1- Mecanismo de ação: Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas. Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos: 1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor. 2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema. 2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada. 3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2- Dentre as técnicas de controle da hemorragia pode-se citar: - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão. O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
Qto ao mecanismo de lesão: Térmicas( calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas), Elétricas(Calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido), Químicas(contato de substâncias corrosivas com a pele), Radiação(exposição à luz solar ou a fontes nucleares).
Graus-1º grau( epiderme superficial, eritema,dor);2º grau superficial(epiderme e derme superficial, eritema e bolhas, dor);2º grau profunda(epiderme e derme profunda, pele rósea ou esbranquiçada, dor variável; 3º grau (epiderme e derme totais,pele branca, preta ou marrom, sem dor)
2 Controle da hemorragia Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada , pressão indireta (pontos arteriais)e torniquete.
3 Choque Mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais. Quando o choque é compensado: sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Choque descompensado:desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
tratamento: avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
Queimaduras é uma lesão produzida nos tecidos de revestimentos do organismo e causada por agentes térmicos,produtos quimícos,eletricidade,radiação,etc. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos,os nervos e os ossos. A classificação das queimaduras são: 1º grau-sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local ex; exposiçao ao sol.2º grau sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos 9 pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
tecnicas para controle de hemorragias; compressao direta da lesao,elevaçao da area traumatizada,pressao indireta e torniquete p/casos de perda total de membro. o estado de choques é uma condiçao na qual existe uma desproporçao entre a quantidade de sangue em circulaçao e a capacidade total do sistema circulatorio,ou seja,é uma falencia hemodinamica.
reconhecimento do choque: tonturas e desmaios,respiraçao curta e rapidas ,cianeso de extremidades,perfusao capilar periferica,lenta ou nula .pulso fraco e rapido,pessao sistolica menor que 80 mmhg,pele fria,umida e palida,sede,tremor e agitaçao. conduta; posicionar a vitima deitada com membros inferiores elevados aproximadamente 30 cm,controle da hemorragia,ministrar oxigenio com mascara,atrouxar as roupas,manter a vitima aquecida.
1-As queimaduras pode ser de origem: Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas. Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele. Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
Graus de queimaduras: 1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor. 2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema. 2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada. 3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2-Controle de Hemorragias: Torniquete(no caso de amputação total de membros)pressão indireta(artérias), pressão direta no ferimento, elevação de membros.
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão. O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitoramento continuo e transporte rápido.
Quanto ao mecanismo de ação: 1 - Térmicas: é causada pela condução de calor; 2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; 3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele; 4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus: 1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor; 2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor; 2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável; 3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor.
Controle da Hemorragia:
1 - Compressão direta da lesão; 2 - Elevação da area traumatizada; 3 - Pressão indireta (Pontos Arteriais)
Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais. No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa. No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão. Tratamento: Avaliação do nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
Queimaduras é uma lesão produzida nos tecidos de revestimentos do organismo e causada por agentes térmicos,produtos quimícos,eletricidade,radiação,etc. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos,os nervos e os ossos. A classificação das queimaduras são: 1º grau-sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local ex; exposiçao ao sol.2º grau sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos e pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
Controle da Hemorragia. a- Compressão direta da lesão; b- Elevação da área traumatizada; c- Pressão indireta ( pontos arteriais );
Choque: É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais.
