1- Mecâmismo de lesão: # Térmicas: causadas pelo calor, podendo ser provocada por gases, liquidos ou sólidos quentes. # Quimicas: Causadas pelo contato de substâncias corrosivas liquidas ou sólidas com a pele #Elétricas: causada pela passagem da corrente elétrica no tecido. #Radiacção: causada pela exposição á luz solar ou a fontes nucleares. Avaliação da lesão: # 1º Grau:( superficiais): Atingem somente a epiderme 2º Grau: ( espessura Parcial): Atingem a epiderme e a derme. 3º Grau: ( espessura Total): atingem toda a espessura da pele e chegam ao tecido subcutâneo. 2- Técnicas de controle de Hemorragias. # Método de pressão direta: utilizadas nos casos de hemorragias externas, que podem ser controladas pela aplicação de pressão direta na ferida, oque permite a interrupção do fluxo de sangue e favorece a formação do coagulo # Elevação da área traumatizada: quando uma extremidade é elevada de forma que a area ferida fiquem acima do nével do coração, a gravidade ajuda a diminuir o fluxo sanguineo. # Torniquete: Sempre ser considerado o ultimo recurso, so será utilizado se todos os outros métodos falharem. Deve ser colocada em torno de uma extremidade ate que todo o fluxo sanguineo pare. Aluna: Cintia Gastal
I – Quanto ao mecanismo de ação elas podem ser: *Térmicas: causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas; *Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; *Químicas : resultantes do contato de substâncias corrosivas, líquidas ou sólidas com a pele; *Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares
Quanto ao grau elas podem ser: 1° GRAU – Acomete a epiderme superficial, apresenta eritema e dor 2° GRAU – *SUPERFICIAL: acomete epiderme e derme superficial, apresenta eritema, bolhas e dor; * PROFUNDA: acomete epiderme e derme profunda, apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e dor variável. 3° GRAU – Acomete epiderme e derme totais, com coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
II – A hemorragia pode ser controlada através de compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta em pontos arteriais.
Tatiane Oliveira 1. As queimaduras podem ser classificadas quanto ao mecanismo de ação e quanto ao grau respectivamente: térmicas causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas; elétricas a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; químicas resultantes do contato de substâncias corrosivas, líquidas ou sólidas com a pele; radiação resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. E 1° GRAU – Acomete a epiderme superficial, apresenta eritema e dor 2° GRAU – SUPERFICIAL: acomete epiderme e derme superficial, apresenta eritema, bolhas e dor; 2° GRAU PROFUNDA: acomete epiderme e derme profunda, apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e dor variável; 3° GRAU – Acomete epiderme e derme totais, com coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
2. Podemos controlar a hemorragia por meio da compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta em pontos arteriais.
Adriana Cabanez Silva Respostas do 3º fórum 1- As queimaduras podem ser classificadas como queimaduras térmicas quando estão associadas a condução de calor por líquidos ou qualquer reíduo quente como por exemplo queimaduras por água quente, explosão de gás, queimadura por ferro à vapor, entre outras.Podem também ser classificada como queimadura elétrica quando tem como causa a corrente elétrica, tal queimadura pode facilmente ocorrer com pipas próxima a rede elétrica. A queimadura química é outra forma da mesma, esta ocorre quando há envolvimento de substâncias corrosivas como o ácido metanóico utilizado em alisamentos de cabelo e formulação de corantes, este causa queimaduras na pele de quem o manipula sem EPI. Ainda tem a queimadura por radiação que é a consequência da exagerada exposição à luz do sol ou a outras fontes de energia como a exposição ao tratamento radioterapeuta.
2- O controle da hemorragia pode ser executado por meio da compressão direta da lesão, por pressão indireta, em pontos arteriais específicos ou por elevação da área traumatizada.
Carolina Trombini 1- Classificação quanto ao tipo: 1º Grau- é mais superficial, atinge somente s epiderme, coloração eritematosa é dolorosa. 2º Grau superficial- atinge epiderme e derme de coloração eritematosa e com presença de bolhas é dolorosa. 2º Grau profunda- atinge epiderme e derme profunda de coloração rósea ou esbranquiçada, pode ser dolorosa ou não. 3º Grau- atinge a epiderme e derme totais, de coloração branca, preta ou marrom, não é dolorida.
