domingo, 30 de outubro de 2011

2ª TURMA DE RESGATE OUT/ 2011 - 5º FÓRUM - FECHAMENTO DIA


3 - O que é o estado de Choque? Como reconhecer o Choque, Como tratar.

4 - Critério a ser observado na etapa “C” da Avaliação dos Sinais Vitais:

A – Verificar pulso Radial e Carotídeo;
B – Localizar ponto de Compressão Cardíaca;
C – Acionar imediatamente o Socorro Especializado;
D – As respostas “A” e “B” estão corretas;
E – As respostas “A” e “C” estão corretas.

32 comentários:

  1. 3- É um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulaçao sanguinea suficiente para os orgaos mais vitais. Como reconhecer : Choque compensado: sede; agitação; taquicardia moderada; sudorese; pele fria e pegajosa. Choque descompensado: desorientação/inconsciencia; taquicardia severa; taquipnéia; sudorese; pele fria e pegajosa; enchimento capilar retardado e hipotensão.
    Como se tratar: Avaliação do nivel de consciencia; promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vítima; monitorização e transporte rápido.
    4- D

    Aluno: Érick Natan

    ResponderExcluir
  2. 3- resposta:

    O estado de choque é um mecanismo de defesa do organismo que reduz o volume sanguíneo circulante efetivo a fim de promover uma circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais .

    temos o choque compensado que causa : sede,agitação,taquicardia moderada,sudorese,pelefria e pegajosa.
    temos o choque descompensado que causa : desorientação taquicardia severa ,taquipnéia,sudorese,hipotenção.
    Podemos tratar da seguinte forma : avalição do nivel de conciência ,oxigenoterapia,aquecer a vitima ,monitorização ,contenção de hemorragias.

    4- resposta:
    letra : A

    ResponderExcluir
  3. 1) O estado de choque é um mecanismo de defesa,em que o organismo reduz o volume de sangue circulante efetivo para promover circulação sufuciente para orgãos mais vitais.

    Inicialmente o organismo em um chpoque utiliza de seus meios de defesa,para manter a circulação dos orgãos vitais,chamamos de choqu compensado que identificamos por sede,agitação,pele fria pegajosa,taquicardia moderada,sudorese. Mas quando os mecanismos de defesa nao conseguem compensar a redução do volume teremos uma queda da pressão arterial,desorientação/inconsciencia,taquicardia severa,sudorese,taquipneia,pele fria e pegajosa,enchimento capilar retardado.
    O tratamento consiste na avaliação do nivel de consciência,promover permeabilidade das vias aereas,oxigenoterapia,contensão de hemorragias externas,Aquecer a vitima,monitar e transporte rápido.

    4)letra A

    Aluna:Bruna Bastos

    ResponderExcluir
  4. 3-É um mecanismo de defesa,onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo,a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos mais vitais.
    Reconher:
    choqueb compensado:
    -sede;
    -agitação;
    -taquicardia moderada;
    -sudorese;
    -pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado:
    -desorientação/inconsciencia;
    -taquicardia severa;
    -taquipneia;
    -sudorese;
    -pele fria e pegajosa;
    -enchimento capilar retardado;
    -hipotensão.
    O tratamento consiste em:
    -Avaliação do nivel de consciencia;
    -promover permeabilidade das vias aereas;
    -oxigenoterapia;
    -contensão de hemorragias externas;
    -aquecer a vitima;
    -monitorização
    -transporte rapido
    4-A
    ALUNA DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  5. Resposta do 5 Fórum

    3- Estadoo de choque é um mecanismo de defesa,onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinea suficiente para os órgãos vitais.
    Sabemos que o choque se classificam em: distributivo; cardiogenico;obstrutivo; e o hipovolemico.
    - choque descompensado pode deixar o paciente: desorientação\ inconsciência; taquicardia severa;taquipneia;sudirese;pele fria e pegajosa;enchimento capilar retardado e hipotensão;
    -avalação do nivel de consciencia; promover permiabilidade das vias aereas; oxigenioterapia;contensão de hemorragias externas; aquecer a vitima; monitorização; transporte rapido ( em hemorragias internas atentar para necessidade de intervenção cirurgicas).
    4- letra E