Como reconhecer:
O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
O tratamento:
O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização. Rosilene
As queimaduras podem ser classificadas das seguintes formas: Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos , gases e também por chamas. Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela corrente elétrica no tecido. Quimicas: É através do contato com substâncias corrosivas líquidas ou sólidas na pele. Radiação: É provocada pela Exposição a luz solar ou fontes nucleares. Podemos classificar as queimaduras em graus diferentes: 1º grau: Acomete a epiderme superficial,deixando eritema e provoca dor. 2º grau superficial: Acomete a epiderme e derme superficial. provoca eritema e bolhas e a dor é presente. 2º grau profunda: Acomete a epiderme e derme profunda o tecido fica rósea ou esbranquiçada, a dor é variável. 3º Grau: Acomete Epiderme e derme totais, o tecido fica branco, preto ou marron, não existe dor. Controle da hemorragia: Para controlar a hemorragia o socorrista deve fazer: Compressão direta na lesão, Elevar a área traumatizada dependendo do tipo da lesão, Torniquete, Pressão indireta nos pontos arterias. Choque: O choque é mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume de sangue circulante efetivo, a fim de promover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais.. Podemos classificar o choque das seguintes formas: -Distributivo: produzido pela dilatação dos vasos , que torna o volume de sangue insuficiente para encher o sistema circulatório. -Cardiogênico: Incapacidade do coração bombear o sangue. -Obstrutivo:Devido à obstrução de retornos venosos ao coração ou do bombeamento cardíaco. -Choque hipovolêmico: Ocorre devido a grande perda de liquido no organismo tipo desidratação( perda de plasma) hemorragia (perda de plasma e hemácias) ou grandes queimaduras. O choque na fase incial chamamos de compensado o paciente apresenta: -Sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese e pele fria e pegajosa. No choque descompensado, o paciente apresenta: - desorientação/inconciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa,enchimento capilar retardado hipotensão. O tratamneto consiste em: -Avaliar o nível de conciência -promver permeabilidade das vias áereas -Oxigenoterapia -contensão das hemorragias Externas, - Aqueçer a vítima -Monitorização -Transporte rápido( em hemorragias internas atentar para necessidadede intervenção cirurgica).
1ª: 1-As queimaduras pode ser de origem: Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas. Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele. Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras são classificadas em : 1º grau- os sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local. um exemplo é ficar exposto ao sol em certos horários.2º grau- sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau - os sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos , pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
2ª : As técnicas mais comuns de controle da hemorragia:
- Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
3ª: O estado choque seria um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais.O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão
O tratamento é : Avaliação do nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido. Avaliar o nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.Tudo isto deve -se levar em conta no tratamento do choque.
1)Térmicas,causadas pela condução de calor por meio de líquidos,gases,sólidos ou chamas propriamente;Quimicas,ocorre quando a pele tem contato com substancias corrosivas líquidas ou sólidas;Elétricas,ocorrem com a passagem de corrente elétrica no tecido;Radiação,resultam de fontes núcleares ou luz solar.Quanto ao tipo podem ser:1gráu,apenas vermelhidão com dor local;2gráu,dor local com bolhas;3gráu,não apresenta dor porém ocorre a necrose dos tecidos a carbonização e ascurecimento da pele.2)Compressão direta da lesão;Elevação da área que apresente trauma;Pressão indireta(pontos arteriais).3)É um mecanismo defensivo no qual o organismo diminui o volume de sangue circulante efetivo objetivando uma circulação sanguínea considerável nos orgãos mais vitais.Choque compensado consiste em:Sudorese,Sede,Agitação,Taquicardia moderada,Pele fria e pegajosa;Choque descompensado consiste em:Desorientação,Taquicardia sevéra,Taquipnéia,Sudorese,Pele fria e pegajosa,Enchimento capilar retardado,Hipotensão.Pode ser tatado avaliando o nível de conciencia,aquecendo a vítima,permeabilizando vias aéreas,contendo hemorragias externas,com motorizaçaõ e transporte rápido e oxigenoterapia.
