quarta-feira, 12 de maio de 2010

5º FÓRUM - CINEMÁTICA DO TRAUMA

 
Comente sobre cinemática do trauma . Como ela pode ajudar o Socorrista.

22 comentários:

  1. Ao chegar no local onde aconteceu um sinistro o socorrista tem que avaliar o cenário do acidente e ao mesmo tempo fazer a cinemática do trauma.
    Elas são dividida em três etapas, que irão ajudar no socorro das vítimas.
    1º etapa: É a de colher informções sobre as vítimas, se ela ingeriu álcool ou drogas, se tem doenças pre existentes ,altura, peso , idade e sexo.
    2º etapa: É a da colisão onde o socorrista tem que levar em conta as três colisões:
    Num acidente de carro por exemplo, tem que ser considerado a colisão do carro com o objeto,do corpo humano contra o veículo e dos orgãos internos contra o corpo que vai indicar possíveis lesões internas.
    3º etapa: É a da pós colisão onde o socorrista usando de todas as informações adquirida nas etapas anteriores irá proceder o atendimento a vítima e também terá informações de suma importância para relatar ao médico.

    ResponderExcluir
  2. A cinemática do trauma permite ao socorrista, assim que chega ao local do sinistro deduzir possíveis lesões que a vítima possa apresentar e assim evitar maiores danos( erros iatrogenicos). A cinemática permite ainda a investigação de lesões ocultas. Por exemplo em uma vitima q caiu de grande altura após o almoço, pode nao apresentar fraturas, porem pode apresentar lesoes internas graves, como rompimento do estomago.
    O socorrista através da cinematica do trauma pode avaliar melhor se a cena é segura para o trabalho, e fornecer informações que contribuam muito para o trabalho intra hospitalar

    ResponderExcluir
  3. É um conjunto de informações, obtidas entre socorrista e vítima, mesmo que ela esteje inconciente, procure obter de presentes toda e qualquer informação sobre a vítima , o que aconteceu , avaliando cena, parâmetro do sinistro e avaliar de forma eficaz a vítima , pois ao se deparar com o médico sera objetivo em suas imformações , fazendo assim que o atendimento e diagnósticvo sejam rápidos, pois na cinemática do trauma existe três importantes informações: 1°- pré-colisão, que nada mas é do que: ingestão de álcool, drogas, peso,tamanho,idade, sexo, condições climáticas.
    2°- colisão: talves a mais importante onde o objeto colide com outro, e ocorre a trasmissão de energia entre eles.pode estar os dois em movimentos ou somente um o trauma vai ocorrer do mesmo jeito.
    3°-pós-colisão: obter toda e qualquer informação, pois sera isto que diferenciará o socorro, mais informação,mais chance de socorro rápido e eficaz, menas informação, menas chance de socorro eficaz. rosilene

    ResponderExcluir
  4. a sinematica do trauma consiste em tres etapas:
    1ºobter informaçoes cruciais quanto a(as)vitima(as)como ebreagues ,drogas fisiologia e possiveis doenças 2ºetapa como foi o sinistro. Exemplo em um acidente de automovel pode ocorrer tres tipos de colisao colisao do veiculo com o obstaculo,do corpo com o veiculo e dos orgaos internos com as paredes do corpo ea terceira e ultima etapa ou pós colisao é o atendimento do socorrista que deve levar em conta todas as informaçoes colhidas nas duas etapas anteriores que tambem deve ser compartilhada com o medico que sera de suma importancia para um melhor e mais rapido atendimento

    ResponderExcluir
  5. A cinemática do trauma consiste em: no caso de acidente, observar o interior do veículo, por exemplo as condições do volante, pois a vítima pode ter sofrido um trauma de tórax; se o apoio de cabeça esta danificado, pois na chicotada a vítima pode ter sofrido um trauma na cervical ou uma concussão cerebral; observar parte do painel, se esta caído sobre os joelhos da vítima. Estes são fatores que ajudam em um diagnóstico. Jose Antônio - 9ª turma.

