17ª TURMA DE RESGATE MAIO/2012 - 2º FÓRUM - AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS - FECHAMENTO DIA 09/05
AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS -
Assistir as aulas do DVD na Pasta de Biologia Aulas 01 à 12, ler
apostila paginas 01 à 32, Assista no DVD de apoio Pasta Capítulo IV ao
Aluno os seguintes videos:
- Conhecendo o coração 01 à 04
- Fisiologia do Sistema Respiratório
- Primeiros Socorros Convulsão
- Primeiros Socorros Parada Respiratória
- VÍDEO 01 - SBV Adulto
- VÍDEO 02 - SBV Infantil
- VÍDEO 03 - Como Ocorre um AVC
Assistir a aula do DVD na pasta VII - APH past Sinais Vitais- VÍDEO 01 - SBV Adulto
- VÍDEO 02 - SBV Infantil
- VÍDEO 03 - Como Ocorre um AVC
Responda:
I - CENA:
Um grupo de socorristas em uma unidade móvel de urgência aborda um acidente entre dois veículos automotivos onde a cinemática indica a dissipação de grande intensidade de energia cinética. Ao assegurar que o fluxo da rodovia fosse desviado, seguiram para as vítimas prontamente questionando sobre o que de fato aconteceu e há quanto tempo houve o ocorrido. Exemplarmente paramentados promoveram o atendimento de forma ágil, transportando as vítimas de dentro dos veículos ao hospital mais próximo salvando-as de um destino funesto.
1)Observando que a equipe citada atuou com segurança e agilidade, você seria capaz de executar este atendimento de forma mais eficaz? Por quê?
II – RCP e DEA:
Durante um mal súbito fica óbvio imaginar que o tempo entre o início do evento e a chegada do socorro é um fator primordial para que a vítima além de viva, mantenha níveis aceitáveis de produtividade e qualidade de vida, visto que danos neurológicos são de potencial irreversível. Sabendo disto, uma vez que você presencia e atende um destes eventos como socorrista, instala o DEA após execução de todo o protocolo e este indica assistolia. Qual seria sua conduta entre as opções abaixo? Por quê?
a)Carregar a carga elétrica do DEA e executar o choque;
b)Remover o DEA e iniciar RCP;
c)Iniciar RCP e aguardar que o coração do paciente apresente sinais de fibrilação.
d)Iniciar RCP e aguardar que o paciente apresente sinais de consciência.
e)Transportar a vítima o quanto antes, pois em assistolia não haverá chances de sobrevida neste momento.
Durante uma amamentação uma mãe observa que sua criança fica silenciosa, ela mexe com a criança e a mesma não responde o que pode estar acontecendo, pois a mãe está desesperada e não sabe o que fazer, Explique você Resgatista, Qual seria o principal cuidado a ser tomado com a criança?
a)Acionar o socorro;
b)Reposicionar as vias aéreas da vítima, evitando queda da base da língua e conseqüente obstrução do aparelho respiratório;
c)Posicionar a vítima em decúbito ventral, pois a própria gravidade facilitará a saída da saliva;
d)Promover duas ventilações de resgate, pois assim as vias aéreas serão liberadas;
e)Reposicionar a cabeça da vítima para o lado ou preferencialmente colocá-la em posição lateral de segurança, evitando que haja broncoaspiração;
IV – Choque circulatório:
Em uma região violenta conhecida pelos diversos episódios de assaltos à mão armada e troca de tiros, foi atendida por você uma vítima que apresentava sinais evidentes de choque circulatório, com obnubilação e taquidispnéia progressiva somados à respiração paradoxal, desvio contralateral de traquéia e ingurgitamento jugular, ainda contando com uma fratura exposta de úmero localizada no membro esquerdo. Visto que há sinais de sangramento de grande vulto, fatalmente a vítima evoluirá para choque descompensado e óbito se nenhuma medida for tomada imediatamente. Seguindo o protocolo e avaliando as prioridades, reordene as afirmações a seguir:
a)Iniciar exame secundário minucioso;
b)Controlar hemorragias e/ou ferimentos importantes;
c)Realizar reanimação cardiopulmonar se necessário;
d)Constatar o estado de consciência da vítima e iniciar ABC da vida;
e)Avaliar a Cena
RESPONDA AINDA:
1)Existe uma etapa que sem dúvida deveria ser citada entre as afirmações acima. Qual é esta etapa?
