12ª TURMA DE RESGATE DEZEMBRO 2010 - 8 º FÓRUM - Cinemática do Trauma
Disserte sobre cinemática do trauma . Como ela pode ajudar o Socorrista.qual a sua importancia? sua aplicabilidade no possivel diagnóstico final, o que o socorrista aprende com a cinemática do trauma?
A cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importancia, que poderá salvar esta vida ou leva-lo a obito. Fases da Cinemática do Trauma: Fase 1: Pré-colisão são dados que precedem o acidente com dados como ingestão de álcool ou drogas, doenças preexistentes, condições climáticas e ainda tamanho, peso, idade e sexo da vítima e/ou agressor. Fase 2: Colisão é a colisao propriamente dita,deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.). Fase 3: Pós-colisão se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-colisão. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate
Posso dizer que a cinemática do trauma,é uma analise e avaliação da cena do acidente.Ela ajuda o socorrista porque atraves dela é possível apurrar de fato o que aconteceu para assim informar ao médico/ou intervencionista dados que são de suma importancia para o melhor tratamento a vitima. Porque com a cinemática do trauma, o socorrista consegue se orientar para, melhor atender a vitima. O socorrista aprender a obervar melhor a cena e todas as informações colhidas sobre o acidente são usadas para melhor abordagem da vitima.
É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma. Tão importante quanto saber o que fazer quando encontrada uma lesão é saber procurar e onde procurar de forma sistematizada para evitar demora e possíveis erros na avaliação. O bom prognóstico da vítima politraumatizada depende de um atendimento pré-hospitalar bem sucedido, com intervenção rápida em lesões aparentes, identificação precoce das lesões ocultas e transporte rápido e seguro até a unidade referenciada.
O cenário do evento guarda informações valiosas que ajudaram a estimar o grau de morbidade da vítima, o socorrista deve se fazer as seguintes perguntas: Como que se apresenta o local do acidente? Quem atingiu o que e com que velocidade? As vítimas estavam contidas no cinto de segurança? O Air Bag foi inflado? As vítima dentro do veículo se colidiram com objetos? Os ocupantes, sejam adultos ou crianças, foram ejetados? São essas questões que orientam na busca de sinais quanto ao risco ou não de vida para as vítimas sobreviventes. Para entender melhor as respostas dessas perguntas o socorrista precisa ter conhecimento de duas leis de Sir Isac Newton, a 1º lei de Newton da inercia e a lei da conservação de energia. A 1º de lei trata sobre a inércia onde define que um corpo em movimento permanecera em movimento e um corpo em repouso permanecera em repouso até que uma força contrária atue sobre ele, o carro, por exemplo, permanecera em movimento até que uma força contrária atue como um anteparo ou os freios e podemos estender esse exemplo ao motorista do veículo onde seu corpo permanecera em movimento dentro do carro até que o volante ou o cinto de segurança atue sobre ele. A lei da conservação de energia diz que a energia não pode ser criada e nem destruída e sim transformada, essa lei se aplica ao cinto de segurança, esse dispositivo não anula a energia cinética do corpo do motorista e sim dissipa a energia promovendo uma redução de danos.
A cinemática estuda várias formas de transferência de energia, e existem vários tipos, que são a térmica, a radioativa, a cinética, a química e a elétrica. Mas para efeito do estudo do trauma, o agente mais importante é a cinética, que é o estudo do movimento e pode ser provocar dois tipos de lesões, os traumas penetrantes e fechados. No local da cena o socorrista vai sempre se deparar com elementos típicos de um cenário de trauma, a energia, o hospedeiro e o ambiente. A energia é a cinética, isto é, o movimento do veículo, o hospedeiro é o motorista e o restante dos ocupantes ou até mesmo um pedestre vítima de atropelamento e o ambiente pode ser representado por um poste ou uma árvore por exemplo. Com o conhecimento dessa tríade que se apresenta no local da cena, o socorrista chega a conclusão que acontece 3 colisões quase que ao mesmo tempo, a primeira colisão acontece entre o veículo e o anteparo, a segunda colisão acontece dentro do veículo, entre o tórax do motorista e a direção e a terceira colisão ocorre dentro da cavidade torácica da vítima, entre os órgãos do mediastino e o osso esterno, se levarmos em conta a tabela abaixo de massa/aceleração/transferência de energia, compreenderemos a gravidade com que podem ocorrer essas lesões nesses 3 tipos de colisões.