    ResponderExcluir
  6. Cinemática do Trauma - É portanto o processo de análise e avaliação da cena do acidente, com o escopo de se estabelecer o mecanismo da lesão e estreitar o diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos.
    Através da cinemática o socorrista pode informar ao médico intervencionista e/ou regulador,dados de suma importância para o tratamento mais adequado a ser dispensando na fase pré e hospitalar, e guiar seu próprio atendimento.

    ResponderExcluir
  7. Cinemática do Trauma consiste na postura em que o socorrista deve tomar para avaliar os mecanismos que causaram lesões na vitíma.
    A Cinemática do Trauma consiste em 3 etapas.
    1°Etapa: obter informações do estado da vítima antes do ocorrido como por exemplo possíveis doenças, embriagues e drogas.
    2°Etapa: De que forma ocorreu o acidente, observar os mecanismos que sugerem possíveis traumas, como por exemplo a altura que a vitíma progetou-se em queda livre, obstáculos em que a vitíma possa ter se chocado, se a vitíma estava usando cinto de segurança, para-brisa quebrado ou volante retorcido em caso de acidente automobilistico.
    3°-Pós- trauma: após recolhido todas as informações das etapas anteriores o socorrista iniciará seu atendimento da melhor forma que não ocasionará nenhuma lesão iatrogenica, baseado nas observações realizadas nos mecanismos das lesões.

    ResponderExcluir
  8. a cinematica do trauma permite que o socorrista ao chegar no local que envertigue as informaçoes eficais da vitima(amplas) p/maiores informaçoes a dar ou suporte mais avançado evitando danos(erros iatrogenicos) nos primeiros passos ao socorro prestado.

    ResponderExcluir
  9. A cinemática do trauma permite ao socorrista analisar e avaliar o cenário do sinistro para obter o diagnóstico da lesão traumática. É preciso saber as 3 etapas da cinemática para passar ao medico dados de suma importancia.
    São as seguintes etapas :
    1ª- Pré-colisão: colher informações sobre a vítima, se a mesma ingeriu álcool, drogas, sem deixar de verificar as condições climáticas.
    2ª- Colisão: colher informações de como se deu o sinistro, observar mecanismos que sugerem traumas, se os objetos colididos estavam em movimentos ou se um deles estava estacionado .
    3ª-Pós-colisão:etapa onde todas as informações obtidas serão de suma importância para um socorro eficaz!

    ResponderExcluir
  10. A cinemática do trauma consiste na avaliação pelo socorrista da cena e do sinistro ocorridos. O socorrista deve avaliar a história pregressa da vítima como o uso de alcool, drogas ou doenças; apos essa fase o socorrista deve avaliar como possovelmente ocorreu a colisão e então abordar a vitima de forma que atenda suas necessidades.

    ResponderExcluir
  11. Por meio da sinemática do trauma,o socorrista terá maiores candições de passar informações aos médicos,dados muitas vezes de vital importancia para que a vítima possa ter uma recuperação plena.O bom socorrista deve sempre saber procurar lesões,haja visto tal habilidade ser tão importante quanto saber o que fazer ao deparar-se com a referida lesão.

    ResponderExcluir
  12. cinemática do trauma é a avaliação da cena do acidente , sendo dividida em 3 partes:
    pré-colisão-é o fato ocorrido antes da colisão propriamente dita , como ingestão de álccol , drogas , doenças , alergias , idade , peso , sexo , tamanho , etc.
    colisão-é o momento do sinstro , em que dois objetos (ambos podem ser um corpo humano)se colidem . ex: acidentes de carros , atropelamentos , agressões , etc.
    pós-colisão-é avaliar o quadro da vítima que acabou de colidir.

    ResponderExcluir
  13. a cinemática do trauma é um processo em que o socorrista, num primeiro instante com a vítima,ele vai avaliar e analisar o que aconteceu, e sua aparente gravidade. Assim, pode muito ajudar o socorrista a informar ao pessoal mais capacitado (equipe médica) , dados importantíssimos para não perder tempo na fase pré- hospitalar .Saber achar as lesões é tão importante quanto saber o que fazer depois de encontrá-las.

