Daniely Silva. 1-É classificada pela porcentagem de SCQ.Onde os dois utilizados são regra dos nove e a da palma. Quanto ao tipo: 1ºGrau-Queimadura de espessura facial- lesão na epiderme. 2ºGrau-Queimadura de espessura parcial profunda-lesão na epiderme e na derme. 3ºGrau-Queimadura de espessura completa-afetam a epiderme a derme e os tecidos abaixo da derme. 4ºGrau -Queimadura com necrose total, carbonização e tecido negro. E quanto a extensão: Pequeno queimado - 0 a 10% SCQ Médio queimado - 11 a 20% SCQ Grande queimado - >20% SCQ 2-Compressão direta da lesão,elevação da área traumatizada e torniquete. Aluna: Daniely Aparecida Ferreira da Silva
01- 1. TÉRMICA (provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor). 2. QUÍMICA (provocada por ácidos e bases). 2. ELÉTRICA (quando provocada por raios e corrente elétricas). 3. POR RADIAÇÃO (quando provocada por radiação nuclear).
Quanto a profundidade da queimadura (número de camadas de pele atingidas): 1. PRIMEIRO GRAU: atinge somente a epiderme Nessa queimadura, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura. 2. SEGUNDO GRAU: Atinge a epiderme estendo-se até a derme. Caracteriza-se pela presença das flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada. 3. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura e indolor. OBS: a queimadura não é obrigatoriamente uniforme! Podem ocorrer nos diversos graus e ao mesmo tempo.
02- TIPOS DE HEMORRAGIAS: • Arterial: Hemorragia que faz jorrar sangue pulsátil e de cor vermelho vivo. • Venosa: Hemorragia onde o sangue sai lento e contínuo, com cor vermelho escuro. • Capilar: O sangue sai lentamente dos vasos menores, na cor similar ao sangue venoso/arterial.
AS 3 TÉCNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIAS EXTERNAS: TÉCNICA DE COMPRESSÃO DIRETA Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
TÉCNICA DA ELEVAÇÃO Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
TÉCNICA DA COMPRESSÃO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
Segundo as mais recentes orientações, devemos ressaltar que o torniquete é uma técnica em abandono e os socorristas devem ser desencorajados ao seu uso
1- São classificadas pela porcentagem de SCQ, através da utilização das regras dos nove e da palma;
Quanto ao tipo são classificadas em : 1º grau: que atinge a epiderme superficial. Geralmente sendo provocada por sol, fogo, uma substância ou superfície quente. 2º grau: atinge epiderme e derme. Geralmente causadas por escaldaduras, chamas, líquidos superaquecidos. 3º grau: atinge epiderme, derme e hipoderme, podendo atingir todas as estruturas do corpo. Geralmente provocada por chamas, substâncias químicas, combustíveis infláveis e corrente elétrica. 4º grau: necrose total, carbonização e tecido negro.
Quanta extensão: Com relação a sua extensão, a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos nove.Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça outros 9%, tórax 9%, Abdômen 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante é o períneo. Para plantas pequenas, usa-se uma comparação da área queimada com a palma da mão do queimado: equivale a 1% da SCQ.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta.
1- É classificada pela porcentagem de supefiície corpórea que é medida de duas formas: - Regra dos nove que significa a soma da númeração de acordo com a parte do corpo afetada; - Regra da palma que apresenta pontuação de 1% da SCQ, desse modo podendo o socorrista estimar a extensão de uma queimadura calculando o n° de palmas. Quanto ao Tipo, pode ser classificada como: 1° Grau: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema; 2° Grau superficial: a epiderme e derme superficial são atingidas causando eritema, bolhas e dor; 2° Grau profunda: a epiderme e derme profunda são atingidas gerando uma cor rósea ou esbranquiçada com dor variável; 3° Grau: a epiderme e derme totais são atingidas gerando cor branca, preta ou marrom com ausência de dor. Os mecanismos de ação que podem levar a lesão são: fatores térmicos, elétricos, químicos e radiação.
2- São: - Compressão direta da lesão; - Elevação da área traumatizada; - Pressão indireta nos pontos arteriais.
01-É classificada de acordo com a porcentagem da supefície corpporal e é medida de duas maneiras: Regra dos nove que na qual corresponde a soma da númeração de acordo com a parte do corpo queimadA e outra forma é a regra da palma onde se apresenta 1% da SCQ. Quanto a classificação: PRIMEIRO GRAU: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema SEGUNDO GRAU SUPERFICIAL: Atinge a epiderme e derme causando flictenas (bolhas) e dor. SEGUNDO GRAU PROFUNDA: Neste tipo de queimadura são atingidas a epiderme e derme profundamente causando uma coloração rosa, as vezes esbranquiçada e dor. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas, derme, epiderme e percebe-se devidoa coloração esbranquiçada, marron ou preta em que que fica a pele. Mecanismo de ação podem ser Termicos, químicos, elétricos e por radiação.
02- TECNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIA: Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e a pressão indireta arterial.
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sóliod, gases e também diretamente as chamas. Queimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Queimaduras químicas: são o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente. Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dro. Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor. Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Compressão direta da lesão. Elevação da área traumatizada. Torniquete.