Classificação quanto ao mecanismo de ação: Térmicas- podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases, e também diretamente pelas chamas. Elétricas- a lesão é causada pelo calor produzida pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas- resultam do contato direto da substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação- resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta nos pontos arteriais próximos a lesão.
1)Queimaduras de 1º grau, 2º grau e 3º grau. Queimaduras pelo sol,por choque elétrico,por agentes químicos, em crianças. AS Térmicas podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e pelas chamas. As Elétricas causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. A Química pelo contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a apele. A Radiação pela exposição à luz solar ou fontes nucleares. As mais graves são as de 2º e 3º grau. Tudo que se pode fazer em relaçao a prevenção deve ser feito, pois tem simples cuidados que se podem ter mesmo dentro de casa; como uma panela com o cabo virado para dentro do fogão, um gás fechado, coisas quentes longe das crianças, um ferro elétrico, exposição ao sol em excesso...
2)- compressão direta da lesão. - elevação da área traumatizada. - pressão indireta (pontos arteriais).
Questão 1: Térmicas: Podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. Elétricas: A lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas liquidas ou sólidas com a pele. Radiação: Resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. Caracteristicas das queimaduras: 1º grau: atinge a epiderme superficial / eritema e dor. 2ºgrau superficial: atinge a epiderme e derme superficial / eritema, bolhas e dor. 2ºgrau profunda: atinge a epiderme e derme profunda / rósea ou esbranquiçada com dor variável. 3ºgrau: atinge a epiderme e derme totais, coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
Questão 2: Elevação do membro, compressão direta da lesão e pressão indireta.
Questão 1 - Térmicas: causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes; Químicas: causadas por ácidos ou álcalis; Por eletricidade: geralmente as lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo; Por radiação: causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações ionizantes. - 1º Grau - queimaduras que atingem a epiderme; - 2º grau - queimaduras que atingem a epiderme e derme; - 3º grau - queimaduras que atingem aos tecidos subcutâneos, aos músculos, nervos e ossos, e destróem as terminações nervosa.
Questão 2 - - Pressão direta da lesão; - Aplicação de gelo na área da lesão; - Elevação do membro afetado.
Questão 1 - Térmicas: causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes; Químicas: causadas por ácidos ou álcalis; Por eletricidade: causada por uma descarga elétrica no organismo, causando geralmente lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo; Por radiação: causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações ionizantes. 1º Grau - queimaduras que atingem a epiderme; 2º grau - queimaduras que atingem a epiderme e derme; 3º grau - queimaduras que atingem aos tecidos subcutâneos, aos músculos, nervos e ossos, e destróem as terminações nervosa.
Questão 2 - Pressão direta da lesão; Aplicação de gelo na área da lesão; Elevação do membro afetado.
Fabiana de Souza Leal, 22 de maio de 2012. 1) Quanto ao mecanismo da lesão as queimaduras poder ser térmicas- podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gazes e também diretamente pelas chamas. Elétricas- causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas- contato de substâncias corrosivas com a pele. Radiação- exposição a luz solar ou a fontes nucleares. Quanto ao tipo: primeito grau- acomete a camada mais supercial da pele , a epiderme. segundo grau- ocorre lesando a epiderme e a derme. segundo grau profunda- lesa mais profundamente a epiderme e a derme. terceiro grau- lesa totalmente a epiderme e a derme. 2) 1- compressão direta da lesão. 2- elevação da área traumatizada. 3- pressão indireta(pontos arteriais).ok.
Nivaldo,22 de maio de 2012. 1- As queimaduras podem ser térmicas, elétricas, químicas e por radiação. podem ser de primeiro grau que queima a epiderme; de segundo grau que lesa a epiderme e a derme; e terceiro grau que queima totalmente a epiderme e a derme. 2- 1- Comprimir diretamente a lesão;2- elevar a área afetada; 3- compressão indireta nos pontos arteriais.
3° forun; queimaduras de 1°gral a vitima fica com muito dor no local e fica vermelho. 2° gral dor no local e aproximadamente 2 dias depois aparecem as bolhas. 3° gral queima todos os tecidos e não a dor no local da queimadura .