Na cinemática do trauma é de suma importancia o processo de avaliação da cena do acidente,entre muitas outras esta permite que se estabeleça as possíveis lesões apresentadas pela vítima, muita das vezes não são óbvias ao exame, por isso a história do trauma não deve passar despercebida aos olhos do socorrista. A cinemática do trauma é dividida em três fases A pré-colisão - dados como drogas ingestão de alcool ,doenças preexistentes. colisão -a fase mais importante é o momento da colisão.Pós- colisão -é a fase que deixa atuar sobre organismo da vítima e evolução o quadro da vítima.definindo melhor a cinemática, a primeira colisão ocorre entre o veículo e o objeto a segunda colisão se dá entre a vítima e o interior do veículo a teceira colisão ocorre entre os orgãos interno da vítima e estruturas do próprio corpo. Para o socorrista a cinematica vai guiar seu próprio atendimeno onde vai saber procurar lesões o que fazer e também informar o médico no intra-hospitalar .
A equipe que atende a um politraumatizado deve ter dois tipos de lesões em mente. O primeiro tipo são aquelas facilmente identificáveis ao exame físico, permitindo tratamento precoce. Já o segundo tipo de lesões são aquelas ditas potenciais, ou seja, não são óbvias ao exame mas podem estar presentes pelo mecanismo de trauma sofrido pelo paciente. Dependendo do grau de suspeita destas lesões pela equipe, danos menos aparentes podem passar desapercebidos, sendo tratadas tardiamente.
Deste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
A história no trauma divide-se em três fases:
· Pré-impacto: são os eventos que precedem o acidente, tais como ingestão de álcool e ou drogas, condições de saúde do paciente (doenças preexistentes), idade, etc. Estes dados terão influência significativa no resultado final.
· Impacto: deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).
· Pós-impacto: ela se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-impacto e impacto são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-impacto. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate.
Portanto, as informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto, a identificação das lesões ocultas ou de diagnóstico mais difícil são facilitadas, permitindo tratamento mais precoce reduzindo-se a morbi-mortalidade dos pacientes. Algumas observações são muito comuns, tais como: deformidades do volante de direção, sugerindo trauma torácico, quebra com abaulamento circular do pára-brisas indicando o impacto da cabeça, o que sugere lesão cervical e craniana, deformidades baixas do painel de instrumentos sugerindo luxação do joelho, quadril ou fratura de fêmur.
A cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena. Portanto, as informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto .É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma
Cinemática do Trauma é o processo de análise eavaliação da cena do acidente,onde se estabelece o mecanismo da lesão e o diagnóstico dependendo da força e dos movimentos.É através dela que o socorrista pode informar a equipe medica dados de grande inportância para o tratamento mais adequado na fase Pré e Hospitalar. A cada socorro prestado o socorrista aprender a obervar melhor a cena e acohler todas e qual quer tipo de informações sobre o acidente e a vitima para usadas para melhor abordage e atendimento a vitima.
a cinemática do trauma,é uma analise e avaliação da cena do acidente.Ela ajuda o socorrista porque atraves dela é possível apurar de fato o que aconteceu para que o socorrista possa interver na ocorrencia e de fato salvar a vitima.
A cinemática do trauma é a analise e avaliação da cena do acidente .Através da cinemática o socorrista pode informar ao médico intervecionista dados da suma importancia para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase pré hospitalar .O socorrista vai aprender a saber onde procurar lesões e saber o que fazer após encontrá-las .
A cinematica do trauma é onde se faz uma análise e a avaliação da cena do acidente, com a intençao de estabelecer o mecanismo da lesao. Pode ajudar o socorrista para um melhor tratamento sabendo distinguir as coisas e vendocomo tudo acorreu. É onde o socorrista pode informar dados de suma importancia para o tratamento mais adequado. Pra um bom diagnostico o socorrista precisa saber e conhcer muito bem o corpo humano, pois um trauma pode acontecer em qualquer parte do corpo e com esse conhecimento, segurança dos sus conhecimentos, tranquilidade (calma) ele desenvolve um otimo trabalho sem causar mais lesoes ou deixar de ver alguma ou tratar. Aprende se tambem que ma cinematica do trauma exitem 3 fases a serem respeitadas a pré-colisao, colisao e pós-colisao.