1)As queimaduras são classificadas quanto a extensão;Pequeno queimado quando a área afetada vai de 0 a 10% scq.Médio queimado quando a área afetada de 11 a 20% scq.Grande queimado quando a área corresponde a mais que 20% scq. Quando classificadas quanto a profundidade,são chamadas de;Queimadura de 1° grau são de espessura parcial,lesão na epiderme e não ocorre formação de bolhas. Queimadura de 2° grau são de espessura parcial profunda,lesão na epiderme e derme e ocorre formação de bolhas. Queimaduras de 3°grau são de espessura completa afetam a epiderme,a derme e os tecidos abaixo da derme são indolores e clareiam quando pressionadas.A coloração da área queimada varia de branca a preta.Queimadura de 4°grau apresentam necrose total,carbonização do tecido. Os agentes causais podem ser;térmicos provocados por calor,objetos queimados. Químicos provocados por ácidos,Elétricos provocados por raios e corrente elétricas,Radiação provocada por radiação nuclear.
2)Pressão indireta arterial,elevação da área traumatizada,torniquete em casos de amputação,compressão direta da lesão.
1- quanto ao mecanismo de lesão as queimaduras podem ser térmicas, químicas, por radiação ou por eletricidade. *as térmicas causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes. *as químicas causadas por ácidos ou álcalis, podem ser graves; necessitam de um correto atendimento pré-hospitalar, pois o manejo inadequado pode agravar as lesões. *por radiação geralmente as lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo, são extensas, enquanto as lesões das áreas de entrada e saída da corrente elétrica na superfície cutânea, pequenas. *por eletricidade causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações ionizantes. Quanto ao tipo, as queimaduras podem ser: *1° grau atinge somente a primeira camada da pele, e causa edema, calor e rubor. *2°grau atinge a epiderme e a derme e causam dor, calor, edema e bolhas. *3°grau atinge a epiderme, derme, e tecido celular subcutâneo, causa alteração funcional são secas e esbranquiçadas ou negras carbonizadas, não causa dor pois atinge a inervação local.
2- Os mecanismos mais usado para se controlar a hemorragia são: *Pressão direta: aplicação de pressão direta na ferida, o que permite a interrupção do fluxo de sangue e favorece a formação de coágulo. *Elevação da área traumatizada:quando elevamos a área acima do coração a gravidade ajuda a diminuir o fluxo.Obs: verificar a presença de trauma, fraturas. *Pressão digital sobre o ponto de pulso: pressionar a artéria sobre a superfície óssea próxima a área lesada.
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sóliod, gases e também diretamente as chamas. Queimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Queimaduras químicas: são o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente. Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dro. Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor. Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Compressão direta da lesão. Elevação da área traumatizada. Torniquete.
1- Mecanismo de ação: Termicas: podem ser causadas pela conduçao de calor atraves de liquidos, sólidos, gases e tambem diretamente pelas chamas. Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: resultam da exposiçao a luz solar ou a fontes de nucleares. Quanto ao tipo: Os tipos são divididos em relação à profundidade da queimadura. Na queimadura de 1º grau o exemplo mais comum é a queimadura por exposição ao sol; a epiderme ("capa" superficial da pele) se solta, descascando a médio prazo. A queimadura de 2º grau que pode ser causada por líquidos ferventes a epiderme e parte da derme (2ªcamada de pele) são lesionadas provocando um descolamento da primeira e daí surgindo as bolhas. Na queimadura de 3º grau ocorre lesão das 3 camadas da pele junto com suas glândulas sebáceas; sem a proteção da pele o organismo se torna mais susceptível a infecções e perde substâncias importantes como água e sais minerais.
2- Compressão dreta com a lesão Elevação da área traumatizada Pressão indireta(pontos arterias)
1- resposta: 1-Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. 2-Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. 3-Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. 4-Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Podem ser classificadas como queimaduras de :1°Grau, 2°Grau e 3°Grau.
2- resposta:
1. Compressão directa sobre a lesão 2. Elevação do membro lesado 3. Compressão dos pontos arteriais
1)as queimaduras quanto ao mecanismo de lesão podem ser: a)Termicas - Causada pela condução de calor diretamente pela chama ou gases,liquidos,solidos. b)Quimicas - É o resultado do contato da pele com substancias corrosivas. c)Eletricas - É causado pelo valor produzido pela passagem ca corrente eletrica do tecido d)Radiação - resultam da exposição a luz solar ou a fontes nuclear.
As queimaduras são avaliadas como porcentagem de superficie corporal queimada(SCQ) os metodos usados sao regra dos nove e palma. Podem ser: 1º grau: atinge superficialmente a epiderme de cor avermelhada e dor. 2ºgrau superficial:Atinge epiderme e derme superficialmente deixando vermelho,com bolhas e dor. 2ºgrau profunda:Atinge epiderme e derme profunda com aspecto roseo esbranquiçado com dor variavel. 3ºgrau: Atinge epiderme e derme totais,decor branca,marrom e preta nao havendo dor devido a morte" das terminaçõs nervosas.
2)Compressão direta da lesão,Elevar a area afetada,compressão dos pontos materiais.