Quanto ao mecanismo de ação: 1 - Térmicas: é causada pela condução de calor; 2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; 3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele; 4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus: 1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor; 2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor; 2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável; 3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor. Três tecnicas de controle de hemorragia: compressão direta e indireta e torniquete. Choque: É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais. No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa. No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão. Tratamento: Avaliação do nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
queimadura clasificam-se em termicas :causadas pela conduçao de calor chamas diretamente liquidos uo solidos eletricas :produzida com a passagem de corrente eletrica pelo corpo quimica :causadas por substancias corrosivas liquidas ou solida radiaçao:esposiçao a luz solar ou a fontes nucleares e sao classificadas tambem quanto ao grau de dano causado.Sao eles 1ºgrau vermelhidao e dor atinge apenas superficialmente a pele 2ºgrau superficial atinge um pouco mais fundo a pele causando vermelhidao bolhas e dor 2ºgau profunda atinge uma parte mais profunda da derme deixando o local roseado ou esbraquisado pode ou nao provocar dor 3º:atingindo a ultima camada a pele ou seja (epiderme e derme totais ) e nao provoca dor . 2: controle da hemorragia compressao direta compressao indireta e elevacao do local traumatizado. 3 : estado de choque e um macanismo de defesa do organismo ,que diminui a quantidade de sangue a fim de proteger as partes vitais Reconhecido do estado de choque choque compensado : suderose ,sede ,taquicardia moderada ,agitaçao e pele fria e pegajosa ja o choque descompensado identificamos pela desorientaçao ,taquicardia severa aumento ecessivo da respiraçao sudorese pele fria e pegajosa aumento capilar retardado e hipotensao o tratamento do estado de choque: avaliar nivel de consiencia manter vias aeres permeaveis conter emorragias (quando externas)promover oxigenaçao,aquecer,manter vigilancia no estado geral da vitima e providenciar o mais rapido possivel o transpote da vitima
1)Quanto ao mecanismo da lesão: 1)Térmicas:causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e diretamente pelas chamas. 2)Elétricas:causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. 3)Químicas:resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele 4)Radiação:resultam da exposição a luz solar ou fontes nucleares.
1) As queimaduras podem ser: 1º grau, causando lesões na epiderme superfícial,cor avermelhada (eritema), e causa dor; 2° grau, atingindo a epiderme e derme, causando eritema e fliquitemas, e dor presente; 3° grau,lesões na epiderme e derme totais, de cor branca, preta ou marrom, dor ausente. 2)Compressão direta e indireta, elevação da lesão, torniquete em caso de amputação. 3)É um mecanismo de defesa do organismo onde este reduz o volume de sangue circulante efetivo para promover a circulação central, afim de manter as funções vitais. Choque compensado é reconhecido através de sudorese, sede, agitação, taquicardia, pele pegajosa. Choque descompensado é reconhecido através de desorientação,taquicardia severa,sudorese, pele fria e pegajosa, hipotenção. O tratamento é avaliar nível de consiência, promover permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externes, aquecer a vitíma,transporte rápido.
- Térmicas:podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. - Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. - Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. - Radiação:resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao Tipo: - 1ºGrau:epiderme superficial,eritema,dor; - 2ºGrau:epiderme e derme profunda,pele rosea ou branquiçada,dor variável; - 3ºGrau:epiderme e derme totais,sem dor,pele branca,preta e marrom.
2) - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada; - Pressão indireta(pontos arteriais); - Torniquete.
3) O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante eletrico, a fim de prover circulação sanquínea suficiente para os orgãos mais vitais. É o quadro clinico que resulta da " incapacidade do sistema cardio-vascular de prover circulação sanguínea suficente para o organismo."
Como reconhecer choque descompesado: desorientação/inconsciência;taquicardia serena; taquipnéia;sudorese;pele fria e pegajosa;enchimento capilar retardado;hipotensão.
Tratamento: avaliação do nível de consciência; promover permeabilidade das vias aéreas;oxigenaterapia;contensão de hemorragias externas;aquecer a vítima;monitorização;transporte rápido(em hemorragias internas atentar para necessidadede intervenção cirúrgica).
Podemos encontrar em 1/2/3gau. 1grau epiderme superficial. 2grau epiderme e derme superficial.3grau epiderme e derme totais no 1caso vermelhidão com dor; 2caso presença de bolhas com dor;3caso epiderme e derme totais pele branca, preta ou marrom sem dor.Pode acontecer no mecanismo térmico,elétrico,quimico e radiativo.
1)As queimaduras podem ser classificadas como Térmicas (causadas pelo calor de sólidos, gases e etc); Elétricas(causadas pelo calor produzido pela corrente elétrica); Químicas(produtos corrosivos líquidos ou sólidos) e Radiação(causada pela exposiçao da luz solar ou nucleares). Podem ser de 1ºGrau(epiderme superficial havendo dor) 2ºGrau Superficial(epiderme e derme superficial havendo dor) 2ºGrau Profundo(epiderme e derme profunda, de cor rósea ou esbranquiçada e dor variavel) 3ºGrau(epiderme e derme totais de cor branca, preta ou marrom com ausência de dor).