A cinemática do trauma é a avaliação do ocorrido no acidente avaliando o local do ocorrido. Ajudando o socorrista a avaliar as conceqüencias e danos causados a vítima e possíveis traumas, facilitando no diagnóstico da vítima.Priorizando assim medidas corretas de transporte para o salvamento e priorização de vida da vítima.
Cinemática é a capacidade de se imaginar algo que aconteceu, antes e durante o sinistro ou que pode vir a acontecer. Cada vitima apresenta características que podem ou não ser vista pelo socorrista. É portanto o processo de análise e avaliação da cena do acidente, com objetivo de se estabelecer o mecanismo da lesão e estreitar o diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos. É de suma importância para o socorrista pois permite direcionar a melhor conduta e tratamento na fase pré-hospitalar por parte da equipe intervencionista.As fases da cinemática do trauma são Pré-colisão - são considerados os dados como patologias pré-existentes e outros, Colisão- que se dá pelas trocas e tranformações energéticas entre os corpos, nesta se considera 3 colisões a do veículo contra o anteparo, a do corpo humano contra o veículo e a dos órgãos contra o corpo, e por ultimo a Pós-colisão que inicia tão logo a energia se extingue. O conhecimento destas fases se faz muito importante para o socorrista e a equipe pré e intra-hospitalar guiar o atendimento.
Cinemática do trauma é análise e avaliação da cena do acidente, que facilita o socorrista informar da melhor forma ao médico intervencionista e/ou regulador, dados de grande importância para o tratamento mais adequado da vítima.
É o processo de analise e avaliação da cena do acidente. Através dela o socorriste pode informar ao médico dados importantes para tratamento mais adequado as informações adiquiridas no pré-hospitalar, na pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações do pré-hospitalar na pós-colisão. Saber onde procurar lesões é tão importante quanto saber o que fazer após encotralas.
A cinemática do trauma é importante pois através dela o socorrista consegue avaliar o local da cena. Assim informar ao médico intervencionista,dados de suma importância para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase pré e hospitalar, e guiar seu própio atendimento. As fases da cinemática do trauma:Pré-colisão, colisão e pós-colisão.
É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma.Deste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
A cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importancia, que poderá salvar esta vida ou leva-lo a obito. Fases da Cinemática do Trauma: Fase 1: Pré-colisão são dados que precedem o acidente com dados como ingestão de álcool ou drogas, doenças preexistentes, condições climáticas e ainda tamanho, peso, idade e sexo da vítima e/ou agressor. Fase 2: Colisão é a colisao propriamente dita,deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.). Fase 3: Pós-colisão se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-colisão. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate
Cinemática do trauma é o processo de analise e avaliação da cena do acidente, c/ o espaçõ de se estabelecer o mecanismo da lesão e estreitar o diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos. Através da cionemática o socorrista pode informar o médico dados importantes p/ o tratamento mais adequado. Asfases são: Pré-colisão são dados q/ precedem o acidente, como ingestão de alcool ou drogas, doenças pertinentes, condições climaticas, tamanho, peso, idade e sexo. Colisão - a 2ª e a mais importante, fase q/ começa qdo. um objeto colide c/ ooutro e ocorre uma transmiossão de energia entre eles. Pós-colisão - as informações das fases anteriores são usadas p/ melhor abordagem da vitima nesta fase, trata-se da abordagem e evolução do quadro da vitima, c/ os demais fatores associados.
A cinematica do trauma é um processo e avaliação da cena e com isso o socorrista podera informar ao medico dados de suma importancia.E a cinematica é dividida em três fases a pré-colisão, a colisão e a pós-colisa. Pré-colisão é a história do sinistro, com dados como ingestão de álcool etc. Colisãoé a segunda e talvez a mais importe onde acontece a a tres colisões: a do veiculo com o objeto; a do corpo humano com o veiculo; e a dos orgãos com o corpo humano. Pós-colisão essa assim prossegue com as informações das fases anterioresque são usadas para melhor abordagem da vitima. Com isso o socorrista tem a total atenção na hora de socorrer essa vitima.