Por produtos químicos; podem causar queimaduras interna e externa . Podemos evitar queimaduras tomando os seguintes cuidados; quando for utilizar o fogão a gás, não deixe os cabos das panelas voltados para fora do fogão, dessa forma podemos evitar.
Quando há uma queimadura provocada pelos raios ultra violeta , fica vermelho e marcado o local exposto existe uma dor que não permite que você possa se vestir sem que seja incomodado. Por choques elétrico; e característico por deixar cortes e também arranca tecidos humanos com muita brutalidade.
que uma criança possa puxar esse cabo e sofrer queimaduras, não soltar pipas perto de redes elétricas, tomar cuidado com fogo, fogos de artifício, tomadas , fios desencapado, bebidas em temperatura muito elevada, fazer sempre a manutenção das mangueiras do gás de cozinha,
helisabete coutinho 1-Queimaduras: As queimaduras são classificadas em três formas, a profundidade, a extensão e a localização. As queimaduras são de acordo com a profundidade: a)Superficiais - quando atinge a pele. b)Profunda - quando há destruição total da pele; Tipo de queimadura, ela pode ser dividida: Primeiro Grau - Lesão na superfície da pele, (vermelhidão no local sem bolhas. Segundo Grau - Lesão das camadas mais profundas da pele com bolhas, com camadas da pele, dor,ardência . Terceiro Grau -Lesão de todas as camadas da pele comprometendo os tecidos mais profundo, as vezes até o osso. Prevenção -Principalmente as crianças é necessário maior cuidado pois as panelas com os cabos para fora, toalhas com as pontas penduradas é um perigo. Medidas de prevenção - Colocar as panelas com o cabo para fora do fogão, não soltar pipas perto da rede elétrica, ter cuidado com as ligações mal feitas. As crianças são o foco mais atingido pois não entende é curiosa, nós não podemos facilitar, não deixando coisas quente perto delas, cabo de panela deve ser colocado para dentro, de preferência nos queimadores de trás, não deixar ao alcance delas produtos químicos, nem caixa de fosfóro em local que elas consiga pegar, sempre que for tomar sol colocar protetor solar, cuidado ao manusear alcool e gasolina. Cuidado - Na área queimada só poderá ser retirado os objetos que tiverem fácil de sair, nunca forçar. Colocar compressas úmidas no local para aliviar a dor. Lave com água corrente. Nunca colocar gelo, pasta de dente, nem clara de ovo pois ela pode piorar a queimadura e dá infecção, não estoure as bolhas(elas são a defesa do nosso organismo). Queimaduras nas mãos, nos pés e nas áreas genitais são as mais graves, deve ser encaminhada para o hospital. 2-- Compressão direta da lesão - Elevação da área traumatizada - Pressão indireta (pontos arteriais)
JULIANO 1- Mecanismo de ação: Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas. Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. 1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor. 2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema. 2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada. 3ºgrau: acomete totalmente a epiderme,derme, musculos e as vezes até os ossos e apresenta ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom. 2 - Cite 03 técnicas de controle de Hemorragia. - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
JULIANO 1- Mecanismo de ação: Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas. Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. 1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor. 2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema. 2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada. 3ºgrau: acomete totalmente a epiderme,derme, musculos e as vezes até os ossos e apresenta ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom. 2 - Cite 03 técnicas de controle de Hemorragia. - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada e; - Pressão indireta (pontos arteriais).
Claudia Ribeiro 1)Primeiro grau - atinge a epiderme superficialmente, fica vermelha e com presença de dor. Segundo grau superficial - atinge a epiderme e derme superficial com vermelhidão e bolhas, presença de dor. E uma queimadura grave. Segundo grau profunda - atinge a epiderme e derme profundacom aparencia rosea ou esbranquiçada dor variavel Tbm considerada grave. Terceiro grau - Atinge a epiderme e derme totais, cor branca, preta ou marrom e ainda ausencia de dor.
2) Compressão direta da lesão; Elevação da área traumatizada, Pressão direta de pontos arteriais.