1 Questão: As lesões por queimadura são descritas de acordo com a profundidade da lesão e da extensão da área de superfície corporal lesionada. Profundidade da queimadura: Pode ser uma queimadura de espessura parcial superficial (semelhante à de primeiro grau), a epiderme é destruída ou lesionada e uma parte da derme pode ser lesionada. A pele lesionada pode estar dolorosa e parecer avermelhada e seca, como na queimadura solar, ou pode formar bolhas Já na queimadura de espessura parcial profunda (semelhante a de segundo grau) envolve a destruição da epiderme e as camadas superiores da derme e a lesão das porções mais profundas da derme. A ferida mostra-se dolorosa, parece avermelhada e exsuda o líquido. Uma queimadura de espessura total (semelhante a de terceiro grau)envolve a destruição total da epiderme e derme e, em alguns casos, a destruição do tecido subjacente. A coloração da ferida varia muito, desde a coloração esbranquiçada até o vermelho, castanho ou negro. Extensão da Área de superfície corporal lesionada: Para estimar a área afetada pode se utilizar a Regra dos nove (O sistema atribui percentuais em múltiplos de nove as principais superfícies corporais) Método de Lund e Browder: A avaliação inicial é feita na chegada do paciente ao hospital e é revisada no segundo e terceiro dia pós-queimado, porque a demarcação não fica clara até esse momento. Método da Palma: Nos pacientes com queimaduras espalhadas, o método da palma pode ser empregado para estimar a extensão das queimaduras. O tamanho da palma do paciente é de aproximadamente 1% da ASCT. (BRUNNER & SUDDARTH 11°Ed. vol 3, 2009)
2 Questão: 1. Compressão direta da lesão 2. Elevação da área traumatizada 3. Pressão indireta (pontas arteriais)
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA 1-Quanto o mecanismo de lesão,as queimaduras são classificadas em : 1-Termicas:causadas pela condução de calor atraves de liquidos,sólidos,gases e diretamente pelas chamas 2-Elétricas:lesão causada pelo calor da passagem de corrente eletrica no tecido. 3-Quimicas:ocorre devido o contato com a pele de substancias corrosivas liquidas ou solidas 4-Radiação:ocorre devido a exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras classificam ainda em: -Primeiro grau:Acomete Epiderme superficial,ocorre eritema; -Segundo grau:acomete Epiderme e Derme superficial e profunda e ;ocorre eriteme e bolhas; -terceiro grau:acomete Epiderme e Derme totais,ocorre cor branca,preta ou marrom. A extensão da lesão é estimada pela SCQ.
2-Compressão direta da lesão -Elevação da area traumatizada -Pressão indireta DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA
ALUNA: lucila 1-Os Mecanismos de ação são: Térmicas: podem ser causados pela condução de calor através de líquido, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Radiação: resultam de a exposição à luz solar ou a fontes de nucleares.
Quanto aos tipos: Os tipos são divididos em relação à profundidade da queimadura. Na queimadura de 1º grau o exemplo mais comum é a queimadura por exposição ao sol; a epiderme ("capa" superficial da pele) se solta, ocasionando uma descamação em médio prazo.
A queimadura de 2º grau que pode ser causada por líquidos ferventes a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele) são lesionadas provocando um descolamento da primeira e daí surgindo às bolhas. Na queimadura de 3º grau ocorre lesão das 3 camadas da pele junto com suas glândulas sebáceas; sem a proteção da pele o organismo se torna mais susceptível a infecções e perde substâncias importantes como água e sais minerais.
2- Compressões diretas na lesão;elevação da área traumatizada. compressão indireta.
Solimar Queiroz As lesões por queimadura são descritas de acordo com a profundidade da lesão e da extensão da área de superfície corporal lesionada. As queimaduras podem ser classificadas: 1ºgrau quando a lesão acometer epiderme superficial, são dolorosas e apresentam eritema; 2ºgrau quando atingir epiderme e derme superficial, são dolorosas, apresentam eritema e bolhas; as queimaduras de 2ºgrau profundas atingem epiderme e derme profunda, presença de dor é variável e apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e por fim as queimaduras de 3º grau que chega a atingir epiderme e derme total têm ausência de dor e apresenta coloração branca, preta ou marrom. Estas queimaduras podem acontecer pelos seguintes mecanismos de ação: Térmicas-causadas pela condução de calor atraveés de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. Elétricas-causada pelo calor produzido pela passagem de corrente elétrica no tecido. Química-contato entre substâncias corrosivas com a pele. Radiação-resultam da exposição à luz solar ou a fontes nuceares. 2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta. Solimar Queiroz
1- São classificadas pela porcentagem de SCQ, através da utilização das regras dos nove e da palma; são classificadas em : 1º grau: que atinge a epiderme superficial. 2º grau: atinge epiderme e derme. 3º grau: atinge epiderme, derme e hipoderme, podendo atingir todas as estruturas do corpo. 4º grau: necrose total, carbonização e tecido negro.
2-Compressão direta na lesão; Elevação da área traumatizada; Pressão indireta em pontos arterias.