2)Neste caso há um quadro traumático específico que deverá receber tratamento ainda no momento pré-hospitalar para que a vítima não vá a óbito. Que nome é dado a este quadro traumático e qual medida deve ser tomada para que a vítima tenha sua sobrevida aumentada?
V - Como se aplica A escala de Cincinati, qual é o seu objetivo em que tipo de emergencia podemos utilizá-la.
I - Sim.
ResponderExcluirPara a segurança de cena foi realizado somente a mudança do fluxo da rodovia, porém deve-se também observar o risco de explosão devido ao combustível na pista.Realizaram a bioproteção, perguntaram o que houve e quanto tempo, porém não se atentaram para o número de vítimas e para a valiar a necessidade de chamar outra unidade móvel de resgate a fim de auxiliar o transporte das vítimas. eu realizaria a classificação de risco das vítimas para ordenar o atendimento, e me identificaria para as vítimas como socorrista e perguntaria se poderia ajudar. Por fim realizaria o CABD de acordo com a necessidade e faria o transporte para o Hospital de referência.
II- Letra C. Quando o coração está em assistolia é necessário realizar compressão torácica, e após, o DEA deve avaliar se há presença de fibrilação para indicar o choque.
III - Letra E
IV - EDCBA
*A etapa faltante seria chamar o socorro.
*O quadro traumático citado é o choque hipovolêmico e deve ser realizada compressão no local para evitar a perda sanguínea.
V - A escala de Cincinati deve ser aplicada a partir da realização de 3 etapas na vítima:
1ª Pedir para mostrar os dentes ou sorrir, a fim de verificar queda facial;
2ª Pedir para que feche os olhos e manter os braços estendidos, a fim de observar coordenação dos membros;
3ªPedir para dizer uma frase, a fim de verificar distorções na fala.
*Sua realização objetiva identificar a ocorrência de um AVC, podendo ser utilizada em casos de hemorragia intracranianas e queda do nível de consciência.
Carolina Trombini
ResponderExcluir1- Sim. Para que o atendimento fosse feito com mais eficacia era preciso primeiramente se identificar e ver se a vítima estava responsiva, depois perguntar quantas vítimas para saber se tem a necessidade de chamar mais uma unidade móvel e avisar ao hospital para o qual as vítimas seriam levadas e realizar a classificação de risco de acordo com o trauma apresentado pela vítima.
2- Letra C. Se o coração esta em assistolia o DEA não indica o choque e sim iniciar a RCP para que o coração possa fibrilar e assim poder ser desfibrilado pela descarga de choque do DEA.
3- Letra E
4- Ficaram na seguinte ordem: Letra E, D, C, B, A
4.1- Chamar o socorro
4.2- Choque hipovolêmico. Compressão com gaze para conter a hemorragia.
5- Deve ser aplicada em qualquer situação de emergência clínica, onde ocorra alteração súbita do estado neurológico, com rebaixamento do nível de consciência, onde são testados: a presença de queda facial pedindo para o paciente para mostra os dentes ou sorrir; debilidade dos braços pedindo o paciente para fechar os olhos e pedir para ele manter os braços estendidos; fala anormal pedindo para o paciente dizer " o rato roeu a roupa do rei de Roma", tendo como objetivo realizar um diagnóstico diferencial para saber se o paciente sofreu um AVE.
I. Sim, pois ao perguntar sobre o número de vítimas seria possível realizar o atendimento com o número adequado de unidades móveis. Além disso, seria necessário informar ao hospital sobre o ocorrido, proceder a identificação dos socorristas e a classificação de risco das vítimas.
ResponderExcluirII. Resposta C. Para que o DEA indique o choque elétrico o coração deve estar fibrilando. Neste caso o coração sem contração necessitava da compressão torácica para fibrilar.
