segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

12ª TURMA DE RESGATE DEZEMBRO 2010 - 6 º FÓRUM - Acidente Múltiplas Vítimas



Frente a uma emergência com múltiplas vítimas assunto a ser abordado pelo curso, qual seria a conduta do socorrista? Descreva a sua conduta.( Leitura Complementar oferecido na Apostila)

24 comentários:

  1. O socorrista deverá ver qual das vitimas está precisando de socorro imediato, enquanto as que estão um pouco melhor aguardam para serem socorridas, usando o suporte basico de vida (Segurança da cena, AVDI, ABC e se preciso o uso do DEA), em seguida fazendo o exame rápido (encefalo-caudal), e por fim fazendo um exame mais detalhado na vitima. Não esquecendo de ligar para o socorro.

    ResponderExcluir
  2. O socorrista deverá trabalhar de forma rápida e segura, dando prioridade as vítimas em estado mais grave, como os pacientes instáveis, logo após verificação atrvés de suporte básico (cena segura, AVDI, ABC), exame rápido (encéfalo-caudal) e após, fazer o exame detalhado e em todos os casos ligar para o socorro após a estabilização da vítima.

    ResponderExcluir
  3. Antes de se aproximar das vítimas verificar se a cena esta segura, após,o socorrista deve realizar uma rápida triagem, verificando a vítima mais grave, de maior instabilidade.Dando andamento ao suporte básico,realizar o AVDI, ABC,usar o DEA se possível,ligar para o suporte avançado(ambulância),exame rápido (encéfalo-caudal),realizar as compressões e ventilações (30/02) até a chegada do socorro.

    ResponderExcluir
  4. Antes de se aproximar das vítimas verificar se a cena está segura, após, o socorrista deve realizar uma rápida triagem, verificando a vítima mais grave, de maior instabilidade. Dando andamento ao suporte básico, realizar o AVDI, ABC, usar o DEA se possível, ligar para o suporte avançado(ambulância),exame rápido (encéfalo-caudal),realizar as compressões e ventilações (30/02) até a chegada do socorro.

    ResponderExcluir
  5. Roberta disse...

    O socorrista deverá ver qual das vitimas está precisando de socorro imediato, enquanto as que estão um pouco melhor aguardam para serem socorridas, usando o suporte basico de vida (Segurança da cena, AVDI, ABC e se preciso o uso do DEA), em seguida fazendo o exame rápido (encefalo-caudal), e por fim fazendo um exame mais detalhado na vitima. Não esquecendo de ligar para o socorro.

    ResponderExcluir
  6. O socorrista deverá ver qual das vitimas está precisando de socorro imediato, enquanto as que estão um pouco melhor aguardam para serem socorridas, usando o suporte basico de vida (Segurança da cena, AVDI, ABC e se preciso o uso do DEA), em seguida fazendo o exame rápido (encefalo-caudal), e por fim fazendo um exame mais detalhado na vitima. Não esquecendo de ligar para o socorro.

    ResponderExcluir
  7. A minha conduta seria ter organização,habilidade,atitute e com o conhecimento iria socorrer as vitimas

    ResponderExcluir
  8. "preservar sua segurança é importante, não ponha sua vida em risco"
    Primeiro passo é certificar-se se a cena está segura; Depois atender a vítima que mais precisa de socorro independente de ser parente,conhecido,amigo,colega... Em seguida chamar socorro, informando: o tipo de emergência, nº de vitimas,local do sinistro com ponto de referência,caminho de mais fácil acesso ao local.
    Os principais objetivos de um bom planejamento voltado aos primeiros socorros são:
    Manter a vida e evitar que as lesões já existentes se agravem.Sem a existência de um plano pré formulado e praticado em simulados ,dificilmente o responsável presente irá conseguir tomar decisões corretas e agir de forma eficaz...

    ResponderExcluir
  9. O socorrista deverá ver se acena está segura,apos isso verificar qual das vitimas está precisando de socorro imediato,ligar para o socorro enquanto as que estão um pouco melhor aguardam para serem socorridas, usando o suporte basico de vida sempre (Segurança da cena, AVDI, ABC e se preciso o uso do DEA), em seguida realizar o exame encefalo-caudal, e por fim fazendo um exame mais detalhado na vitima.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro devemos verificar atentamente a cena, o numero de vítimas e realizar o sistema de triagem identificando as vítimas segundo o grau do estado clinico em que se encontram, seguindo o protocolo, usando as cores verde (aguardar), amarele(urgente), vermelho (crítico), preto (inrrecuperavel).

    ResponderExcluir
  11. Antes de se aproximar das vítimas verificar se a cena esta segura, após,o socorrista deve realizar uma rápida triagem, verificando a vítima mais grave, de maior instabilidade.Dando andamento ao suporte básico,realizar o AVDI, ABC,usar o DEA se possível,ligar para o suporte avançado(ambulância),exame rápido (encéfalo-caudal),realizar as compressões e ventilações (30/02) até a chegada do socorro.

    ResponderExcluir
  12. Acionar serviço de resgate, Avaliar a seguança da cena ,Acionar o plano de emrgencia local(PEL) se tiver e iniciar o teatro de operações,dividir zonas de segurança.Iniciar triagem , vítimas vermelhas,vítimas amarela vítimas verde,vítimas pretas. deve dar prioridades as que tem chance de vida fazer metodo Start avaliar IRPM ,enchimentto capilar ,escala de glasgow.

