sexta-feira, 4 de maio de 2012

17ª TURMA DE RESGATE MAIO/ 2012 - 5º FÓRUM - CINEMÁTICA DO TRAUMA - FECHAMENTO DIA 22/05



1. A porta de entrada mais freqüente de intoxicação exógena é a via:

a) Inalatória
b) Digestiva
c) Injetável
d) Dérmica
e) Picada de animais peçonhentos

2. Em relação às intoxicações exógenas, assinale a alternativa
correta :

a) Acomete principalmente adultos, usuários de álcool e drogas
b) Acomete mais frequentemente idosos, por ingestão acidental de medicamentos
c) As crianças são as maiores vítimas das intoxicações exógenas, por produtos domésticos
d) Os gases tóxicos da atmosfera não atingem os seres humanos
e) A incidência de intoxicação por gases é menor nas grandes cidades


3. As serpentes brasileiras (consideradas peçonhentas) causadoras do maior número de acidentes em seres humanos é :

a) Jibóia e cascavel
b) Coral, cascavel, surucucu e jararaca
c) Víbora e cobra d’água
d) Cascavel e sucuri
e) Jibóia e coral falsa


 4. As principais indicações da utilização do soro antiofídico são :
a) Acidentes envolvendo crianças menores de 7 anos
b) Adultos com choque neurogênico
c) Adultos com dor intratável
d) Sinais de choque hipovolêmico
e) Todas as alternativas anteriores


5 – O termo Dispnéia refere-se:
(   ) A – Respiração paradoxal;
(   ) B – Dificuldade na execução dos movimentos respiratórios;
(   ) C – Pneumotórax;
(   ) D – Parada Respiratória;
(   ) E – Movimentos respiratórios normais.

6 – Antes da abordagem de uma vítima de trauma ou mal súbito devemos seguir alguns conceitos criteriosamente definidos pelo protocolo como segurança da cena, tais quais seguem:
(   ) A – Acionar a Polícia imediatamente para garantir a segurança, Bombeiros em casos de incêndio,  SAMU para remover a vítima até o hospital de referência e Guarda para administrar o trânsito.
(   ) B – Usar EPIs tais como: luvas de procedimento, óculos, roupas adequadas, entre outros.
(   ) C – Posicionamento e Sinalização; Neutralização dos Riscos no Local; Informar-se do que de fato Aconteceu; Número de Vítimas; Tempo e Bio-proteção;
(   ) D – Devemos nos identificar e solicitar autorização para efetuar o socorro e ainda na verbalização avaliar o nível de consciência confirmando o que realmente aconteceu; ABC; Exame primário;Tratar prioridades; Extricação e transporte.
(   ) E – Não devemos abordar vítimas de lesões complexas sob risco de ser imperito e causar uma iatrogenia.

7 – Muitas são as vítimas que têm sido salvas por pessoas que foram treinadas com técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O gerenciamento de recursos que venham identificar urgências e emergências (clínicas e traumas) têm como finalidade:
(   ) A – Manter boa saturação de O2 e perfusão tecidual sistêmica através das compressões torácicas;
(   ) B – As compressões torácicas favorecem a homeostasia;
(   ) C – Manter a viabilidade dos órgãos vitais, até a chegada da equipe do sistema de saúde com o atendimento avançado, ou providenciar remoção gerenciando o tempo;
(   ) D – As compressões torácicas devem ser efetuadas de forma suave sob o risco de fratura de costelas;
(   ) E – Antecipar o serviço de urgência local providenciando meios próprios de transporte mantendo as compressões torácicas até a chegada ao hospital de referência.

