

RESGATE JAN/ 2012 - 2º FÓRUM - FECHAMENTO 15/01/2012

2º FÓRUM



Assistir as aulas do DVD na Pasta de Biologia Aulas 01 à 12, ler apostila paginas 01 à 32, Assista no DVD de apoio Pasta Capítulo IV ao Aluno os seguintes videos:
- Conhecendo o coração 01 à 04
- Fisiologia do Sistema Respiratório
- Primeiros Socorros Convulsão
- Primeiros Socorros Parada Respiratória
- VÍDEO 01 - SBV Adulto
- VÍDEO 02 - SBV Infantil
- VÍDEO 03 - Como Ocorre um AVC 
Assistir a aula do DVD na pasta VII - APH past Sinais Vitais
Responda:

 I - CENA:

Um grupo de socorristas em uma unidade móvel de urgência aborda um acidente entre dois veículos automotivos onde a cinemática indica a dissipação de grande intensidade de energia cinética. Ao assegurar que o fluxo da rodovia fosse desviado, seguiram para as vítimas prontamente questionando sobre o que de fato aconteceu e há quanto tempo houve o ocorrido. Exemplarmente paramentados promoveram o atendimento de forma ágil, transportando as vítimas de dentro dos veículos ao hospital mais próximo salvando-as de um destino funesto.


1)Observando que a equipe citada atuou com segurança e agilidade, você seria capaz de executar este atendimento de forma mais eficaz? Por quê?

video 01
video 02


video 03




II – RCP e DEA:

Durante um mal súbito fica óbvio imaginar que o tempo entre o início do evento e a chegada do socorro é um fator primordial para que a vítima além de viva, mantenha níveis aceitáveis de produtividade e qualidade de vida, visto que danos neurológicos são de potencial irreversível. Sabendo disto, uma vez que você presencia e atende um destes eventos como socorrista, instala o DEA após execução de todo o protocolo e este indica assistolia. Qual seria sua conduta entre as opções abaixo? Por quê?

a)Carregar a carga elétrica do DEA e executar o choque;
b)Remover o DEA e iniciar RCP;
c)Iniciar RCP e aguardar que o coração do paciente apresente sinais de fibrilação.
d)Iniciar RCP e aguardar que o paciente apresente sinais de consciência.
e)Transportar a vítima o quanto antes, pois em assistolia não haverá chances de sobrevida neste momento.



III – Convulsão:

Durante uma amamentação uma mãe observa que sua criança fica silenciosa, ela mexe com a criança e a mesma não responde o que pode estar acontecendo,  pois a mãe está desesperada e não sabe o que fazer, Explique você Resgatista, Qual seria o principal cuidado a ser tomado com a criança?

a)Acionar o socorro;
b)Reposicionar as vias aéreas da vítima, evitando queda da base da língua e conseqüente obstrução do aparelho respiratório;
c)Posicionar a vítima em decúbito ventral, pois a própria gravidade facilitará a saída da saliva;
d)Promover duas ventilações de resgate, pois assim as vias aéreas serão liberadas;
e)Reposicionar a cabeça da vítima para o lado ou preferencialmente colocá-la em posição lateral de segurança, evitando que haja broncoaspiração;





IV – Choque circulatório:

Em uma região violenta conhecida pelos diversos episódios de assaltos à mão armada e troca de tiros, foi atendida por você uma vítima que apresentava sinais evidentes de choque circulatório, com obnubilação e taquidispnéia progressiva somados à respiração paradoxal, desvio contralateral de traquéia e ingurgitamento jugular, ainda contando com uma fratura exposta de úmero localizada no membro esquerdo. Visto que há sinais de sangramento de grande vulto, fatalmente a vítima evoluirá para choque descompensado e óbito se nenhuma medida for tomada imediatamente. Seguindo o protocolo e avaliando as prioridades, reordene as afirmações a seguir:

a)Iniciar exame secundário minucioso;
b)Controlar hemorragias e/ou ferimentos importantes;
c)Realizar reanimação cardiopulmonar se necessário;
d)Constatar o estado de consciência da vítima e iniciar ABC da vida;
e)Avaliar a Cena

RESPONDA AINDA:

1)Existe uma etapa que sem dúvida deveria ser citada entre as afirmações acima. Qual é esta etapa?

2)Neste caso há um quadro traumático específico que deverá receber tratamento ainda no momento pré-hospitalar para que a vítima não vá a óbito. Que nome é dado a este quadro traumático e qual medida deve ser tomada para que a vítima tenha sua sobrevida aumentada?




V - Como se aplica A escala de Cincinati, qual é o seu objetivo em que tipo de emergencia podemos utilizá-la.