    ResponderExcluir
  13. O socorrista antes de realizar qualquer procedimento, deve averiguar se a cena está segura, caso for positivo, checar o que aconteceu, há quanto tempo, quantas vítimas e dar preferência as mais graves e sua bioproteção. Por seguinte realizar o AVDI (não se esquecendo de ligar para o socorro), proceder com o ABC, se a vítima estiver tendo uma parada cardiorespiratória, iniciar a RCP (30 compressões por 2 ventilações = 5 ciclos). Se o paciente estiver consciente, alerta e verbalizando, realizar o exame rápido (encéfalo-caudal).

    ResponderExcluir
  14. Minha conduta enquanto socorrista é primeiro avaliação inicial da cena, está segura?, neutralizar riscos imediatos e procurar classificar o sinistro, acionar o PEL(se no caso tiver) e iniciar montagem do Teatro de Operações onde será feita a divisão das Zonas Fria, Morna e Quente que é o local onde aconteceu, de risco potencial e será realizada a Triagem(Primária e Secundária) e o trabalho de resgate. Na Triagem será realizada uma avaliação rápida objetiva e padronizada, classificando as vitimas de acordo com a probabilidade ou risco de morte, ou seja vitimas vermelhas, amarelas, verdes e cinza.Esta organização garante a prioridade para as vitimas graves gerenciando bem os recursos disponíveis.

    ResponderExcluir
  15. Dar preferência em socorrer às vítimas de estado mais grave.

    ResponderExcluir
  16. gessik_ap2010@hotmail.com22 de janeiro de 2011 às 20:49

    é avaliar a vitima que precisa do atendimebto de mais urgência.

    ResponderExcluir
  17. Conduta:

    Avaliação Inicial da Cena, reportar ao centro de Operações informando o que aconteceu, quais os recursos necessários, onde aconteceu o acidente e quantas vítimas.
    No Plano de contingência de área, estabelecendo zona de segurança, organizar o comando de operações hierarquicas das ações, triagem das vítimas classificando as prioridades de atendimento, tratamento médico local e durante o transporte para o hospital de referência.
    Não esquecendo de aplicar durante o atendimento direto com as vítimas o AVDI, ABCCD , avaliação céfalo caudal (Inspeção e palpação)

    ResponderExcluir
  18. Antes de realizar qualquer procedimento observar se a cena está segura, checar o que aconteceu, há quanto tempo, quantas vítimas e claro estar com EPI's e dar preferência as vitimas mais graves. Depois realizar o AVDI, ligar para um suporte avançado (ambulancia) ou pedir para alguem fazer isso (acionar o PEL), ABC (e se preciso usar o DEA) se necessario iniciar a RCP (30 compressões por 2 ventilações = 5 ciclos), fazer um exame rapido encéfalo -cauda e claro fazer tudo isso no sentido de estabilizar a vitima ate o socorro (ambulancia) chegar.

    ResponderExcluir
  19. priorizar que o maior n° de vítimas sobreviva com o mínino possível de seqüelas.
    devemos tomar nossos cuidados em questão de avaliação da cena, tempo do ocorrido,n° de vítimas, minha segurança com EPis e sinalização do local para evitar possíveis acidentes.

    ResponderExcluir
  20. 2° comentário
    Ao chegar no local do sinistro:

    1 - O q aconteceu?
    2 - Quanto tempo?
    3 - Nº vítimas? / sempre dar preferência ás vítimas mais graves
    4 - Bioproteção?
    5 - Segurança da Cena?


    A - alerta
    V - Verbalizar com a vítima
    D - Estimulo doloroso
    I- Vítima Inscosciente
    Chamar o socorro

    A - abertura das vias aéreas e esta\bilização da coluna cervical
    B - Boa respiração , qualidade da respiração (I.R.P.M.)
    C - circulação (Frequencia de Batimentos cardiacos, Foto reação das pupilas, Enchimento capilar, Coloração da Pele, temperatura, Contenção de Hemorragias, Pressão arterial.)
    D - Deficit Neurológico( Escala de coma de glasglow) resposta motora, ocular , verbal
    E - Exposição da vítima

    Exame céfalo caudal

    1º momento Isnpeção
    2º momento Palpação

    Deformidade, contusão, Escoriação Perfuração - Queimadura, Laceração, Inchaço

    Dor - Instabilidade - Crepitação

    Pulso, Motricidade , Sensibilidade,

    ResponderExcluir
  21. Ao se aproximar das vítimas para prestar atendimento, verificar se a cena esta segura, após,o socorrista deve realizar uma rápida triagem, verificando a vítima mais grave, de maior instabilidade.Dando andamento ao suporte básico,realizar o AVDI, ABC,usar o DEA se possível,ligar para o suporte avançado(ambulância),exame rápido (encéfalo-caudal),realizar as compressões e ventilações (30/02) até a chegada do socorro.

    ResponderExcluir
  22. O socorrista deverá ver se a cena esta segura,vizualizar quantas vitimas, a quanto tempo aconteceu e apos isso devera ver qual vitima nessecita de ser socorrida rapidamente, depois disso fazer o AVDI, o ABCD e o exame fisico cefalo-caudale em seguida as outras vitimas com a mesma cautela.

    ResponderExcluir
  23. Minha conduta é de avaliação da cena: Cena segura e depois fazer uma triagem rápida, verificando o nº de vitimas, a q/ está mais grave.em seguida realizar o AVDI, acionar o socorro, ABCD, usar o DEA até a chega da do socorro.

    ResponderExcluir
  24. Antes de se aproximar das vítimas verificar se a cena está segura, após, o socorrista deve realizar uma rápida triagem, verificando a vítima mais grave, de maior instabilidade. Dando andamento ao suporte básico, realizar o AVDI, ABC, usar o DEA se possível, ligar para o suporte avançado(ambulância),exame rápido (encéfalo-caudal),realizar as compressões e ventilações (30/02) até a chegada do socorro.

    ResponderExcluir