2)Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão ondireta(pontos arteriais).
3)Choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo, circulante efetivo a fim de prover circulação sanguinea para órgãos mais vitais. Reconhecemos o choque como COMPENSADO(sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, hipotensão, pele fria e pegajosa) e DESCOMPENSADO (desorientação/inconsciencia, taquicardia severa, taquipneia, sudorese,hipotensão, enchimento de capilar retardado,pele fria e pegajosa). O tratamento é feito pela avaliação de nível de consciencia, aquecer a vítima, promover permeabilidade das V.A, contensão de hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
Quanto ao mecanismo de ação: 1 - Térmicas: é causada pela condução de calor; 2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; 3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele; 4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus: 1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor; 2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor; 2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável; 3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor.
O Controle da Hemorragia:
1 - Compressão direta da lesão; 2 - Elevação da area traumatizada; 3 - Pressão indireta (Pontos Arteriais)
O se considera o Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais. No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa. No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão. Tratamento: Avaliação do nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
1- Mecanismo de ação: Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas. Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos: 1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor. 2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema. 2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada. 3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2- Dentre as técnicas de controle da hemorragia pode-se citar: - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão. O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
1- Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Química: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos:
1º grau: ocorre na epiderme superficial, provocando eritema e dor.
2º grau: ocorre na epiderme, derme superficial ou profunda, provocando eritema/bolhas, rósea ou esbranquiçada, com dor variável.
3º grau: ocorre na epiderme e derme totais, provocando cor branca, preta ou marrom, sem dor.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada, pressão indireta (pontos arteriais) e em caso de amputação traumática sangrante usa-se o torniquete.
3- É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sangüíneo circulante efetivo, a fim de promover circulação sangüínea suficiente para os órgãos mais vitais. Como reconhecer o choque: sudorese, sede, taquicardia, pele fria e pegajosa e outros. Como tratar: Avaliação do nível de consciência, aquecer a vítima, monitorização, promover permeabilidade das vias aéreas e outros.
1ª:Queimaduras: Podem ser de origem: Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas. Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele. Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras são classificadas em : 1º grau- os sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidão e dor local. 2º grau- sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa). 3ºgrau - os sinais e sintomas mais frequentes são:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesão. Necrose dos tecidos , pele seca e escurecida, carbonização; formação de escaras.
2ª :Técnicas mais comuns de controle da hemorragia:
- Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
3ª: O estado choque seria um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais.O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão
O tratamento é : Avaliação do nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido. Avaliar o nível de consciência; Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.Tudo isto deve -se levar em conta no tratamento do choque.
1- Mecanismo de ação:
ResponderExcluirTérmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas.
Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos:
1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor.
2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema.
2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada.
3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2- Dentre as técnicas de controle da hemorragia pode-se citar:
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.
O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
queimaduras
ResponderExcluirQto ao mecanismo de lesão: Térmicas( calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas), Elétricas(Calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido), Químicas(contato de substâncias corrosivas com a pele), Radiação(exposição à luz solar ou a fontes nucleares).
Graus-1º grau( epiderme superficial, eritema,dor);2º grau superficial(epiderme e derme superficial, eritema e bolhas, dor);2º grau profunda(epiderme e derme profunda, pele rósea ou esbranquiçada, dor variável; 3º grau (epiderme e derme totais,pele branca, preta ou marrom, sem dor)
2 Controle da hemorragia
Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada , pressão indireta (pontos arteriais)e torniquete.
3 Choque
Mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais.
Quando o choque é compensado: sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa.
Choque descompensado:desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
tratamento:
avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
Queimaduras é uma lesão produzida nos tecidos de revestimentos do organismo e causada por agentes térmicos,produtos quimícos,eletricidade,radiação,etc. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos,os nervos e os ossos. A classificação das queimaduras são: 1º grau-sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local ex; exposiçao ao sol.2º grau sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos 9 pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
ResponderExcluirtecnicas para controle de hemorragias; compressao direta da lesao,elevaçao da area traumatizada,pressao indireta e torniquete p/casos de perda total de membro. o estado de choques é uma condiçao na qual existe uma desproporçao entre a quantidade de sangue em circulaçao e a capacidade total do sistema circulatorio,ou seja,é uma falencia hemodinamica.