1. Térmicas: causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e diretamente pelas chamas. Elétricas: lesão causada pelo calor produzido pela passagem de corrente elétrica no tecido. Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas c/ a pele. Radiação: resulta da exposição à luz solar a fontes nucleares.
2. Comprimir a lesão, comprimir pontos arteriais, elevar os membros.
1) Podem ser classificadas como: * Térmicas:podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. * Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. * Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. * Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fonte nucleares. 2) Podemos controlar a hemorragia das seguintes formas: * Compressão direta da lesão; * Elevação da área traumatizada; * Pressão indireta (pontos arteriais); * Torniquete. Aluna: Pamela dos Santos Costa.
ELLANE BARBOSA MOREIRA. 01-É classificada de acordo com a porcentagem da supefície corpporal e é medida de duas maneiras: Regra dos nove que na qual corresponde a soma da númeração de acordo com a parte do corpo queimada e outra forma é a regra da palma onde se apresenta 1% da SCQ. Quanto a classificação: PRIMEIRO GRAU: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema. SEGUNDO GRAU SUPERFICIAL: Atinge a epiderme e derme causando flictenas (bolhas) e dor. SEGUNDO GRAU PROFUNDA: Neste tipo de queimadura são atingidas a epiderme e derme profundamente causando uma coloração rosa, as vezes esbranquiçada e dor. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas, derme, epiderme e percebe-se devidoa coloração esbranquiçada, marron ou preta em que que fica a pele. Mecanismo de ação podem ser Termicos, químicos, elétricos e por radiação.
02- TECNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIA: Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e a pressão indireta arterial. Torniquete. ELIANE B. MOREIRA.
1- A classificação das queimaduras são classificadas conforme a extensão e profundidade. Queimadura de primeiro grau- É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada) inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão. Queimadura de 2 grau- Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena) que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária. Queimaduras térmicas: são as mais freqüentes e que resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o organismo. Podem ser provocadas por calor seco ou úmido (água quente, vapor de água, fogo,…). Queimaduras elétrica: podem ser causadas por eletricidade ou pela passagem direta de corrente elétrica através do corpo Queimaduras químicas: podem ser provocadas por ácidos ( ex. ácido clorídrico) ou bases ( ex. soda cáustica). Estes produtos quando absorvidos podem provocar lesão para além da pele, os órgãos internos. O grau de destruição dos tecidos depende da natureza do agente químico, da sua concentração e da duração de contacto com a pele. Queimaduras por radiação: são causadas pela transferência de radiação para o corpo. A mais comum é a radiação solar. 2-Compressão direta da lesão. Elevação da área traumatizada. Torniquete. aluna: MILENA FERREIRA
1) Queimadura quanto ao mecanismo de ação: - térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. - elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. - químicas: contato de substancias corrosivas líquidas ou solidas com a pele. - radiação: exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao tipo: 1 grau: profundidade - epiderme superficial. 2 grau superficial: profundidade - epiderme e derme superficial. 2 grau profunda: profundidade - epiderme e derme profunda. 3 grau: profundidade - epiderme e derme totais.
2) 3 técnicas de controle de hemorragia. - compressão direta da lesão. - pressão indireta (pontos arteriais). - elevação da área traumatizada.
01- 1. TÉRMICA - provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor. 2. QUÍMICA - provocada por ácidos e bases. 2. ELÉTRICA - quando provocada por raios e corrente elétricas. 3. POR RADIAÇÃO - quando provocada por radiação nuclear.
Tipo: 1. 1° GRAU: atinge somente a epiderme Nessa queimadura, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura. 2. 2° GRAU: Atinge a epiderme estendo-se até a derme. Caracteriza-se pela presença das flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada. 3. 3° GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura e indolor.
Técnicas: Compressão direta da lesão, Elevação da área traumatizada e compressão sobre os pontos arteriais.
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente as chamas. Queimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. Queimaduras químicas:é o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente. Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dor. Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor. Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) TÉCNICA DE COMPRESSÃO DIRETA Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
TÉCNICA DA ELEVAÇÃO Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
TÉCNICA DA COMPRESSÃO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
MARCIO JOSE ALVES DE OLIVEIRA 1.TERMICA- PROVOCADA POR COLOR: LIQUIDOS QUENTES, OBJETOS AQUECIDOS,VAPOR 2.QUIMICA- PROVOCADAS POR ACIDOS E BASES 3.ELÉTRICA- QUANDO PROVOCADA PO CORRENTE ELÉTRICA OU RAIOS 4.QUANDO PRVOCADA POR RADIAÇÃO NUCLEAR TIPO I-PRIMEIRO GRAL ATINGE A EPIDERME( PRIMEIRA CAMADA A PELE) II-SEGUNDO GRAL, ATINGE A DERME(SEGUNDA CAMADA DA PELE) III-TERSEIRO GRAU, ATINGE O TECIDO SUBCULTANIO( UMA PARTE MAS PROFUNDA DO CORPO TÉCNICAS: COMPRESSÃO DIRETA DA LESÃO, ELEVAÇÃODA ARIA TRMATIZADA E COMPRESSÃO BOBRE OS PONTOS ARTERIAIS
1-As queimaduras podem ser classificadas como: *Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. *Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. *Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele. *Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao tipo, temos as queimaduras: 1° Grau: atinge a epiderme superficial, apresentando eritema e dor. 2° Grau Superficial: atinge a epiderme e a derme superficial, apresentando eritema, bolhas e dor. 2° Grau Profunda: atinge a epiderme e a derme profunda, apresentando cor rósea ou esbranquiçada e a dor é variável. 3° Grau: atinge totalmente a epiderme e a derme, apresentando cor branca, preta ou marrom e a dor é ausente.