Os mecanismos de lesão podem ser classificados em: *Quimicos: Causados pelo contato de subistâncias corrosivas,liquidasou solidas em contato com a pele. *Térmicos: É causada pela condução de calor através de solidos e liquidos,epor meio de gases quentes. *Radiação: E causada pela exposiçao a luz solar ou fontes nucleares. *Elétrica: Causada pela corrente elétrica . Grau de Lesão 1ºGrau- É causada superficialmente e atinge somente a eliderme. 2ºGrau- E parcial e atinge alem da camada da epiderme e a derme toda a sua expessura da pele e chegar a parte do tecido subcultaneo. O controle de hemorragia. Éla pode ser feita atraves da compressão direta na lesão da area que sofreu o trauma.
1. Queimaduras de 1º grau: também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas.
Queimaduras de 2º grau: atualmente é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. A queimadura de 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas; não costuma deixar cicatriz mas o local da lesão pode ser mais claro.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes
Queimaduras de 3º grau: são as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.
Os mecanismos de lesão podem ser classificados em: *Quimicos: Causados pelo contato de subistâncias corrosivas,liquidasou solidas em contato com a pele. *Térmicos: É causada pela condução de calor através de solidos e liquidos,epor meio de gases quentes. *Radiação: E causada pela exposiçao a luz solar ou fontes nucleares. *Elétrica: Causada pela corrente elétrica .
2. 1. Compressão directa sobre a lesão 2. Elevação do membro lesado 3. Compressão dos pontos arteriais
Recuperação em 2 a 3 semanas, por conservação de elementos viáveis para a regeneração dos tecidos Presença de despigmentação
2º Grau Profundo Flictenas ou não Aspecto húmido Vermelho brilhante ou esbranquiçado Destruição parcial de terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas Dor maior ou menor, dependendo da superfície nervosa atingida Hipersensibilidade A presença de infecção pode conduzir a um 3º Grau Cicatrização espontânea de forma lenta ou necessidade de enxerto em caso de aprofundamento da queimadura Pode levar a retracção cicatricial e cicatrizes hipertróficas
3º Grau
Epiderme, Derme e por vezes tecido subcutâneo; ossos e músculos.
Seca Branca pálida (aspecto de couro) ou carbonizada Rígida e sem elasticidade Destruição total de terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas (possível destruição óssea)
Indolor Edema Choque Possibilidade de porta de entrada e de saída na queimadura eléctrica
Recuperação com tratamento cirúrgico obrigatório (desbridamento e enxerto) em tempo variável Possível retracção e perda da forma e função da pele Possível perda de extremidades (dedo, mão, pé)
questao 2 elevacao do membro afetado curativo compressivo pressao direta na arteria proximal
Térmicas= condução de calor atrvés de liquido, sólido e chamas de foo. Elétricas=passagem de corrente elétrica no tecido. Quimicas=substancias corrosivas´liquidas ou sólidas em contato com pele Radiação= luz solar ou fontes nucleares quanto ao grau
continuação quanto ao grau 1* Epiderme superficial,eritema e dor 2* Superficial= acomete epiderme e derme, bolhas e dor 2* Profunda acomete epiderme e derme coloração rosea e esbranquisada 3*Grau= Epiderme e derme total coloração branca e preta ou marrom e sem dor
Hemorragia= pode ser controlada atrves de comprensao direta, elevaçao da area e pressao indireta em pontos arteriais
1- Mecâmismo de lesão:
ResponderExcluir# Térmicas: causadas pelo calor, podendo ser provocada por gases, liquidos ou sólidos quentes.
# Quimicas: Causadas pelo contato de substâncias corrosivas liquidas ou sólidas com a pele
#Elétricas: causada pela passagem da corrente elétrica no tecido.
#Radiacção: causada pela exposição á luz solar ou a fontes nucleares.
Avaliação da lesão:
# 1º Grau:( superficiais): Atingem somente a epiderme
2º Grau: ( espessura Parcial): Atingem a epiderme e a derme.
3º Grau: ( espessura Total): atingem toda a espessura da pele e chegam ao tecido subcutâneo.
2- Técnicas de controle de Hemorragias.
# Método de pressão direta: utilizadas nos casos de hemorragias externas, que podem ser controladas pela aplicação de pressão direta na ferida, oque permite a interrupção do fluxo de sangue e favorece a formação do coagulo
# Elevação da área traumatizada: quando uma extremidade é elevada de forma que a area ferida fiquem acima do nével do coração, a gravidade ajuda a diminuir o fluxo sanguineo.