ResponderExcluirreconhecimento do choque: tonturas e desmaios,respiraçao curta e rapidas ,cianeso de extremidades,perfusao capilar periferica,lenta ou nula .pulso fraco e rapido,pessao sistolica menor que 80 mmhg,pele fria,umida e palida,sede,tremor e agitaçao. conduta; posicionar a vitima deitada com membros inferiores elevados aproximadamente 30 cm,controle da hemorragia,ministrar oxigenio com mascara,atrouxar as roupas,manter a vitima aquecida.
ResponderExcluir1-As queimaduras pode ser de origem:
ResponderExcluirTérmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas.
Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele.
Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
Graus de queimaduras:
1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor.
2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema.
2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada.
3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2-Controle de Hemorragias:
Torniquete(no caso de amputação total de membros)pressão indireta(artérias), pressão direta no ferimento, elevação de membros.
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.
O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitoramento continuo e transporte rápido.
Queimaduras:
ResponderExcluirQuanto ao mecanismo de ação:
1 - Térmicas: é causada pela condução de calor;
2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido;
3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele;
4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus:
1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor;
2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor;
2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável;
3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor.
Controle da Hemorragia:
1 - Compressão direta da lesão;
2 - Elevação da area traumatizada;
3 - Pressão indireta (Pontos Arteriais)
Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais.
No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão.
Tratamento: Avaliação do nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
Queimaduras é uma lesão produzida nos tecidos de revestimentos do organismo e causada por agentes térmicos,produtos quimícos,eletricidade,radiação,etc. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos,os nervos e os ossos. A classificação das queimaduras são: 1º grau-sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local ex; exposiçao ao sol.2º grau sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos e pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
ResponderExcluirControle da Hemorragia.
a- Compressão direta da lesão;
b- Elevação da área traumatizada;
c- Pressão indireta ( pontos arteriais );
Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais.
Como reconhecer:
O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
O tratamento:
O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização. Rosilene
As queimaduras podem ser classificadas das seguintes formas:
ResponderExcluirTérmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos , gases e também por chamas.
Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela corrente elétrica no tecido.
Quimicas: É através do contato com substâncias corrosivas líquidas ou sólidas na pele.
Radiação: É provocada pela Exposição a luz solar ou fontes nucleares.
Podemos classificar as queimaduras em graus diferentes:
1º grau: Acomete a epiderme superficial,deixando eritema e provoca dor.
2º grau superficial: Acomete a epiderme e derme superficial. provoca eritema e bolhas e a dor é presente.
2º grau profunda: Acomete a epiderme e derme profunda o tecido fica rósea ou esbranquiçada, a dor é variável.
3º Grau: Acomete Epiderme e derme totais, o tecido fica branco, preto ou marron, não existe dor.
Controle da hemorragia:
Para controlar a hemorragia o socorrista deve fazer:
Compressão direta na lesão,
Elevar a área traumatizada dependendo do tipo da lesão,
Torniquete,
Pressão indireta nos pontos arterias.
Choque:
O choque é mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume de sangue circulante efetivo, a fim de promover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais..
Podemos classificar o choque das seguintes formas:
-Distributivo: produzido pela dilatação dos vasos , que torna o volume de sangue insuficiente para encher o sistema circulatório.
-Cardiogênico: Incapacidade do coração bombear o sangue.
-Obstrutivo:Devido à obstrução de retornos venosos ao coração ou do bombeamento cardíaco.
-Choque hipovolêmico: Ocorre devido a grande perda de liquido no organismo tipo desidratação( perda de plasma) hemorragia (perda de plasma e hemácias) ou grandes queimaduras.
O choque na fase incial chamamos de compensado o paciente apresenta:
-Sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese e pele fria e pegajosa.
No choque descompensado, o paciente apresenta:
- desorientação/inconciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa,enchimento capilar retardado hipotensão.