2- *Compressão direta da lesão *Elevação da área traumatizada *Pressão indireta sobre os pontos arteriais
- Termica- condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas. - Quimica- por substâncias corrosivas líquidas ou sólidas em contato com a pele. - Radiaçao- exposição à luz solar ou a fontes nucleares. - Elétricas- causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido. - Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente. - Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dor. - Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor. - Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Técnica de compressao direta Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção. - Tecnica de elevaçao Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
Compressao sobre os pontos arteriais Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
1)Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da e corrente elétrica no tecido. Térmica: podem ser causadas pelo calor atráves de líquidos, sólidos, gases e tambpem diretamente chamas Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele Radiação:resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares. Graus/Profundidade/Cor 1º grau - epiderme superficial - eritema 2º grau - epiderme e derme superficial - eritema bolhas 2ª profunda epiderme e derme profunda - rósea ou esbranquiçada 3º grau epiderme e derme totais. - branca, preta ou marrom
2) Compressão direta da lesão Elevação da área traumatizada Pressão indireta (pontos arteriais) Torniquete
Daniely Silva.
ResponderExcluir1-É classificada pela porcentagem de SCQ.Onde os dois utilizados são regra dos nove e a da palma.
Quanto ao tipo:
1ºGrau-Queimadura de espessura facial- lesão na epiderme.
2ºGrau-Queimadura de espessura parcial profunda-lesão na epiderme e na derme.
3ºGrau-Queimadura de espessura completa-afetam a epiderme a derme e os tecidos abaixo da derme.
4ºGrau -Queimadura com necrose total, carbonização e tecido negro.
E quanto a extensão:
Pequeno queimado - 0 a 10% SCQ
Médio queimado - 11 a 20% SCQ
Grande queimado - >20% SCQ
2-Compressão direta da lesão,elevação da área traumatizada e torniquete.
Aluna: Daniely Aparecida Ferreira da Silva
Resposta do 4 Fórum
ResponderExcluir01-
1. TÉRMICA (provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor).
2. QUÍMICA (provocada por ácidos e bases).
2. ELÉTRICA (quando provocada por raios e corrente elétricas).
3. POR RADIAÇÃO (quando provocada por radiação nuclear).
Quanto a profundidade da queimadura (número de camadas de pele atingidas):
1. PRIMEIRO GRAU: atinge somente a epiderme Nessa queimadura, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura.
2. SEGUNDO GRAU: Atinge a epiderme estendo-se até a derme. Caracteriza-se pela presença das flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada.
3. TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura e indolor.
OBS: a queimadura não é obrigatoriamente uniforme! Podem ocorrer nos diversos graus e ao mesmo tempo.
02-
TIPOS DE HEMORRAGIAS:
• Arterial: Hemorragia que faz jorrar sangue pulsátil e de cor vermelho vivo.
• Venosa: Hemorragia onde o sangue sai lento e contínuo, com cor vermelho escuro.
• Capilar: O sangue sai lentamente dos vasos menores, na cor similar ao sangue venoso/arterial.
AS 3 TÉCNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIAS EXTERNAS:
TÉCNICA DE COMPRESSÃO DIRETA
Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
TÉCNICA DA ELEVAÇÃO
Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
TÉCNICA DA COMPRESSÃO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS
Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
Segundo as mais recentes orientações, devemos ressaltar que o torniquete é uma técnica em abandono e os socorristas devem ser desencorajados ao seu uso
Aluna: Ana Beatriz Araujo
1- São classificadas pela porcentagem de SCQ, através da utilização das regras dos nove e da palma;
ResponderExcluirQuanto ao tipo são classificadas em :
1º grau: que atinge a epiderme superficial. Geralmente sendo provocada por sol, fogo, uma substância ou superfície quente.
2º grau: atinge epiderme e derme. Geralmente causadas por escaldaduras, chamas, líquidos superaquecidos.
3º grau: atinge epiderme, derme e hipoderme, podendo atingir todas as estruturas do corpo. Geralmente provocada por chamas, substâncias químicas, combustíveis infláveis e corrente elétrica.
4º grau: necrose total, carbonização e tecido negro.
Quanta extensão:
Com relação a sua extensão, a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos nove.Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça outros 9%, tórax 9%, Abdômen 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante é o períneo. Para plantas pequenas, usa-se uma comparação da área queimada com a palma da mão do queimado: equivale a 1% da SCQ.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta.
Aluna: Vanderléia Maria Costa
1- É classificada pela porcentagem de supefiície corpórea que é medida de duas formas:
ResponderExcluir- Regra dos nove que significa a soma da númeração de acordo com a parte do corpo afetada;
- Regra da palma que apresenta pontuação de 1% da SCQ, desse modo podendo o socorrista estimar a extensão de uma queimadura calculando o n° de palmas.