# Torniquete: Sempre ser considerado o ultimo recurso, so será utilizado se todos os outros métodos falharem. Deve ser colocada em torno de uma extremidade ate que todo o fluxo sanguineo pare.
Aluna: Cintia Gastal
Rosália Bibiano
ResponderExcluirI – Quanto ao mecanismo de ação elas podem ser:
*Térmicas: causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas;
*Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido;
*Químicas : resultantes do contato de substâncias corrosivas, líquidas ou sólidas com a pele;
*Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares
Quanto ao grau elas podem ser:
1° GRAU – Acomete a epiderme superficial, apresenta eritema e dor
2° GRAU – *SUPERFICIAL: acomete epiderme e derme superficial, apresenta eritema, bolhas e dor;
* PROFUNDA: acomete epiderme e derme profunda, apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e dor variável.
3° GRAU – Acomete epiderme e derme totais, com coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
II – A hemorragia pode ser controlada através de compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta em pontos arteriais.
Tatiane Oliveira
ResponderExcluir1. As queimaduras podem ser classificadas quanto ao mecanismo de ação e quanto ao grau respectivamente: térmicas causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas; elétricas a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido; químicas resultantes do contato de substâncias corrosivas, líquidas ou sólidas com a pele; radiação resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. E 1° GRAU – Acomete a epiderme superficial, apresenta eritema e dor
2° GRAU – SUPERFICIAL: acomete epiderme e derme superficial, apresenta eritema, bolhas e dor; 2° GRAU PROFUNDA: acomete epiderme e derme profunda, apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e dor variável; 3° GRAU – Acomete epiderme e derme totais, com coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
2. Podemos controlar a hemorragia por meio da compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta em pontos arteriais.
Adriana Cabanez Silva
ResponderExcluirRespostas do 3º fórum
1- As queimaduras podem ser classificadas como queimaduras térmicas quando estão associadas a condução de calor por líquidos ou qualquer reíduo quente como por exemplo queimaduras por água quente, explosão de gás, queimadura por ferro à vapor, entre outras.Podem também ser classificada como queimadura elétrica quando tem como causa a corrente elétrica, tal queimadura pode facilmente ocorrer com pipas próxima a rede elétrica. A queimadura química é outra forma da mesma, esta ocorre quando há envolvimento de substâncias corrosivas como o ácido metanóico utilizado em alisamentos de cabelo e formulação de corantes, este causa queimaduras na pele de quem o manipula sem EPI. Ainda tem a queimadura por radiação que é a consequência da exagerada exposição à luz do sol ou a outras fontes de energia como a exposição ao tratamento radioterapeuta.
2- O controle da hemorragia pode ser executado por meio da compressão direta da lesão, por pressão indireta, em pontos arteriais específicos ou por elevação da área traumatizada.
Carolina Trombini
ResponderExcluir1- Classificação quanto ao tipo:
1º Grau- é mais superficial, atinge somente s epiderme, coloração eritematosa é dolorosa.
2º Grau superficial- atinge epiderme e derme de coloração eritematosa e com presença de bolhas é dolorosa.
2º Grau profunda- atinge epiderme e derme profunda de coloração rósea ou esbranquiçada, pode ser dolorosa ou não.
3º Grau- atinge a epiderme e derme totais, de coloração branca, preta ou marrom, não é dolorida.
Classificação quanto ao mecanismo de ação:
Térmicas- podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases, e também diretamente pelas chamas.
Elétricas- a lesão é causada pelo calor produzida pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas- resultam do contato direto da substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação- resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta nos pontos arteriais próximos a lesão.
Aluna Luciana de Almeida 14/05/2012
ResponderExcluir1)Queimaduras de 1º grau, 2º grau e 3º grau.
Queimaduras pelo sol,por choque elétrico,por agentes químicos, em crianças.
AS Térmicas podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e pelas chamas.
As Elétricas causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
A Química pelo contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a apele.
A Radiação pela exposição à luz solar ou fontes nucleares.
As mais graves são as de 2º e 3º grau.