III. Resposta E.
IV. Ordem dos eventos EDCBA.
1. Chamar o socorro.
2. Choque hipovolêmico. Compressão no local do ferimento.
V. Deve ser aplicada quando há rebaixamento do nível de consciência para avaliar sinais e sintomas como queda facial, debilidade dos braços e fala anormal através de testes como pedir ao paciente para mostrar os dentes, fechar os olhos e manter os braços estendidos e pedir para verbalizar "o rato roeu a roupa do rei de Roma". Sua aplicação tem como objetivo identificar quadros de AVE em emergências clínicas.
Respostas de Tatiane Oliveira. Não sei porque mas o blog não aceita meu email como identificação.
Excluirola sou a aluna : mirlane de f. tavares
ResponderExcluirAluna Luciana de Almeida 14 de maio de 2012.
ExcluirI)Sim. Porque procuraria também fazer minha bio-proteção, procuraria saber quantas vítimas,procurando dar também um atendimento de qualidade.Veria se a vítima estava responsiva e se tem pulso para então promover a sequência dos 5 ciclos de compressões toráxicas, mesmo enquanto estivéssemos a caminho do hospital.
II)resposta B. Porque pacientes com assistolia, está com falta de contração e o correto a se aplicar nesses casos são as compressões toráxicas.
III)resposta E
IV) Primeiro sempre avaliando a cena. letra e. Ordem: e), d), c), b) e a).
1)Chamar o socorro.
2)Choque Cardiogênico.Dar um atendimento de qualidade não parando de fazer os cinco ciclos.
V)Para pacientes com AVC. Descrever os locais mais comuns que ocorrem os AVC e fazer sua avaliação.Aplica a escala em ordem sem voltar para mudar algum item.
Adriana Cabanez Silva
ResponderExcluirRespostas do 2º fórum
I 1- Sim. Os socorristas não verificaram se a cena estava de fato segura e não sabiam o número exato de vítimas a ser socorridas.
II- letra C
III- letra A
IV- e)d)b)c)a)
IV-1- Bioproteção, verificação de nº de vítimas e o que aconteceu de fato.
IV-2- Trauma ósseo. Controlar hemorragia.
V- A escala de Cincinati se aplica na avaliação direta do paciente, sendo observada e testada face, ombros e fala do mesmo. Esta escala tem o objetivo de detectar algumas patologias, entre elas um acidente vascular encefálico.
I- Sim. Observaria a cinemática do trauma, pois aliada aos conhecimentos da anatomia com as leis da física, seria possível estimar as lesões decorrentes relacionadas ao trauma permitindo reduzir sequelas, dar o socorro adequado e salvas-vidas.
ResponderExcluirII- C
III- D
IV- E-D-B-A-C
1- Administrar oxigênio e acesso venoso e resposição volêmica, manter a vitima aquecida.
2- Choque Hipovolêmico. Medidas a ser tomada: manter via aérea permeável, oxigênação restaurada, ter acesso venoso para reposição volêmica, ser rápida e eficientemente imobilizada e transportada imediatamente ao hospital para receber o tratamento definitivo.
V- No pré-hospitalar devemos estar atento e avaliar 3 itens( assimetria facil, força nos braços e linguagem) Tem como objetivo a rápida identificação de sinais e sintomas que indiquem um AVC, apoio as funções vitais e transporte rápido da vítima. É utilizada para diagnosticar um AVC.
Fabiana de Souza 18 de maio.
ResponderExcluir1- Eu acho que todo protocolo foi realizado. Oque aconteceu, quanto tempo, numero de vítimas,cena segura e bio segurança.
2- a). Executaria o choque do DEA, após o choque o próprio DEA indicaria se era para fazer a RCP. Sendo que eu tenho 2 minutos para fazer a manobra para depois deste tempo o DEA fazer outra avaliação.
3- e
4- b
4- 1) o protocolo é CABD.
4- 2) Fratura de úmero, controlar a hemorragia.
5- Pede para o paciente sorrir- para observar queda facial.
pede para estender os braços para observar debilidade dos braços.
pede para falar o rato roeu a roupa do rei de roma para verificar fala anormal. Isso é usado em pacientes suspeitos de AVC.
NIVALDO 18 de maio de 2012.
ResponderExcluir1- Todo protocolo foi realizado.
2- a) Faria o choque e depois se preciso faria a RCP.