Quanto ao Tipo, pode ser classificada como:
1° Grau: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema;
2° Grau superficial: a epiderme e derme superficial são atingidas causando eritema, bolhas e dor;
2° Grau profunda: a epiderme e derme profunda são atingidas gerando uma cor rósea ou esbranquiçada com dor variável;
3° Grau: a epiderme e derme totais são atingidas gerando cor branca, preta ou marrom com ausência de dor.
Os mecanismos de ação que podem levar a lesão são: fatores térmicos, elétricos, químicos e radiação.
2- São:
- Compressão direta da lesão;
- Elevação da área traumatizada;
- Pressão indireta nos pontos arteriais.
01-É classificada de acordo com a porcentagem da supefície corpporal e é medida de duas maneiras:
ResponderExcluirRegra dos nove que na qual corresponde a soma da númeração de acordo com a parte do corpo queimadA e outra forma é a regra da palma onde se apresenta 1% da SCQ.
Quanto a classificação:
PRIMEIRO GRAU: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema
SEGUNDO GRAU SUPERFICIAL: Atinge a epiderme e derme causando flictenas (bolhas) e dor.
SEGUNDO GRAU PROFUNDA: Neste tipo de queimadura são atingidas a epiderme e derme profundamente causando uma coloração rosa, as vezes esbranquiçada e dor.
TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas, derme, epiderme e percebe-se devidoa coloração esbranquiçada, marron ou preta em que que fica a pele.
Mecanismo de ação podem ser Termicos, químicos, elétricos e por radiação.
02- TECNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIA:
Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e a pressão indireta arterial.
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sóliod, gases e também diretamente as chamas.
ResponderExcluirQueimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Queimaduras químicas: são o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente.
Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dro.
Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor.
Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Compressão direta da lesão.
Elevação da área traumatizada.
Torniquete.
Taíssa Ribeiro
1)As queimaduras são classificadas quanto a extensão;Pequeno queimado quando a área afetada vai de 0 a 10% scq.Médio queimado quando a área afetada de 11 a 20% scq.Grande queimado quando a área corresponde a mais que 20% scq.
ResponderExcluirQuando classificadas quanto a profundidade,são chamadas de;Queimadura de 1° grau são de espessura parcial,lesão na epiderme e não ocorre formação de bolhas.
Queimadura de 2° grau são de espessura parcial profunda,lesão na epiderme e derme e ocorre formação de bolhas.
Queimaduras de 3°grau são de espessura completa afetam a epiderme,a derme e os tecidos abaixo da derme são indolores e clareiam quando pressionadas.A coloração da área queimada varia de branca a preta.Queimadura de 4°grau apresentam necrose total,carbonização do tecido.
Os agentes causais podem ser;térmicos provocados por calor,objetos queimados.
Químicos provocados por ácidos,Elétricos provocados por raios e corrente elétricas,Radiação provocada por radiação nuclear.
2)Pressão indireta arterial,elevação da área traumatizada,torniquete em casos de amputação,compressão direta da lesão.
1- quanto ao mecanismo de lesão as queimaduras podem ser térmicas, químicas, por radiação ou por eletricidade.
ResponderExcluir*as térmicas causadas por gases, líquidos ou sólidos quentes.
*as químicas causadas por ácidos ou álcalis, podem ser graves; necessitam de
um correto atendimento pré-hospitalar, pois o manejo inadequado pode agravar as
lesões.
*por radiação geralmente as lesões internas, no trajeto da corrente elétrica através do organismo, são extensas, enquanto as lesões das áreas de entrada e saída da corrente elétrica na superfície cutânea, pequenas.
*por eletricidade causadas por raios ultravioleta (UV), por raios-X ou por radiações
ionizantes.
Quanto ao tipo, as queimaduras podem ser:
*1° grau atinge somente a primeira camada da pele, e causa edema, calor e rubor.
*2°grau atinge a epiderme e a derme e causam dor, calor, edema e bolhas.
*3°grau atinge a epiderme, derme, e tecido celular subcutâneo, causa alteração funcional são secas e esbranquiçadas ou negras carbonizadas, não causa dor pois atinge a inervação local.
2- Os mecanismos mais usado para se controlar a hemorragia são:
*Pressão direta: aplicação de
pressão direta na ferida, o que permite a interrupção do fluxo de sangue e favorece a formação de coágulo.
*Elevação da área traumatizada:quando elevamos a área acima do coração a gravidade ajuda a diminuir o fluxo.Obs: verificar a presença de trauma, fraturas.
*Pressão digital sobre o ponto de pulso: pressionar a artéria sobre a superfície óssea próxima a área lesada.
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sóliod, gases e também diretamente as chamas.
ResponderExcluirQueimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Queimaduras químicas: são o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente.
Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dro.
Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor.
Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Compressão direta da lesão.
Elevação da área traumatizada.
Torniquete.
Aluno: Leonardo Pereira Teixeira
1- Mecanismo de ação:
ResponderExcluirTermicas: podem ser causadas pela conduçao de calor atraves de liquidos, sólidos, gases e tambem diretamente pelas chamas.
Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: resultam da exposiçao a luz solar ou a fontes de nucleares.
Quanto ao tipo:
Os tipos são divididos em relação à profundidade da queimadura.
Na queimadura de 1º grau o exemplo mais comum é a queimadura por exposição ao sol; a epiderme ("capa" superficial da pele) se solta, descascando a médio prazo.
A queimadura de 2º grau que pode ser causada por líquidos ferventes a epiderme e parte da derme (2ªcamada de pele) são lesionadas provocando um descolamento da primeira e daí surgindo as bolhas.
Na queimadura de 3º grau ocorre lesão das 3 camadas da pele junto com suas glândulas sebáceas; sem a proteção da pele o organismo se torna mais susceptível a infecções e perde substâncias importantes como água e sais minerais.
2- Compressão dreta com a lesão
Elevação da área traumatizada
Pressão indireta(pontos arterias)
Aluno: Erick Natan
1- resposta:
ResponderExcluir1-Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
2-Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
3-Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
4-Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Podem ser classificadas como queimaduras de :1°Grau, 2°Grau e 3°Grau.
2- resposta:
1. Compressão directa sobre a lesão
2. Elevação do membro lesado
3. Compressão dos pontos arteriais
Bruna Bastos Miranda
ResponderExcluir1)as queimaduras quanto ao mecanismo de lesão podem ser:
a)Termicas - Causada pela condução de calor diretamente pela chama ou gases,liquidos,solidos.
b)Quimicas - É o resultado do contato da pele com substancias corrosivas.
c)Eletricas - É causado pelo valor produzido pela passagem ca corrente eletrica do tecido
d)Radiação - resultam da exposição a luz solar ou a fontes nuclear.
As queimaduras são avaliadas como porcentagem de superficie corporal queimada(SCQ) os metodos usados sao regra dos nove e palma.
Podem ser:
1º grau: atinge superficialmente a epiderme de cor avermelhada e dor.
2ºgrau superficial:Atinge epiderme e derme superficialmente deixando vermelho,com bolhas e dor.
2ºgrau profunda:Atinge epiderme e derme profunda com aspecto roseo esbranquiçado com dor variavel.
3ºgrau: Atinge epiderme e derme totais,decor branca,marrom e preta nao havendo dor devido a morte" das terminaçõs nervosas.
2)Compressão direta da lesão,Elevar a area afetada,compressão dos pontos materiais.
1 Questão:
ResponderExcluirAs lesões por queimadura são descritas de acordo com a profundidade da lesão e da extensão da área de superfície corporal lesionada.
Profundidade da queimadura: Pode ser uma queimadura de espessura parcial superficial (semelhante à de primeiro grau), a epiderme é destruída ou lesionada e uma parte da derme pode ser lesionada. A pele lesionada pode estar dolorosa e parecer avermelhada e seca, como na queimadura solar, ou pode formar bolhas Já na queimadura de espessura parcial profunda (semelhante a de segundo grau) envolve a destruição da epiderme e as camadas superiores da derme e a lesão das porções mais profundas da derme. A ferida mostra-se dolorosa, parece avermelhada e exsuda o líquido. Uma queimadura de espessura total (semelhante a de terceiro grau)envolve a destruição total da epiderme e derme e, em alguns casos, a destruição do tecido subjacente. A coloração da ferida varia muito, desde a coloração esbranquiçada até o vermelho, castanho ou negro.
Extensão da Área de superfície corporal lesionada: Para estimar a área afetada pode se utilizar a Regra dos nove (O sistema atribui percentuais em múltiplos de nove as principais superfícies corporais)
Método de Lund e Browder: A avaliação inicial é feita na chegada do paciente ao hospital e é revisada no segundo e terceiro dia pós-queimado, porque a demarcação não fica clara até esse momento.
Método da Palma: Nos pacientes com queimaduras espalhadas, o método da palma pode ser empregado para estimar a extensão das queimaduras. O tamanho da palma do paciente é de aproximadamente 1% da ASCT.
(BRUNNER & SUDDARTH 11°Ed. vol 3, 2009)
2 Questão:
1. Compressão direta da lesão
2. Elevação da área traumatizada
3. Pressão indireta (pontas arteriais)
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA
ResponderExcluir1-Quanto o mecanismo de lesão,as queimaduras são classificadas em :
1-Termicas:causadas pela condução de calor atraves de liquidos,sólidos,gases e diretamente pelas chamas
2-Elétricas:lesão causada pelo calor da passagem de corrente eletrica no tecido.
3-Quimicas:ocorre devido o contato com a pele de substancias corrosivas liquidas ou solidas
4-Radiação:ocorre devido a exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
As queimaduras classificam ainda em:
-Primeiro grau:Acomete Epiderme superficial,ocorre eritema;
-Segundo grau:acomete Epiderme e Derme superficial e profunda e ;ocorre eriteme e bolhas;
-terceiro grau:acomete Epiderme e Derme totais,ocorre cor branca,preta ou marrom.
A extensão da lesão é estimada pela SCQ.