Tudo que se pode fazer em relaçao a prevenção deve ser feito, pois tem simples cuidados que se podem ter mesmo dentro de casa; como uma panela com o cabo virado para dentro do fogão, um gás fechado, coisas quentes longe das crianças, um ferro elétrico, exposição ao sol em excesso...
2)- compressão direta da lesão.
- elevação da área traumatizada.
- pressão indireta (pontos arteriais).
Questão 1:
ResponderExcluirTérmicas: Podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
Elétricas: A lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas liquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: Resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Caracteristicas das queimaduras:
1º grau: atinge a epiderme superficial / eritema e dor.
2ºgrau superficial: atinge a epiderme e derme superficial / eritema, bolhas e dor.
2ºgrau profunda: atinge a epiderme e derme profunda / rósea ou esbranquiçada com dor variável.
3ºgrau: atinge a epiderme e derme totais, coloração branca, preta ou marrom e dor ausente.
Questão 2:
Elevação do membro, compressão direta da lesão e pressão indireta.
Aluna: Samanta
ResponderExcluirQuestão 1 -
Térmicas: causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes;
Químicas: causadas por ácidos ou álcalis;
Por eletricidade: geralmente as lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo;
Por radiação: causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações ionizantes.
- 1º Grau - queimaduras que atingem a epiderme;
- 2º grau - queimaduras que atingem a epiderme e derme;
- 3º grau - queimaduras que atingem aos tecidos subcutâneos, aos músculos, nervos e ossos, e destróem as terminações nervosa.
Questão 2 -
- Pressão direta da lesão;
- Aplicação de gelo na área da lesão;
- Elevação do membro afetado.
Aluno: Armindo
ResponderExcluirQuestão 1 -
Térmicas: causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes;
Químicas: causadas por ácidos ou álcalis;
Por eletricidade: causada por uma descarga elétrica no organismo, causando geralmente lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo;
Por radiação: causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações ionizantes.
1º Grau - queimaduras que atingem a epiderme;
2º grau - queimaduras que atingem a epiderme e derme;
3º grau - queimaduras que atingem aos tecidos subcutâneos, aos músculos, nervos e ossos, e destróem as terminações nervosa.
Questão 2 -
Pressão direta da lesão;
Aplicação de gelo na área da lesão;
Elevação do membro afetado.
Fabiana de Souza Leal, 22 de maio de 2012.
ResponderExcluir1) Quanto ao mecanismo da lesão as queimaduras poder ser térmicas- podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gazes e também diretamente pelas chamas.
Elétricas- causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas- contato de substâncias corrosivas com a pele.
Radiação- exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao tipo:
primeito grau- acomete a camada mais supercial da pele , a epiderme.
segundo grau- ocorre lesando a epiderme e a derme.
segundo grau profunda- lesa mais profundamente a epiderme e a derme.
terceiro grau- lesa totalmente a epiderme e a derme.
2) 1- compressão direta da lesão.
2- elevação da área traumatizada.
3- pressão indireta(pontos arteriais).ok.
Nivaldo,22 de maio de 2012.
ResponderExcluir1- As queimaduras podem ser térmicas, elétricas, químicas e por radiação.
podem ser de primeiro grau que queima a epiderme; de segundo grau que lesa a epiderme e a derme; e terceiro grau que queima totalmente a epiderme e a derme.
2- 1- Comprimir diretamente a lesão;2- elevar a área afetada; 3- compressão indireta nos pontos arteriais.
3° forun; queimaduras de 1°gral a vitima fica com muito dor no local e fica vermelho. 2° gral dor no local e aproximadamente 2 dias depois aparecem as bolhas. 3° gral queima todos os tecidos e não a dor no local da queimadura .
ResponderExcluirPor produtos químicos; podem causar queimaduras interna e externa . Podemos evitar queimaduras tomando os seguintes cuidados; quando for utilizar o fogão a gás, não deixe os cabos das panelas voltados para fora do fogão, dessa forma podemos evitar.