3- e
4- e
4- 1 o protocolo é cabd.
4 2 fratura .
5- pedir para sorrir, estender os braços e pedir para falar. em pacientes com suspeita de AVC.
Questão 1:
ResponderExcluirC - o DEA não dará o choque em assistolia.
Questão 2:
A - POis a mãe ñ sabe o q fazer.
Questão 3:
E,D,B,A e C / acionamento do suporte avançado de resgate./ Hemarragia, compressão no local.
Questão 4:
Seu objetivo é caracterizar o AVC no atendimento pré-hospitalar.Devemos fazer 3 coisas com a pessoa:
- pedir que sorria;
- pedir que levante os dois braços;
- pedir que fale.
Se tiver alteração em algum desses processos, é necessário ir o mais rápido possível para o ambiente hospitalar, uma vez que o tempo sempre é uma arma preciosa para lidar com situações de urgência e emergência.
Aluna: Samanta
ResponderExcluirQuestão 1 - Não - Pois todo o protocolo foi realizado de forma adequada e com agilidade, observando os 5 passos do atendimento de socorro.
Questão 2 - letra D
Questão 3 - letra E
Questão 4 - E, D, A, B, C
4.1 - Acionar unidade de socorro especializada.
4.2 - Hemorragia - Realizar o controle do sangramento realizando uma compressão local.
Questão 5 - Aplica-se solicitando que o paciente realize determinados movimentos, cujos respostas motoras determinaram o grau de comprometimento que pode identificar um possível AVE.
Aluno: Armindo
ResponderExcluirQuestão 1 - Não - Pq todo o protocolo foi realizado adequadamento e com agilidade, observando os 5 passos do atendimento de socorro.
Questão 2 - letra D
Questão 3 - letra E
Questão 4 - E, D, A, B, C
4.1 - Chamar o socorro especializado.
4.2 - Hemorragia - Realizar compressão local pra controlar o sangramento.
Questão 5 - Solicitando que o paciente responda a determinados estímulos, e de acordo com as respostas motoras determinaram o grau de comprometimento que pode identificar um possível AVE.
Para a segurança de cena foi realizado somente a mudança do fluxo da rodovia, porém deve-se também observar o risco de explosão devido ao combustível na pista.Realizaram a bioproteção, perguntaram o que houve e quanto tempo, porém não se atentaram para o número de vítimas e para a valiar a necessidade de chamar outra unidade móvel de resgate a fim de auxiliar o transporte das vítimas. eu realizaria a classificação de risco das vítimas para ordenar o atendimento, e me identificaria para as vítimas como socorrista e perguntaria se poderia ajudar. Por fim realizaria o CABD de acordo com a necessidade e faria o transporte para o Hospital de referência.
ResponderExcluirII- Letra C. Quando o coração está em assistolia é necessário realizar compressão torácica, e após, o DEA deve avaliar se há presença de fibrilação para indicar o choque.
III - Letra E
IV - EDCBA
*A etapa faltante seria chamar o socorro.
*O quadro traumático citado é o choque hipovolêmico e deve ser realizada compressão no local para evitar a perda sanguínea.
V - A escala de Cincinati deve ser aplicada a partir da realização de 3 etapas na vítima:
1ª Pedir para mostrar os dentes ou sorrir, a fim de verificar queda facial;
2ª Pedir para que feche os olhos e manter os braços estendidos, a fim de observar coordenação dos membros;
3ªPedir para dizer uma frase, a fim de verificar distorções na fala.
*Sua realização objetiva identificar a ocorrência de um AVC, podendo ser utilizada em casos de hemorragia intracranianas e queda do nível de consciência
1 os socorristas deveriam ter perguntado quantas vitimas tinha.2 resposta c.3 resposta b. 4 resposta e,d,b,c,a
ResponderExcluirAluno: Renatão gostosão
helisabete coutinho
ResponderExcluirI-sim só faltou mesmo verificar a possível existencia de outras vítimas ao redor da cena para que nenhuma vítima fosse deixada para trás.
II-c
III-C
IV-E,D,B,C,A.