É o processo de analise da sena do acidente, para um diagnostico mais precoce possível das lesões resultantes da energia, força e movimentos. O socorrista pode informar ao médico dados de suma importância para o tratamento mais adequado. Aprende que com a avaliação das cenas podem identificar causas e localizações do trauma, a gravidade das lesões que vão ajudar no tratamento, diagnostico precoce, entre outros.
Cinemática do Trauma é o processo de análise eavaliação da cena do acidente,onde se estabelece o mecanismo da lesão e o diagnóstico dependendo da força e dos movimentos.É através dela que o socorrista pode informar a equipe medica dados de grande inportância para o tratamento mais adequado na fase Pré e Hospitalar. A cada socorro prestado o socorrista aprender a obervar melhor a cena e acohler todas e qual quer tipo de informações sobre o acidente e a vitima para usadas para melhor abordage e atendimento a vitima.
A cinemática do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importância, que poderá salvar esta vida ou levá-lo a óbito. Pra um bom diagnostico o socorrista precisa saber e conhecer muito bem o corpo humano, pois um trauma pode acontecer em qualquer parte do corpo e com esse conhecimento, segurança dos SUS conhecimentos, tranqüilidade (calma) ele desenvolve um ótimo trabalho sem causar mais lesões ou deixar de ver alguma ou tratar. Aprende se também que ma cinemática do trauma existem 3 fases a serem respeitadas
A cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importancia, que poderá salvar esta vida ou leva-lo a obito.
ResponderExcluirFases da Cinemática do Trauma:
Fase 1: Pré-colisão são dados que precedem o acidente com dados como ingestão de álcool ou drogas, doenças preexistentes, condições climáticas e ainda tamanho, peso, idade e sexo da vítima e/ou agressor.
Fase 2: Colisão é a colisao propriamente dita,deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).
Fase 3: Pós-colisão se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-colisão. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate
Posso dizer que a cinemática do trauma,é uma analise e avaliação da cena do acidente.Ela ajuda o socorrista porque atraves dela é possível apurrar de fato o que aconteceu para assim informar ao médico/ou intervencionista dados que são de suma importancia para o melhor tratamento a vitima. Porque com a cinemática do trauma, o socorrista consegue se orientar para, melhor atender a vitima.
ResponderExcluirO socorrista aprender a obervar melhor a cena e todas as informações colhidas sobre o acidente são usadas para melhor abordagem da vitima.
É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma. Tão importante quanto saber o que fazer quando encontrada uma lesão é saber procurar e onde procurar de forma sistematizada para evitar demora e possíveis erros na avaliação. O bom prognóstico da vítima politraumatizada depende de um atendimento pré-hospitalar bem sucedido, com intervenção rápida em lesões aparentes, identificação precoce das lesões ocultas e transporte rápido e seguro até a unidade referenciada.
ResponderExcluirO cenário do evento guarda informações valiosas que ajudaram a estimar o grau de morbidade da vítima, o socorrista deve se fazer as seguintes perguntas: Como que se apresenta o local do acidente? Quem atingiu o que e com que velocidade? As vítimas estavam contidas no cinto de segurança? O Air Bag foi inflado? As vítima dentro do veículo se colidiram com objetos? Os ocupantes, sejam adultos ou crianças, foram ejetados? São essas questões que orientam na busca de sinais quanto ao risco ou não de vida para as vítimas sobreviventes. Para entender melhor as respostas dessas perguntas o socorrista precisa ter conhecimento de duas leis de Sir Isac Newton, a 1º lei de Newton da inercia e a lei da conservação de energia. A 1º de lei trata sobre a inércia onde define que um corpo em movimento permanecera em movimento e um corpo em repouso permanecera em repouso até que uma força contrária atue sobre ele, o carro, por exemplo, permanecera em movimento até que uma força contrária atue como um anteparo ou os freios e podemos estender esse exemplo ao motorista do veículo onde seu corpo permanecera em movimento dentro do carro até que o volante ou o cinto de segurança atue sobre ele. A lei da conservação de energia diz que a energia não pode ser criada e nem destruída e sim transformada, essa lei se aplica ao cinto de segurança, esse dispositivo não anula a energia cinética do corpo do motorista e sim dissipa a energia promovendo uma redução de danos.