Quando há uma queimadura provocada pelos raios ultra violeta , fica vermelho e marcado o local exposto existe uma dor que não permite que você possa se vestir sem que seja incomodado. Por choques elétrico; e característico por deixar cortes e também arranca tecidos humanos com muita brutalidade.
que uma criança possa puxar esse cabo e sofrer queimaduras, não soltar pipas perto de redes elétricas, tomar cuidado com fogo, fogos de artifício, tomadas , fios desencapado, bebidas em temperatura muito elevada, fazer sempre a manutenção das mangueiras do gás de cozinha,
Aluno: Renatão gostosão
helisabete coutinho
ResponderExcluir1-Queimaduras:
As queimaduras são classificadas em três formas, a profundidade, a extensão e a localização. As queimaduras são de acordo com a profundidade:
a)Superficiais - quando atinge a pele.
b)Profunda - quando há destruição total da pele;
Tipo de queimadura, ela pode ser dividida:
Primeiro Grau - Lesão na superfície da pele, (vermelhidão no local sem bolhas.
Segundo Grau - Lesão das camadas mais profundas da pele com bolhas, com camadas da pele, dor,ardência .
Terceiro Grau -Lesão de todas as camadas da pele comprometendo os tecidos mais profundo, as vezes até o osso.
Prevenção -Principalmente as crianças é necessário maior cuidado pois as panelas com os cabos para fora, toalhas com as pontas penduradas é um perigo.
Medidas de prevenção - Colocar as panelas com o cabo para fora do fogão, não soltar pipas perto da rede elétrica, ter cuidado com as ligações mal feitas. As crianças são o foco mais atingido pois não entende é curiosa, nós não podemos facilitar, não deixando coisas quente perto delas, cabo de panela deve ser colocado para dentro, de preferência nos queimadores de trás, não deixar ao alcance delas produtos químicos, nem caixa de fosfóro em local que elas consiga pegar, sempre que for tomar sol colocar protetor solar, cuidado ao manusear alcool e gasolina.
Cuidado - Na área queimada só poderá ser retirado os objetos que tiverem fácil de sair, nunca forçar.
Colocar compressas úmidas no local para aliviar a dor.
Lave com água corrente.
Nunca colocar gelo, pasta de dente, nem clara de ovo pois ela pode piorar a queimadura e dá infecção, não estoure as bolhas(elas são a defesa do nosso organismo).
Queimaduras nas mãos, nos pés e nas áreas genitais são as mais graves, deve ser encaminhada para o hospital.
2-- Compressão direta da lesão
- Elevação da área traumatizada
- Pressão indireta (pontos arteriais)
JULIANO
ResponderExcluir1- Mecanismo de ação:
Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas.
Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor.
2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema.
2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada.
3ºgrau: acomete totalmente a epiderme,derme, musculos e as vezes até os ossos e apresenta ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2 - Cite 03 técnicas de controle de Hemorragia.
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
JULIANO
ResponderExcluir1- Mecanismo de ação:
Térmicas: Causadas pela condução de calor através de líquidos , sólidos, gases e chamas.
Elétricas: Causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: Resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: Resulta da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
1ºgrau: acomete a epiderme superficial, forma-se um eritema e há dor.
2ºgrau superficial: acomete a epiderme e a derme superficial, há dor e formam-se bolhas e eritema.
2º grau profunda: acomete a epiderme e a derme profunda, a dor é variável e a pele acometida torna-se rósea ou esbranquiçada.
3ºgrau: acomete totalmente a epiderme,derme, musculos e as vezes até os ossos e apresenta ausência de dor e a pele acometida torna-se branca, preta ou marrom.
2 - Cite 03 técnicas de controle de Hemorragia.
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada e;
- Pressão indireta (pontos arteriais).
Claudia Ribeiro
ResponderExcluir1)Primeiro grau - atinge a epiderme superficialmente, fica vermelha e com presença de dor.
Segundo grau superficial - atinge a epiderme e derme superficial com vermelhidão e bolhas, presença de dor. E uma queimadura grave.
Segundo grau profunda - atinge a epiderme e derme profundacom aparencia rosea ou esbranquiçada dor variavel Tbm considerada grave.
Terceiro grau - Atinge a epiderme e derme totais, cor branca, preta ou marrom e ainda ausencia de dor.
2) Compressão direta da lesão;
Elevação da área traumatizada,
Pressão direta de pontos arteriais.
Os mecanismos de lesão podem ser classificados em:
ResponderExcluir*Quimicos:
Causados pelo contato de subistâncias corrosivas,liquidasou solidas em contato com a pele.