O tratamneto consiste em:
-Avaliar o nível de conciência
-promver permeabilidade das vias
áereas
-Oxigenoterapia
-contensão das hemorragias Externas,
- Aqueçer a vítima
-Monitorização
-Transporte rápido( em hemorragias internas atentar para necessidadede intervenção cirurgica).
Respostas:
ResponderExcluir1ª: 1-As queimaduras pode ser de origem:
Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas.
Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele.
Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras são classificadas em : 1º grau- os sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidao e dor local. um exemplo é ficar exposto ao sol em certos horários.2º grau- sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).3ºgrau - os sinais e sintomas mais frequentes sao:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesao. necrose dos tecidos , pele seca e escurecidas) carbonizaçao; formaçao de escaras.
2ª : As técnicas mais comuns de controle da hemorragia:
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
3ª: O estado choque seria um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais.O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão
O tratamento é : Avaliação do nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
Avaliar o nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.Tudo isto deve -se levar em conta no tratamento do choque.
1)Térmicas,causadas pela condução de calor por meio de líquidos,gases,sólidos ou chamas propriamente;Quimicas,ocorre quando a pele tem contato com substancias corrosivas líquidas ou sólidas;Elétricas,ocorrem com a passagem de corrente elétrica no tecido;Radiação,resultam de fontes núcleares ou luz solar.Quanto ao tipo podem ser:1gráu,apenas vermelhidão com dor local;2gráu,dor local com bolhas;3gráu,não apresenta dor porém ocorre a necrose dos tecidos a carbonização e ascurecimento da pele.2)Compressão direta da lesão;Elevação da área que apresente trauma;Pressão indireta(pontos arteriais).3)É um mecanismo defensivo no qual o organismo diminui o volume de sangue circulante efetivo objetivando uma circulação sanguínea considerável nos orgãos mais vitais.Choque compensado consiste em:Sudorese,Sede,Agitação,Taquicardia moderada,Pele fria e pegajosa;Choque descompensado consiste em:Desorientação,Taquicardia sevéra,Taquipnéia,Sudorese,Pele fria e pegajosa,Enchimento capilar retardado,Hipotensão.Pode ser tatado avaliando o nível de conciencia,aquecendo a vítima,permeabilizando vias aéreas,contendo hemorragias externas,com motorizaçaõ e transporte rápido e oxigenoterapia.
ResponderExcluir1 quimica contato substancia
ResponderExcluirtermica calor atraves de liquido
eletrica causada pela passagem de corrente
2 compressao direta lesao elevacao da area traumatica pressao indireta
3 estado de defesa do organismo reduz volume de sangue oxigenoterapia aquecimento avaliar nivel de consciencia.
Queimaduras:
ResponderExcluirQuanto ao mecanismo de ação:
1 - Térmicas: é causada pela condução de calor;
2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido;
3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele;
4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus:
1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor;
2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor;
2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável;
3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor.
Três tecnicas de controle de hemorragia: compressão direta e indireta e torniquete. Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais.
No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão.
Tratamento: Avaliação do nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
queimadura clasificam-se em termicas :causadas pela conduçao de calor chamas diretamente liquidos uo solidos eletricas :produzida com a passagem de corrente eletrica pelo corpo quimica :causadas por substancias corrosivas liquidas ou solida radiaçao:esposiçao a luz solar ou a fontes nucleares e sao classificadas tambem quanto ao grau de dano causado.Sao eles
ResponderExcluir1ºgrau vermelhidao e dor atinge apenas superficialmente a pele 2ºgrau superficial atinge um pouco mais fundo a pele causando vermelhidao bolhas e dor 2ºgau profunda atinge uma parte mais profunda da derme deixando o local roseado ou esbraquisado pode ou nao provocar dor 3º:atingindo a ultima camada a pele ou seja (epiderme e derme totais ) e nao provoca dor .
2: controle da hemorragia
compressao direta
compressao indireta
e elevacao do local traumatizado.