A cinemática estuda várias formas de transferência de energia, e existem vários tipos, que são a térmica, a radioativa, a cinética, a química e a elétrica. Mas para efeito do estudo do trauma, o agente mais importante é a cinética, que é o estudo do movimento e pode ser provocar dois tipos de lesões, os traumas penetrantes e fechados. No local da cena o socorrista vai sempre se deparar com elementos típicos de um cenário de trauma, a energia, o hospedeiro e o ambiente. A energia é a cinética, isto é, o movimento do veículo, o hospedeiro é o motorista e o restante dos ocupantes ou até mesmo um pedestre vítima de atropelamento e o ambiente pode ser representado por um poste ou uma árvore por exemplo. Com o conhecimento dessa tríade que se apresenta no local da cena, o socorrista chega a conclusão que acontece 3 colisões quase que ao mesmo tempo, a primeira colisão acontece entre o veículo e o anteparo, a segunda colisão acontece dentro do veículo, entre o tórax do motorista e a direção e a terceira colisão ocorre dentro da cavidade torácica da vítima, entre os órgãos do mediastino e o osso esterno, se levarmos em conta a tabela abaixo de massa/aceleração/transferência de energia, compreenderemos a gravidade com que podem ocorrer essas lesões nesses 3 tipos de colisões.
Na cinemática do trauma é de suma importancia o processo de avaliação da cena do acidente,entre muitas outras esta permite que se estabeleça as possíveis lesões apresentadas pela vítima, muita das vezes não são óbvias ao exame, por isso a história do trauma não deve passar despercebida aos olhos do socorrista. A cinemática do trauma é dividida em três fases A pré-colisão - dados como drogas ingestão de alcool ,doenças preexistentes. colisão -a fase mais importante é o momento da colisão.Pós- colisão -é a fase que deixa atuar sobre organismo da vítima e evolução o quadro da vítima.definindo melhor a cinemática, a primeira colisão ocorre entre o veículo e o objeto a segunda colisão se dá entre a vítima e o interior do veículo a teceira colisão ocorre entre os orgãos interno da vítima e estruturas do próprio corpo. Para o socorrista a cinematica vai guiar seu próprio atendimeno onde vai saber procurar lesões o que fazer e também informar o médico no intra-hospitalar .
ResponderExcluirA equipe que atende a um politraumatizado deve ter dois tipos de lesões em mente. O primeiro tipo são aquelas facilmente identificáveis ao exame físico, permitindo tratamento precoce. Já o segundo tipo de lesões são aquelas ditas potenciais, ou seja, não são óbvias ao exame mas podem estar presentes pelo mecanismo de trauma sofrido pelo paciente. Dependendo do grau de suspeita destas lesões pela equipe, danos menos aparentes podem passar desapercebidos, sendo tratadas tardiamente.
ResponderExcluirDeste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
A história no trauma divide-se em três fases:
· Pré-impacto: são os eventos que precedem o acidente, tais como ingestão de álcool e ou drogas, condições de saúde do paciente (doenças preexistentes), idade, etc. Estes dados terão influência significativa no resultado final.
· Impacto: deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).
· Pós-impacto: ela se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-impacto e impacto são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-impacto. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate.
Portanto, as informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto, a identificação das lesões ocultas ou de diagnóstico mais difícil são facilitadas, permitindo tratamento mais precoce reduzindo-se a morbi-mortalidade dos pacientes. Algumas observações são muito comuns, tais como: deformidades do volante de direção, sugerindo trauma torácico, quebra com abaulamento circular do pára-brisas indicando o impacto da cabeça, o que sugere lesão cervical e craniana, deformidades baixas do painel de instrumentos sugerindo luxação do joelho, quadril ou fratura de fêmur.
A cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena.
ResponderExcluirPortanto, as informações colhidas pelas equipes a respeito dos danos externos e internos do veículo constituem-se em pistas para as lesões sofridas pelos seus ocupantes. Com isto .É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma
Cinemática do Trauma é o processo de análise eavaliação da cena do acidente,onde se estabelece o mecanismo da lesão e o diagnóstico dependendo da força e dos movimentos.É através dela que o socorrista pode informar a equipe medica dados de grande inportância para o tratamento mais adequado na fase Pré e Hospitalar.