    Aluna: Ana Beatriz Araujo

    ResponderExcluir
  6. estudo de choque é um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguinio circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinia suficiente para os orgãos vitais.
    sabemos que o choque se classifica em : desorientação,cardiogenico,obstrutivo eo hipovolemico.
    choqu descompensado pode deixar o paciente: desorientação/inconciencia;
    taquicardiac severa;taquipneia; sudirese; pele fria e pegajosa;enchimento capilar: retardo e hipotensão;
    - Avaliação do nivel de conciencia ; promover permeabilidade das vias aereas; oxigenioterapia; contenção de hemorragia externas; aquece a vitima; monotorização transporte rapido (em hemorragia interna atentar para nessecidade de intervenção cirurgica

    ResponderExcluir
  7. 1) O estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. Seu reconhecimento é feito através de : choque compensado, onde a pessoa vem apresentar: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa. Choque descompensado: onde ela apresenta: desorientação/inconsciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão. Seu tratamento: avaliando do nível de consciência, promovendo permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítima, monitorização, transporte rápido.
    2)D – As respostas “A” e “B” estão corretas;

    ResponderExcluir
  8. Resposta do 5° Fórum

    3- O estado de choque é um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume de sangue circulante efetivo, a fim de prover a circulação sanguínea suficiente para os órgãos vitais.É o quadro clínico que resulta da incapacidade do organismo de prover sangue, oxigênio e nutrientes suficiente para o organismo. Como Reconhecer: isso depende dos tipos de choque e de suas manifestações clínicas. No choque compensado temos a sede, a agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa. já no choque descompensado vemos a desorientação/inconsciência, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, hipotensão, enchimento capilar retardado. Tratamento: avaliar o nível de consciência, promover a permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, conter as hemorragias externas, aquecer a vítima,imobilizar, monitorar e fazer um transporte rápido.

    4 - (A) Verificar pulso Radial e Carotídeo;

    Aluna: Michelly Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. Daniely Silva
    3- Choque é um distúrbio dos mecanismos compensatórios, que resulta em hipofunção circulatória e respiratória adicionais, com ocorrências subsequente de comprometimento de múltiplos órgãos.
    O choque pode ser compensado onde temos sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
    O choque pode ser descompensado onde temos desorientação, inconsciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria pegajosa, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    Tratamento - Avaliação do nível de consciência, promover permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítima, transporte rápido.
    4- E
    Aluna: Daniely Aparecida Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  10. 3- O choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. Sendo assim, é o quadro clínico que resulta da incapacidade do sistema cardiovascular de prover circulação sanguínea suficiente para o organismo, resultando em diminuição ou ausência de oxigêno às células, levando a hipóxia tecidual sistêmica.
    Como Reconhecer: Depende do tipo de choque.Temos:
    Choque Compensado - que apresenta um quadro de sede,agitação, taquicardia moderada, sudorese e pele fria e pegajosa.
    Choque Descompensado - que apresenta um quadro de desorientação/inconsciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
    Tratamento:
    - Avaliação do nível de consciência;
    - Oxigenoterapia;
    - Prover permeabilidade das vias aéreas;
    - Contesão de hemorragias externas;
    - Aquecer a vítima;
    - Monitorização;
    - Transporte rápido.

    4- Letra D.

    ResponderExcluir
  11. Aluna:Lucila Mª da silva

    3) É um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. Como reconhecer: Choque compensado: sede; agitação; taquicardia moderada; sudorese; pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado: desorientação/inconsciência; taquicardia severa; taquipnéia; sudorese; pele fria e pegajosa; enchimento capilar retardado e hipotensão.

    Como se tratar: Avaliação do nível de consciência; promover permeabilidade das vias aéreas; oxigeno terapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vítima; monitorizarão e transporte rápido.
    4-)D
    Aluna:Lucila Mª da silva

    ResponderExcluir
  12. 3)Estado de choque é um mecanismo de defesa,onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante,a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.Para reconhecer o choque deve-se ficar atento aos sinais pois temos dois tipos;o choque compensado apresenta sinais de sede,agitação,taquicardia moderada,sudorese,pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado apresenta desorientação,taquicardia severa,taquipnéia,enchimento capilar retardado,hipotensão,pele fria e pegajosa.
    para tratar deve-se avaliar o nível de consciência,oxigenoterapia,manter permeabilidade das vias aéreas,contensão de hemorragias externas,aquecimento da vítima,monitorização e transporte rápido.