3 : estado de choque
e um macanismo de defesa do organismo ,que diminui a quantidade de sangue a fim de proteger as partes vitais
Reconhecido do estado de choque
choque compensado : suderose ,sede ,taquicardia moderada ,agitaçao e pele fria e pegajosa ja o choque descompensado identificamos pela desorientaçao ,taquicardia severa aumento ecessivo da respiraçao sudorese pele fria e pegajosa aumento capilar retardado e hipotensao
o tratamento do estado de choque:
avaliar nivel de consiencia manter vias aeres permeaveis conter emorragias (quando externas)promover oxigenaçao,aquecer,manter vigilancia no estado geral da vitima e providenciar o mais rapido possivel o transpote da vitima
1)Quanto ao mecanismo da lesão:
ResponderExcluir1)Térmicas:causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e diretamente pelas chamas.
2)Elétricas:causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
3)Químicas:resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele
4)Radiação:resultam da exposição a luz solar ou fontes nucleares.
1) As queimaduras podem ser:
1º grau, causando lesões na epiderme superfícial,cor avermelhada (eritema), e causa dor; 2° grau, atingindo a epiderme e derme, causando eritema e fliquitemas, e dor presente; 3° grau,lesões na epiderme e derme totais, de cor branca, preta ou marrom, dor ausente.
2)Compressão direta e indireta, elevação da lesão, torniquete em caso de amputação.
3)É um mecanismo de defesa do organismo onde este reduz o volume de sangue circulante efetivo para promover a circulação central, afim de manter as funções vitais.
Choque compensado é reconhecido através de sudorese, sede, agitação, taquicardia, pele pegajosa. Choque descompensado é reconhecido através de desorientação,taquicardia severa,sudorese, pele fria e pegajosa, hipotenção. O tratamento é avaliar nível de consiência, promover permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externes, aquecer a vitíma,transporte rápido.
controleda hemorragia- elevação da area traumatizada,as queimaduras são classificadas em PRIMEIRA,SEGUNDA E TERCEIRA FASE,e por ultimo avaliação
ResponderExcluir1)Queimaduras quanto ao mecanismo de lesão:
ResponderExcluir- Térmicas:podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
- Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
- Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
- Radiação:resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao Tipo:
- 1ºGrau:epiderme superficial,eritema,dor;
- 2ºGrau:epiderme e derme profunda,pele rosea ou branquiçada,dor variável;
- 3ºGrau:epiderme e derme totais,sem dor,pele branca,preta e marrom.
2) - Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada;
- Pressão indireta(pontos arteriais);
- Torniquete.
3) O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante eletrico, a fim de prover circulação sanquínea suficiente para os orgãos mais vitais. É o quadro clinico que resulta da " incapacidade do sistema cardio-vascular de prover circulação sanguínea suficente para o organismo."
Como reconhecer choque descompesado: desorientação/inconsciência;taquicardia serena; taquipnéia;sudorese;pele fria e pegajosa;enchimento capilar retardado;hipotensão.
Tratamento: avaliação do nível de consciência; promover permeabilidade das vias aéreas;oxigenaterapia;contensão de hemorragias externas;aquecer a vítima;monitorização;transporte rápido(em hemorragias internas atentar para necessidadede intervenção cirúrgica).
Podemos encontrar em 1/2/3gau. 1grau epiderme superficial. 2grau epiderme e derme superficial.3grau epiderme e derme totais no 1caso vermelhidão com dor; 2caso presença de bolhas com dor;3caso epiderme e derme totais pele branca, preta ou marrom sem dor.Pode acontecer no mecanismo térmico,elétrico,quimico e radiativo.
ResponderExcluir1)As queimaduras podem ser classificadas como Térmicas (causadas pelo calor de sólidos, gases e etc); Elétricas(causadas pelo calor produzido pela corrente elétrica); Químicas(produtos corrosivos líquidos ou sólidos) e Radiação(causada pela exposiçao da luz solar ou nucleares).
ResponderExcluirPodem ser de 1ºGrau(epiderme superficial havendo dor) 2ºGrau Superficial(epiderme e derme superficial havendo dor) 2ºGrau Profundo(epiderme e derme profunda, de cor rósea ou esbranquiçada e dor variavel) 3ºGrau(epiderme e derme totais de cor branca, preta ou marrom com ausência de dor).