ResponderExcluirA cada socorro prestado o socorrista aprender a obervar melhor a cena e acohler todas e qual quer tipo de informações sobre o acidente e a vitima para usadas para melhor abordage e atendimento a vitima.
a cinemática do trauma,é uma analise e avaliação da cena do acidente.Ela ajuda o socorrista porque atraves dela é possível apurar de fato o que aconteceu para que o socorrista possa interver na ocorrencia e de fato salvar a vitima.
ResponderExcluirA cinemática do trauma é a analise e avaliação da cena do acidente .Através da cinemática o socorrista pode informar ao médico intervecionista dados da suma importancia para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase pré hospitalar .O socorrista vai aprender a saber onde procurar lesões e saber o que fazer após encontrá-las .
ResponderExcluirA cinematica do trauma é onde se faz uma análise e a avaliação da cena do acidente, com a intençao de estabelecer o mecanismo da lesao. Pode ajudar o socorrista para um melhor tratamento sabendo distinguir as coisas e vendocomo tudo acorreu. É onde o socorrista pode informar dados de suma importancia para o tratamento mais adequado. Pra um bom diagnostico o socorrista precisa saber e conhcer muito bem o corpo humano, pois um trauma pode acontecer em qualquer parte do corpo e com esse conhecimento, segurança dos sus conhecimentos, tranquilidade (calma) ele desenvolve um otimo trabalho sem causar mais lesoes ou deixar de ver alguma ou tratar. Aprende se tambem que ma cinematica do trauma exitem 3 fases a serem respeitadas a pré-colisao, colisao e pós-colisao.
ResponderExcluirA cinemática do trauma é a avaliação do ocorrido no acidente avaliando o local do ocorrido. Ajudando o socorrista a avaliar as conceqüencias e danos causados a vítima e possíveis traumas, facilitando no diagnóstico da vítima.Priorizando assim medidas corretas de transporte para o salvamento e priorização de vida da vítima.
ResponderExcluirCinemática é a capacidade de se imaginar algo que aconteceu, antes e durante o sinistro ou que pode vir a acontecer. Cada vitima apresenta características que podem ou não ser vista pelo socorrista. É portanto o processo de análise e avaliação da cena do acidente, com objetivo de se estabelecer o mecanismo da lesão e estreitar o diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos. É de suma importância para o socorrista pois permite direcionar a melhor conduta e tratamento na fase pré-hospitalar por parte da equipe intervencionista.As fases da cinemática do trauma são Pré-colisão - são considerados os dados como patologias pré-existentes e outros, Colisão- que se dá pelas trocas e tranformações energéticas entre os corpos, nesta se considera 3 colisões a do veículo contra o anteparo, a do corpo humano contra o veículo e a dos órgãos contra o corpo, e por ultimo a Pós-colisão que inicia tão logo a energia se extingue. O conhecimento destas fases se faz muito importante para o socorrista e a equipe pré e intra-hospitalar guiar o atendimento.
ResponderExcluirCinemática do trauma é análise e avaliação da cena do acidente, que facilita o socorrista informar da melhor forma ao médico intervencionista e/ou regulador, dados de grande importância para o tratamento mais adequado da vítima.
ResponderExcluirÉ o processo de analise e avaliação da cena do acidente. Através dela o socorriste pode informar ao médico dados importantes para tratamento mais adequado as informações adiquiridas no pré-hospitalar, na pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações do pré-hospitalar na pós-colisão.
ResponderExcluirSaber onde procurar lesões é tão importante quanto saber o que fazer após encotralas.
A cinemática do trauma é importante pois através dela o socorrista consegue avaliar o local da cena.
ResponderExcluirAssim informar ao médico intervencionista,dados de suma importância para o tratamento mais adequado a ser dispensado na fase pré e hospitalar, e guiar seu própio atendimento.
As fases da cinemática do trauma:Pré-colisão, colisão e pós-colisão.
É dever do emergêncista entender o mecanismo de trauma e utilizar esse conhecimento para o tratamento definitivo do paciente. É a partir do conhecimento das propriedades da cinemática que o socorrista pode presumir as lesões na dinâmica do trauma.Deste modo, ressalta-se a importância de se conhecer a história do acidente. Quando bem acurada e interpretada pela equipe, tem-se a suspeita de mais de 90% das lesões antes de ter contato direto com o paciente.