    4)E

    ResponderExcluir
  13. 3-Choque é um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguinio circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguinia suficiente para os orgãos vitais.
    Os sinais e sintomas são:
    -sede;
    -sudorese intesa;
    -pele fria;
    -agitação;
    -hipotensão severa;
    -demora do enchimento capilar;
    -cianose nas extremidade
    -taquicardia.
    O tratamento:
    -Avaliação do nivel de consciencia;
    -promover permeabilidade das vias aereas;
    -oxigenoterapia;
    -contensão de hemorragias externas;
    -aquecer a vitima;
    -monitorização;
    -transporte rapido.
    4-E

    ResponderExcluir
  14. 3- É a diminuição do fluxo sanguíneo conseqüentemente a uma diminuição na oxigenação dos órgãos vitais.
    Sinais são: Pele fria e úmida, sudorese, pressão arterial baixando, freqüência de pulso aumentando, Perfusão diminuída, Palidez, sede, alteração da consciência.
    Observar se não tem nada asfixiando a vítima, identificar a causa do choque: queimadura, ferimento grave ou externo, esmagamento, perda de sangue, envenenamento por produto químico, ataque cardíaco, exposição extrema ao calor ou frio, intoxicação por alimentos, fratura.
    Se hemorrágico tentar estancar, afrouxar as roupas para melhorar a ventilação, manter os MMII elevados (se não houver fraturas), manter a vítima aquecida e acalmá-la.
    4- E

    ResponderExcluir
  15. 3. É a incapacidade do sistema cardiovascular de prover circulação sanguínea suficiente a todo o organismo, é um mecanismo de defesa.
    4. E – As respostas “A” e “C” estão corretas.

    Aluna: Inês

    ResponderExcluir
  16. 3- É um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulaçao sanguinea suficiente para os orgaos mais vitais.
    Como se tratar: Avaliação do nivel de consciencia; promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vítima; monitorização e transporte rápido.
    4- D

    Anderson Lourenço

    ResponderExcluir
  17. 3- É um mecanismo de defesa onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante efetivo, a fim de prover circulaçao sanguinea suficiente para os orgaos mais vitais. Como reconhecer : Choque compensado: sede; agitação; taquicardia moderada; sudorese; pele fria e pegajosa. Choque descompensado: desorientação/inconsciencia; taquicardia severa; taquipnéia; sudorese; pele fria e pegajosa; enchimento capilar retardado e hipotensão.
    Como se tratar: Avaliação do nivel de consciencia; promover permeabilidade das vias aéreas; oxigenoterapia; contensão de hemorragias externas; aquecer a vítima; monitorização e transporte rápido.
    4- D

    Acadêmica: Sabrina Alonso

    ResponderExcluir
  18. 3- Choque é o quadro clínico que resulta da incapacidade do sistema cardiovascular de prover circulação sanguinea sufiente para o organismo, este então, reduz o volume sanguineo circulante efetivo para prover circulação sanguinea suficiente em orgão vitais.
    O choque pode ser identificado por sintomas tais como:
    Taquicardia;
    Palidez cutânea;
    Pulso irregular;
    Pele fria e pegajosa;
    Pressão arteial baixa;
    Perda da consciência;
    Tratamento do Choque:
    Avaliar nível de consciência;
    Oxigenoterapia é importante;
    Conter hemorragias;
    Aquecer a vítima;
    Monitorar sinasi vitais.

    4- letra A

    ResponderExcluir
  19. 3- Estado de choque é um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo. Incapacidade dosistema cardiovascular de prover circulação sanguínea suficiente para o organismo.
    Uma vitíma de choque vai apresentar em estado de choque compensado:
    Sede
    Agitação
    Taquicardia moderada
    Sudorese
    Pele fria e pegajosa
    Em estado de choque descompensado:
    Desorientação
    Incociência
    Taquicardia severa
    Taquipnéia
    Sudorese
    Pele fria e pegajosa
    Enchimento capilar retardado
    Hipotensão
    Tratamento:
    Avaliação do nível de conciência
    Promover permeabilidade das vias aéreas
    Oxigenioterapia
    Contensão de hemorragias externas
    Aquecer a vítima
    Monitorização
    Transporte rápido

    4- A

    Aluna: Flavia Cazelli

    ResponderExcluir
  20. 3)Estado de choque ocorre quando o organismo reduz o volume sanguineo que circula pelo corpo com intenção de fazer a defesa do organismo promover novamente a circulação de sangue em nosso corpo principalmente para suprir as necessidades dos orgãos mais vitais como exemplo o ocração. O choque quando ocorre é através de dois tipos: O compensado que apresenta como sinais a sede, a agitação,a taquicardia moderada,a sudorese,a pele fria e pegajosa.Já o Choque descompensado apresenta desorientação,taquicardia mais grave, taquipnéia,enchimento capilar retardado,hipotensão entre outros...
    O tratamento deve ser através da avaliação do nível de consciência,da oxigenoterapia, da permeabilidade das vias aéreas,da contensão de hemorragias externas,do aquecimento da vítima,da monitorização e do transporte que deve realizado com agilidade.