2)Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão ondireta(pontos arteriais).
3)Choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo, circulante efetivo a fim de prover circulação sanguinea para órgãos mais vitais.
Reconhecemos o choque como COMPENSADO(sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, hipotensão, pele fria e pegajosa) e DESCOMPENSADO (desorientação/inconsciencia, taquicardia severa, taquipneia, sudorese,hipotensão, enchimento de capilar retardado,pele fria e pegajosa). O tratamento é feito pela avaliação de nível de consciencia, aquecer a vítima, promover permeabilidade das V.A, contensão de hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
O que são queimaduras:
ResponderExcluirQuanto ao mecanismo de ação:
1 - Térmicas: é causada pela condução de calor;
2 - Elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido;
3 - Químicas: causada pelo contato de substancias corrosivas com a pele;
4 - Radiação: causada por exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto aos graus:
1º Grau: Epiderme superficial, eritema e dor;
2º Grau Supreficial: Epiderme e derme supreficial, eritemas, bolhas e dor;
2º Grau profundo: Epiderme e derme profunda, Rósea ou esbranquiçada, dor variável;
3º Grau: Epiderme e derma totais, Branca, preta ou marrom, ausencia de dor.
O Controle da Hemorragia:
1 - Compressão direta da lesão;
2 - Elevação da area traumatizada;
3 - Pressão indireta (Pontos Arteriais)
O se considera o Choque:
É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais.
No choque compensado há: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
No choque descompensado há: desorientação, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e Hipotensão.
Tratamento: Avaliação do nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
1- Mecanismo de ação:
ResponderExcluirTérmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas.
Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos:
1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor.
2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema.
2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada.
3ºgrau: acomete totalmente a epiderme e a derme, ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2- Dentre as técnicas de controle da hemorragia pode-se citar:
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
3- O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.
O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
O tratamento consiste na avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, aquecimento da vítima, promover a permeabilidade das vias aéreas, contensão das hemorragias externas, monitorização e transporte rápido.
1- Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
ResponderExcluirElétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Química: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Tipos:
1º grau: ocorre na epiderme superficial, provocando eritema e dor.
2º grau: ocorre na epiderme, derme superficial ou profunda, provocando eritema/bolhas, rósea ou esbranquiçada, com dor variável.
3º grau: ocorre na epiderme e derme totais, provocando cor branca, preta ou marrom, sem dor.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada, pressão indireta (pontos arteriais) e em caso de amputação traumática sangrante usa-se o torniquete.
3- É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sangüíneo circulante efetivo, a fim de promover circulação sangüínea suficiente para os órgãos mais vitais.
Como reconhecer o choque: sudorese, sede, taquicardia, pele fria e pegajosa e outros.
Como tratar: Avaliação do nível de consciência, aquecer a vítima, monitorização, promover permeabilidade das vias aéreas e outros.
RAFAEL E ÉRIKA
1ª:Queimaduras:
ResponderExcluirPodem ser de origem:
Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos,gases e tambem diretamente pelas chamas.
Elétricas:a lesão é causadapelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substãncias corrosivas, líquidos ou sólidos com a pele.
Radição:resultam da exposição da luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras são classificadas em :
1º grau- os sinais e sintomas mais frequentes sao vermelhidão e dor local.
2º grau- sinais e sintomas mais frequentes de bolhas e dor local(inclusa).
3ºgrau - os sinais e sintomas mais frequentes são:perda de sensibilidade,com ausencia de dor no local da lesão. Necrose dos tecidos , pele seca e escurecida, carbonização; formação de escaras.
2ª :Técnicas mais comuns de controle da hemorragia:
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
3ª: O estado choque seria um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea central afim de manter funções vitais.O choque compensado é reconhecido através da sudorese, sede, agitação, taquicardia moderada e pele fria e pegajosa. Já o choque descompensado é reconhecido através da desorientação, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão
O tratamento é : Avaliação do nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.
Avaliar o nível de consciência;
Promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rápido.Tudo isto deve -se levar em conta no tratamento do choque.