ResponderExcluirA cinematica do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importancia, que poderá salvar esta vida ou leva-lo a obito.
ResponderExcluirFases da Cinemática do Trauma:
Fase 1: Pré-colisão são dados que precedem o acidente com dados como ingestão de álcool ou drogas, doenças preexistentes, condições climáticas e ainda tamanho, peso, idade e sexo da vítima e/ou agressor.
Fase 2: Colisão é a colisao propriamente dita,deve constar o tipo de evento traumático (ex. colisão automobilística, atropelamento, queda, ferimento penetrante, etc.). Deve-se também estimar a quantidade de energia trocada (ex. velocidade do veículo, altura da queda, calibre da arma, etc.).
Fase 3: Pós-colisão se inicia após o paciente ter absorvido a energia do impacto. As informações coletadas nas fases de pré-colisão e colisão são utilizadas para conduzir as ações pré-hospitalares na fase de pós-colisão. A ameaça à vida pode ser rápida ou lenta, dependendo em parte das ações tomadas nesta fase pela equipe de resgate
Cinemática do trauma é o processo de analise e avaliação da cena do acidente, c/ o espaçõ de se estabelecer o mecanismo da lesão e estreitar o diagnóstico dependendo da força e movimentos envolvidos.
ResponderExcluirAtravés da cionemática o socorrista pode informar o médico dados importantes p/ o tratamento mais adequado.
Asfases são: Pré-colisão são dados q/ precedem o acidente, como ingestão de alcool ou drogas, doenças pertinentes, condições climaticas, tamanho, peso, idade e sexo. Colisão - a 2ª e a mais importante, fase q/ começa qdo. um objeto colide c/ ooutro e ocorre uma transmiossão de energia entre eles. Pós-colisão - as informações das fases anteriores são usadas p/ melhor abordagem da vitima nesta fase, trata-se da abordagem e evolução do quadro da vitima, c/ os demais fatores associados.
A cinematica do trauma é um processo e avaliação da cena e com isso o socorrista podera informar ao medico dados de suma importancia.E a cinematica é dividida em três fases a pré-colisão, a colisão e a pós-colisa.
ResponderExcluirPré-colisão é a história do sinistro, com dados como ingestão de álcool etc.
Colisãoé a segunda e talvez a mais importe onde acontece a a tres colisões: a do veiculo com o objeto; a do corpo humano com o veiculo; e a dos orgãos com o corpo humano.
Pós-colisão essa assim prossegue com as informações das fases anterioresque são usadas para melhor abordagem da vitima.
Com isso o socorrista tem a total atenção na hora de socorrer essa vitima.
É o processo de analise da sena do acidente, para um diagnostico mais precoce possível das lesões resultantes da energia, força e movimentos. O socorrista pode informar ao médico dados de suma importância para o tratamento mais adequado.
ResponderExcluirAprende que com a avaliação das cenas podem identificar causas e localizações do trauma, a gravidade das lesões que vão ajudar no tratamento, diagnostico precoce, entre outros.
Cinemática do Trauma é o processo de análise eavaliação da cena do acidente,onde se estabelece o mecanismo da lesão e o diagnóstico dependendo da força e dos movimentos.É através dela que o socorrista pode informar a equipe medica dados de grande inportância para o tratamento mais adequado na fase Pré e Hospitalar.
ResponderExcluirA cada socorro prestado o socorrista aprender a obervar melhor a cena e acohler todas e qual quer tipo de informações sobre o acidente e a vitima para usadas para melhor abordage e atendimento a vitima.
A cinemática do trauma é o processo de análise e avaliação da cena, tentar estabelecer o mecanismo de lesão e a intensidade da pancada ou movimentos envolvidos. Através da cinemática,o socorrista pode informar a equipe médica, dados de extrema importância, que poderá salvar esta vida ou levá-lo a óbito.
ResponderExcluirPra um bom diagnostico o socorrista precisa saber e conhecer muito bem o corpo humano, pois um trauma pode acontecer em qualquer parte do corpo e com esse conhecimento, segurança dos SUS conhecimentos, tranqüilidade (calma) ele desenvolve um ótimo trabalho sem causar mais lesões ou deixar de ver alguma ou tratar. Aprende se também que ma cinemática do trauma existem 3 fases a serem respeitadas