    ResponderExcluir
  21. 3:
    O estado de choque é um mecanismo de defesa,em que o organismo reduz o volume de sangue circulante efetivo para promover circulação sufuciente para orgãos mais vitais.

    O organismo em um chpoque utiliza de seus meios de defesa,para manter a circulação dos orgãos vitais,chamamos de choqu compensado que identificamos por sede,agitação,pele fria pegajosa,taquicardia moderada,sudorese. Mas quando os mecanismos de defesa nao conseguem compensar a redução do volume teremos uma queda da pressão arterial,desorientação ou inconsciencia,taquicardia severa,sudorese,taquipneia,pele fria e pegajosa,enchimento capilar retardado.

    Tratamento - avaliar o nivel de consciência,promover permeabilidade das vias aereas,oxigenoterapia,contensão de hemorragias externas,Aquecer a vitima,monitar e transporte rápido.

    4:(D)
    Aluna: Jaqueline

    ResponderExcluir
  22. 1) É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais. É o quadro clínico que ressulta da incapacidade do sistema cardiovascular de prover circulação suficiente para o organismo. O choque, na sua fase inicial, na tentativa de controlar a perda de fluido sanguíneo, utiliza de seus meios de defesa para manter a circulação dos orgãos mais vitais, é a fase que chamamos de choque compensado. Porém quando este mecanismo de defesa não consegue compensar a redução do volume, a pressão arterial começa a cair. A queda da pressão arterial marca a mudança do choque compensado para o descompensado, onde a vítima começa correr risco iminente de morte. Onde podemos reconhecer destas formas:
    Choque compensado: *sede, *agitação, *taquicardia moderada, *sudorese, *pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado: *desorientação/inconsciência, *taquicardia severa, *taquipnéia, *sudorese, *pele fria e pegajosa, *enchimento capilar retardado, *hipotensão.
    Formas de tratamento: *Avaliação do nível de consciência;
    *Promover permeabilidade das vias aéreas;
    *Oxigenoterapia;
    *Contensão de hemorragias esternas;
    *Aquecer a vítima;
    *Monitorização;
    *Transporte rápido;
    2)E
    Aluna: Pamela dos Santos Costa

    ResponderExcluir
  23. 3)Estado de choque é um mecanismo de defesa,onde o organismo reduz o volume sanguineo circulante,a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.Para reconhecer o choque deve-se ficar atento aos sinais pois temos dois tipos;o choque compensado apresenta sinais de sede,agitação,taquicardia moderada,sudorese,pele fria e pegajosa.
    ELIANE BARBOSA MOREIRA.
    Choque descompensado apresenta desorientação,taquicardia severa,taquipnéia,enchimento capilar retardado,hipotensão,pele fria e pegajosa.
    Tratamento - avaliar o nivel de consciência,promover permeabilidade das vias aereas,oxigenoterapia,contensão de hemorragias externas,Aquecer a vitima,monitar e transporte rápido.
    2- D

    ResponderExcluir
  24. 1- É um mecanismo de defesa, onde o volume reduz o volume sanguíneos circulante efetivo.
    Choque compensado- sede, agitação, taquicardia, sudorese, pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado- desorientação, inconsciência, taquicardia severa, taquipneia, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    Tratamento: avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, monitorizarão, aquecer a vitima, promover permeabilidade das vias aéreas.
    2- Letra E
    aluna: Milena Ferreira

    ResponderExcluir
  25. 3) Estado de choque: Mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguíneo para os órgãos mais vitais.
    Como reconhecer:
    - choque compensado: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
    - choque descompensado: desorientação/ inconsciência, taquicardia severa, taquipneia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
    Como tratar: avaliação do nível de consciência, promover permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vitima, monitorização, transporte rápido.



    4) e.


    ALUNA: Raquel Duarte.