*Térmicos:
É causada pela condução de calor através de solidos e liquidos,epor meio de gases quentes.
*Radiação:
E causada pela exposiçao a luz solar ou fontes nucleares.
*Elétrica:
Causada pela corrente elétrica .
Grau de Lesão
1ºGrau- É causada superficialmente e atinge somente a eliderme.
2ºGrau- E parcial e atinge alem da camada da epiderme e a derme toda a sua expessura da pele e chegar a parte do tecido subcultaneo.
O controle de hemorragia.
Éla pode ser feita atraves da compressão direta
na lesão da area que sofreu o trauma.
1. Queimaduras de 1º grau: também chamada de queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo descamar e não deixam sequelas.
ResponderExcluirQueimaduras de 2º grau: atualmente é dividida em 2º grau superficial e 2º grau profundo. A queimadura de 2º grau superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. Os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau incluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. A cura é mais demorada podendo levar até 3 semanas; não costuma deixar cicatriz mas o local da lesão pode ser mais claro.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes
Queimaduras de 3º grau: são as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, podendo inclusive atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.
Os mecanismos de lesão podem ser classificados em:
*Quimicos: Causados pelo contato de subistâncias corrosivas,liquidasou solidas em contato com a pele.
*Térmicos: É causada pela condução de calor através de solidos e liquidos,epor meio de gases quentes.
*Radiação: E causada pela exposiçao a luz solar ou fontes nucleares.
*Elétrica: Causada pela corrente elétrica .
2.
1. Compressão directa sobre a lesão
2. Elevação do membro lesado
3. Compressão dos pontos arteriais
Camada de
ResponderExcluirPele Afectada
Aparência da Lesão
Sintomas
Tempo aproximado de Cicatrização/Sequelas
1º Grau
Epiderme
Seca
Rubor
Edema mínimo ou ausente
Dor que suaviza com o frio
Hipersensibilidade
Recuperação em 2 a 5 dias, com possível descamação
Sem sequelas
2º Grau
Epiderme e parte da Derme
2º Grau Superficial
Flictenas
Aspecto húmido (exsudativo)
Aspecto rosado
Edema
Dor
Hipersensibilidade
Recuperação em 2 a 3 semanas, por conservação de elementos viáveis para a regeneração dos tecidos
Presença de despigmentação
2º Grau Profundo
Flictenas ou não
Aspecto húmido
Vermelho brilhante ou esbranquiçado
Destruição parcial de terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas
Dor maior ou menor, dependendo da superfície nervosa atingida
Hipersensibilidade
A presença de infecção pode conduzir a um 3º Grau
Cicatrização espontânea de forma lenta ou necessidade de enxerto em caso de aprofundamento da queimadura
Pode levar a retracção cicatricial e cicatrizes hipertróficas
3º Grau
Epiderme, Derme e por vezes tecido subcutâneo; ossos e músculos.
Seca
Branca pálida (aspecto de couro) ou carbonizada
Rígida e sem elasticidade
Destruição total de terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas (possível destruição óssea)
Indolor
Edema
Choque
Possibilidade de porta de entrada e de saída na queimadura eléctrica
Recuperação com tratamento cirúrgico obrigatório (desbridamento e enxerto) em tempo variável
Possível retracção e perda da forma e função da pele
Possível perda de extremidades (dedo, mão, pé)
questao 2
elevacao do membro afetado
curativo compressivo
pressao direta na arteria proximal
Térmicas= condução de calor atrvés de liquido, sólido e chamas de foo.
ResponderExcluirElétricas=passagem de corrente elétrica no tecido.
Quimicas=substancias corrosivas´liquidas ou sólidas em contato com pele
Radiação= luz solar ou fontes nucleares
quanto ao grau
continuação
ResponderExcluirquanto ao grau
1* Epiderme superficial,eritema e dor
2* Superficial= acomete epiderme e derme, bolhas e dor
2* Profunda acomete epiderme e derme coloração rosea e esbranquisada
3*Grau= Epiderme e derme total coloração branca e preta ou marrom e sem dor
Hemorragia= pode ser controlada atrves de comprensao direta, elevaçao da area e pressao indireta em pontos arteriais