    ResponderExcluir
  14. Ao chegar no local onde aconteceu um sinistro o socorrista tem que avaliar o cenário do acidente e ao mesmo tempo fazer a cinemática do trauma.
    O socorrista deve avaliar a história progressa da vítima como o uso de alcool, drogas ou doenças; apos essa fase o socorrista deve avaliar como possivelmente ocorreu a colisão e então abordar a vitima de maneira correta e segura.

    ResponderExcluir
  15. Ana Patricia de Oliveira Moreira9 de junho de 2010 às 23:12

    A cinematica do trauma eo fato em que o socorrista avalia e analisa o que de fato aconteceu. E dividido em pre-colisão,pós-colisão,e por fim avaliação o que de fato ocorreu

    ResponderExcluir
  16. A cinemática do trauma, consiste em avaliar a cena, identificar lesões e possíveis lesões e como elas podem ter ocorrido. Se divide em pré- colisão, colisão, pós colisão.
    A cinemática ajuda o socorrista a identificar lesões ocultas, prevenir iatrogenia além de fornecer dados importantes que auxiliarão o médico no intra-hospitalar.

    ResponderExcluir
  17. Cinemática do trauma,pode dizer que é a história do sinistro, pois se o socorrista não avaliar corretamente a cena, pode por consequência se tornar uma segunda vítima.

    ResponderExcluir
  18. A equipe que atende a um politraumatizado deve ter dois tipos de lesões em mente. O primeiro tipo são aquelas facilmente identificáveis ao exame físico, permitindo tratamento precoce. Já o segundo tipo de lesões são aquelas ditas potenciais, ou seja, não são óbvias ao exame mas podem estar presentes pelo mecanismo de trauma sofrido pelo paciente. Dependendo do grau de suspeita destas lesões pela equipe, danos menos aparentes podem passar desapercebidos, sendo tratadas tardiamente.

    Deste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
    A história no trauma divide-se em três fases:

    · Pré-impacto: são os eventos que precedem o acidente, tais como ingestão de álcool e ou drogas, condições de saúde do paciente (doenças preexistentes), idade, etc. Estes dados terão influência significativa no resultado final.

    · Impacto: deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).

    · Pós-impacto: ela se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-impacto e impacto são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-impacto. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate.

    Portanto, as informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto, a identificação das lesões ocultas ou de diagnóstico mais difícil são facilitadas, permitindo tratamento mais precoce reduzindo-se a morbi-mortalidade dos pacientes. Algumas observações são muito comuns, tais como: deformidades do volante de direção, sugerindo trauma torácico, quebra com abaulamento circular do pára-brisas indicando o impacto da cabeça, o que sugere lesão cervical e craniana, deformidades baixas do painel de instrumentos sugerindo luxação do joelho, quadril ou fratura de fêmur.

    ResponderExcluir
  19. Cinemática do Trauma - É portanto o processo de análise e avaliação da cena do acidente,que é a história do sinistro, O socorrista através da cinematica do trauma pode avaliar melhor se a cena é segura para o trabalho, e fornecer informações que contribuam muito para o trabalho intra hospitalar

    ResponderExcluir
  20. RESPOSTA: A cinemática do trauma é, portanto o processo de análise e avaliação da cena do acidente, com o escopo de se estabelecer o Mecanismo da Lesão e estreitar diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos.
    Ela pode ajudar o socorrista com informações obtidas através da cinemática, com isso enviando informações ao médico intervencionista e/ou regulador, dados de suma importância para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase Pré e Hospitalar, e guiar seu próprio atendimento.

    RAFAEL E ÉRIKA

    ResponderExcluir
  21. A cinemática do trauma nos permite deduzir possíveis lesões que a vítima de um sinistro possa apresentar e assim evitar que pequenas lesões se tornem irreversíveis.Permitindo também ao socorrista tome medidas eficazes e precisas na prestação de socorro.

    ResponderExcluir
  22. JÉSSICA DISSE....
    AO CHEGAR NO LOCAL DO ACIDENTE É IMPORTANTE SABER
    SE O LOCAL É DE RISCO OU NÃO, NESSE CASO PODEMOS DAR INICIO AO PROCEDIMENTO E SOCORRER A VITIMA EM DEMAIS SITUAÇÃO
    19DE DEZEMBRO DE 2010 20:00

    ResponderExcluir