    ResponderExcluir
  26. 3- Choque é um distúrbio dos mecanismos compensatórios, que resulta em hipofunção circulatória e respiratória adicionais, com ocorrências subsequente de comprometimento de múltiplos órgãos.
    O choque pode ser compensado onde temos sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
    O choque pode ser descompensado onde temos desorientação, inconsciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria pegajosa, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    Tratamento - Avaliação do nível de consciência, promover permeabilidade das vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítima, transporte rápido.

    4- D

    ResponderExcluir
  27. MARCIO JOSE ALVES DEOLVEIRA
    1-ESTADO DE É UM MECANISMO DE DEFESA, ONDE O ORGANISMO REDUZ O VOLUME DO SANGUE CIRCULANTE EFETIVO,, A FIM DE PROVER CIRCULAÇÃO SANGUINEA PARA OS ORGÃOS VITAIS
    COMO CONHECER
    -CHOQUE COMPENSADO: SEDE, AGITAÇÃO, TAQUICARDIA MODERADA, SUDORESE, PELE FRIA E PEGAJOSA
    -CHOQUE DESCOMPESADO: DESORIENTAÇÃO, INCONSIENCIA, PERMIABILIDADE DAS VIAS AÉRIAS,OXIGENIOTERAPIA, CONTENSÃO DE HEMORRAGIAS EXTERNAS, AQUECER A VITIMA, MONITORIZAÇÃO, TRANSPORTE RÁPIDO
    2-E

    ResponderExcluir
  28. 3- É um mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume sanguíneo circulante, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais.
    Como reconhecer:
    Choque Compensado: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa.
    Choque Descompensado: inconsciência, taquicardia severa, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado e hipotensão.
    Como tratar:
    Avaliar o nível de consciência, promover permeabilidade de vias aéreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítima, monitorização e transporte rápido.

    4- D - as respostas A e B estão corretas.

    Aluna: Daniela Macedo Rosa Vieira

    ResponderExcluir
  29. 3-E reduçao de volume sanguíneo circulante, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os órgãos mais vitais
    COMO CONHECER
    CHOQUE COMPENSADO: SEDE, AGITAÇÃO, TAQUICARDIA MODERADA, SUDORESE, PE.LE FRIA E PEGAJOSA
    CHOQUE DESCOMPESADO: DESORIENTAÇÃO, INCONSIENCIA, PERMIABILIDADE DAS VIAS AÉRIAS,OXIGENIOTERAPIA, CONTENSÃO DE HEMORRAGIAS EXTERNAS, AQUECER A VITIMA, MONITORIZAÇÃO, TRANSPORTE RÁPIDO
    4-e
    ALUNA: GEANE

    ResponderExcluir
  30. 3- Choque: é um mecanismo de defesa, onde o reduz o volume sanguíneos circulante efetivo.
    Choque compensado apresenta: sede, agitação, taquicardia, sudorese, pele fria e pegajosa.
    Choque descompensado apresenta: desorientação, inconsciência, taquicardia severa, taquipneia, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    O Tratamento´é através da avaliação do nível de consciência, oxigenoterapia, monitorizarão, aquecer a vitima, promover permeabilidade das vias aéreas.
    4- E)As respostas “A” e “C” estão corretas.

    Aluna: Monique Bruzon

    ResponderExcluir
  31. 3) Mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais.
    Choque compensado: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa
    Choque descompensado: desorientação, inconsciência, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    Tratamento: avaliação de consciência, promover permeabilidade das vias áreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítimia, monitorização, transporte rápido (hemorragias internas para necessidade de intervenção cirúrgica).

    4) E)

    ResponderExcluir
  32. 3) Mecanismo de defesa, onde o organismo reduz o volume circulante efetivo, a fim de prover circulação sanguínea suficiente para os orgãos mais vitais.
    Choque compensado: sede, agitação, taquicardia moderada, sudorese, pele fria e pegajosa
    Choque descompensado: desorientação, inconsciência, taquipnéia, sudorese, pele fria e pegajosa, enchimento capilar retardado, hipotensão.
    Tratamento: avaliação de consciência, promover permeabilidade das vias áreas, oxigenoterapia, contensão de hemorragias externas, aquecer a vítimia, monitorização, transporte rápido (hemorragias internas para necessidade de intervenção cirúrgica).

    4-E

    Alcimar R. de Freitas

    ResponderExcluir