RESPONDENDO AINDA
1-CHAMAR O SOCORRO
2-Cinemática do trauma. O socorrista dentro de um bom pré atendimento a vítima poderá passar as informações necessárias e de suma importância ao médico que o receberá
V-Em caso de AVC tem como objetivo verificar o índice de consciência do paciente.
1. Queda facial
2. Debilidade dos braços
3. Fala anormal
Claudia Ribeiro
ResponderExcluirSim.Faltou observar outros riscos ja que se trata de um acidente entre veiculos com grande intensidade. nº de vitima. Sera q os veiculos seriam o bastante pra remoção? Antes de remover fazer todo processo de imobilização necessarios.
II- letra c. O DEA só tem resposta em caso de fibrilação.
ResponderExcluirIII- Letra E
IV- letras e,d,a,b, e c.
1- Chamar o socorro
2- Choque hipovolemico - Compressão no local pra conter hemorragia.
V- No caso de identificação de AVC
Pede-se pra a pessoa sorrir, estender os braços, falar. As respostas estarão comprometidas.
I- Sim.
ResponderExcluirSe assegurar se a via esta bloqueada no sentido do acidente para asegurança da equipe de resgate e não causar ou acidente observar se não a risco de explosão.Bioproteção ,observar o numero de vitimas se a vitimas entre as ferragens.Observar o grau de lezões nas vitimas e assim avaliar se possibilidade de levar as vitimas p o hospital mas proximo ou fazer os primeiros atendimentos no local.
II- letra B
III-letra C
IV-E,C,B,D,A.
IV.1 Chamar o socorro.
IV.2 Choque Hipovolemico fazer compressão no ferrimento para controlar a hemorragia.
V- Fazer uma avaliação no local que ocorreu o AVC e verificar a fala se esta anormal ou não.
Fórum 2
ResponderExcluir1. Observaria a cinemática do trauma, pois colocada junto com os conhecimentos de anatomia, seria possível
avaliar e estimar as lesões decorrentes do trauma. Permitindo reduzir sequelas e dar um socorro adequado e salvar a vida.
2. C
3. D
4. E-D-B-A-C
responda ainda:
4.1. Administrar oxigênio e acesso venoso, fazer a reposição volêmica e manter a vítima aquecida.
4.2. Choque Hipovolêmico, fazer compressão no ferimento para controlar a hemorragia.
5. A escala de Cincinati deve ser aplicada a partir da realização de 3 etapas na vítima:
1ª Pedir para mostrar os dentes ou sorrir, a fim de verificar queda facial;
2ª Pedir para que feche os olhos e manter os braços estendidos, a fim de observar coordenação dos membros;
3ªPedir para dizer uma frase, a fim de verificar distorções na fala.
Sua realização objetiva identificar a ocorrência de um AVC, podendo ser utilizada em casos de hemorragia intracranianas e queda do nível de consciência.
2 - o DEA nao da choque em assistolia entao eu transportaria a vitima o quanto antes para o hospital.
ResponderExcluir3 - acionar o socorro
4 - 1 E,C,D,B,A
2 chamar socorro
5 - em caso de AVC tem como verificar o nivel de conciencia da vitima pedindo q ela sorria, fale, mexa algum dos membros...
TATIANE OLIVEIRA
ResponderExcluirI. Sim, pois ao perguntar sobre o número de vítimas seria possível realizar o atendimento com o número adequado de unidades móveis. Além disso, seria necessário informar ao hospital sobre o ocorrido, proceder a identificação dos socorristas e a classificação de risco das vítimas.
II. Resposta C. Para que o DEA indique o choque elétrico o coração deve estar fibrilando. Neste caso o coração sem contração necessitava da compressão torácica para fibrilar.
III. Resposta E.
IV. Ordem dos eventos EDCBA.
1. Chamar o socorro.
2. Choque hipovolêmico. Compressão no local do ferimento.
V. Deve ser aplicada quando há rebaixamento do nível de consciência para avaliar sinais e sintomas como queda facial, debilidade dos braços e fala anormal através de testes como pedir ao paciente para mostrar os dentes, fechar os olhos e manter os braços estendidos e pedir para verbalizar "o rato roeu a roupa do rei de Roma". Sua aplicação tem como objetivo identificar quadros de AVE em emergências clínicas.