8 - CASO Nº 01 –  Evento: Colisão moto X veículo  -  Fratura de Fêmur
Você se encontra de serviço 24 horas na policlínica de Vassouras e por volta das 4 horas da manhã é acionado para um evento de colisão na BR 393 em sentido Três Rios, próximo ao bairro Andrade pinto. Chegando no local você observa apenas uma moto e que se tratava de apenas uma vítima, que se encontrava em decúbito dorsal no acostamento e consciente. Segundo informações de populares que estavam no ponto de ônibus o motociclista que se chama Jacinto Leite Aquino Rêgo de 21 anos, haveria sido fechado por um carro de passeio com placa de paty do Alferes. Ao exame primário você constata que a vítima se encontra taquipnéica, taquicárdica, e com pulso filiforme. No exame céfalo- podálico ao palpar a pelve se encontra instabilidade, assim como no membro inferior direito, também se detecta crepitação na coxa direita havendo rotação lateral e encurtamento. No interior da AA(Ambulância SUS)a vítima passa a não responder nenhum estímulo, você observa que a vítima se encontra pálida, sudoreíca, pele fria, cianótica, com os sinais vitais: P.A. 80 x 50 – P 50 bpm – R 10 irpm – Sat 90% spo².

1) Na sua concepção qual o diagnóstico dessa vítima enumere?

2)Em ordem de importância, descreva os procedimentos, bem como o porquê da utilização dos mesmos?

3)Na visão geral sua qual(s) sinal(s), sintoma(s) poderia ser inserido a questão acima, para que pudesse evidenciar ainda mais precisamente a hipótese diagnóstica?

9 - Caso nº 02 – Evento: Chifrada –
O fazendeiro Marimbondo da Trindade, levantou-se bem cedo dirigiu-se ao estábulo para ordenhar suas vacas, entrou no curral e escutou um ruído estranho, sua esposa Maria Cristina do Pinto Magro havia esquecido de prender o touro Sansão Vagina, que tinha comprado na semana passada. Sem tempo para escapar Marimbondo da Trindade acabou chifrado pelo touro na região inferior das costas, o touro fez Marimbondo da Trindade  fino voar pelos ares, caiu logo após e sofreu um forte golpe na cabeça, Sansão Vagina, continua mui feroz e não deixa ninguém chegar próximo ao curral. Informações sobre as lesões:
- hemorragia severa na região inferior esquerda das costas.
- Hematomas, inchaço e Aumento de Sensibilidade do Fêmur Esquerdo.
- Sinais vitais, R 12 irpm - P 88 bpm – P.A. 120 X 80 –

1 - Na sua concepção qual o diagnóstico dessa vítima enumere?

2)Em ordem de importância, descreva os procedimentos, bem como o porquê da utilização dos mesmos?

3)Na visão geral sua qual(s) sinal(s), sintoma(s) poderia ser inserido a questão acima, para que pudesse evidenciar ainda mais precisamente a hipótese diagnóstica?

10 - Caso nº 03 – Evento: TRM pau de Sebo

A dançarina Amavel Pinto 24 anos, loira 1.70 de altura 75 quilos, acordou bem cedo, foi até a praça do bairro onde havia um pau de sebo de 3.5 metros de altura com uma nota de 100 reais. Amavel Pinto precisava de dinheiro para pagar o aluguel quando teve uma grande idéia, subir no pau de sebo e pegar a nota, parecia fácil demais. Ao subir bem alto quando acabara de pegar a nota de 100 reais Amável Pinto escorregou do pau de sebo caindo da altura de 3.5 metros no chão. Sofreu escoriações em membros inferiores direito e esquerdo, hemorragia em órgão genital, não conseguia mexer os pés. Sinais vitais: R 18 irpm - P 96 bpm – P.A. 150 X 90 – vítima se encontra pálida, sudoreíca, pele fria, cianótica.

1 - Na sua concepção qual o diagnóstico dessa vítima enumere?

2)Em ordem de importância, descreva os procedimentos, bem como o porquê da utilização dos mesmos?

3)Na visão geral sua qual(s) sinal(s), sintoma(s) poderia ser inserido a questão acima, para que pudesse evidenciar ainda mais precisamente a hipótese diagnóstica?