2-Compressão direta da lesão
-Elevação da area traumatizada
-Pressão indireta
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA
ALUNA: lucila
ResponderExcluir1-Os Mecanismos de ação são:
Térmicas: podem ser causados pela condução de calor através de líquido, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substancias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Radiação: resultam de a exposição à luz solar ou a fontes de nucleares.
Quanto aos tipos:
Os tipos são divididos em relação à profundidade da queimadura.
Na queimadura de 1º grau o exemplo mais comum é a queimadura por exposição ao sol; a epiderme ("capa" superficial da pele) se solta, ocasionando uma descamação em médio prazo.
A queimadura de 2º grau que pode ser causada por líquidos ferventes a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele) são lesionadas provocando um descolamento da primeira e daí surgindo às bolhas.
Na queimadura de 3º grau ocorre lesão das 3 camadas da pele junto com suas glândulas sebáceas; sem a proteção da pele o organismo se torna mais susceptível a infecções e perde substâncias importantes como água e sais minerais.
2- Compressões diretas na lesão;elevação da área traumatizada.
compressão indireta.
Solimar Queiroz
ResponderExcluirAs lesões por queimadura são descritas de acordo com a profundidade da lesão e da extensão da área de superfície corporal lesionada.
As queimaduras podem ser classificadas: 1ºgrau quando a lesão acometer epiderme superficial, são dolorosas e apresentam eritema; 2ºgrau quando atingir epiderme e derme superficial, são dolorosas, apresentam eritema e bolhas; as queimaduras de 2ºgrau profundas atingem epiderme e derme profunda, presença de dor é variável e apresenta coloração rósea ou esbranquiçada e por fim as queimaduras de 3º grau que chega a atingir epiderme e derme total têm ausência de dor e apresenta coloração branca, preta ou marrom. Estas queimaduras podem acontecer pelos seguintes mecanismos de ação:
Térmicas-causadas pela condução de calor atraveés de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
Elétricas-causada pelo calor produzido pela passagem de corrente elétrica no tecido.
Química-contato entre substâncias corrosivas com a pele.
Radiação-resultam da exposição à luz solar ou a fontes nuceares.
2- Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e pressão indireta.
Solimar Queiroz
1- São classificadas pela porcentagem de SCQ, através da utilização das regras dos nove e da palma;
ResponderExcluirsão classificadas em :
1º grau: que atinge a epiderme superficial.
2º grau: atinge epiderme e derme.
3º grau: atinge epiderme, derme e hipoderme, podendo atingir todas as estruturas do corpo.
4º grau: necrose total, carbonização e tecido negro.
2-Compressão direta na lesão;
Elevação da área traumatizada;
Pressão indireta em pontos arterias.
1. Térmicas: causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e diretamente pelas chamas.
ResponderExcluirElétricas: lesão causada pelo calor produzido pela passagem de corrente elétrica no tecido.
Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas c/ a pele.
Radiação: resulta da exposição à luz solar a fontes nucleares.
2. Comprimir a lesão, comprimir pontos arteriais, elevar os membros.
Aluna: Inês
1) Podem ser classificadas como:
ResponderExcluir* Térmicas:podem ser causadas pela condução de calor atráves de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
* Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
* Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
* Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fonte nucleares.
2) Podemos controlar a hemorragia das seguintes formas:
* Compressão direta da lesão;
* Elevação da área traumatizada;
* Pressão indireta (pontos arteriais);
* Torniquete.
Aluna: Pamela dos Santos Costa.
1- Queimaduras térmicas: são as mais frequentes e que resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o organismo.
ResponderExcluirQueimaduras elétricas: podem ser causadas por “flash” elétrico ou pela passagem direta de corrente elétrica através do corpo.
Queimaduras químicas: podem ser provocadas por ácidos ( ex. ácido clorídrico) ou bases ( exs. soda caústica, lixívia).
Queimaduras por radiação: são causadas pela transferência de radiação para o corpo.
2- compressão da área, elevar membros, torniquete.
Aluno: Luiz Felipe S. Mendes
ELLANE BARBOSA MOREIRA.
ResponderExcluir01-É classificada de acordo com a porcentagem da supefície corpporal e é medida de duas maneiras:
Regra dos nove que na qual corresponde a soma da númeração de acordo com a parte do corpo queimada e outra forma é a regra da palma onde se apresenta 1% da SCQ.
Quanto a classificação:
PRIMEIRO GRAU: a epiderme superficial é atingida causando dor e eritema.
SEGUNDO GRAU SUPERFICIAL: Atinge a epiderme e derme causando flictenas (bolhas) e dor.
SEGUNDO GRAU PROFUNDA: Neste tipo de queimadura são atingidas a epiderme e derme profundamente causando uma coloração rosa, as vezes esbranquiçada e dor.
TERCEIRO GRAU: Atinge todas as camadas, derme, epiderme e percebe-se devidoa coloração esbranquiçada, marron ou preta em que que fica a pele.
Mecanismo de ação podem ser Termicos, químicos, elétricos e por radiação.
02- TECNICAS DE CONTROLE DE HEMORRAGIA:
Compressão direta da lesão, elevação da área traumatizada e a pressão indireta arterial.
Torniquete.
ELIANE B. MOREIRA.
1- A classificação das queimaduras são classificadas conforme a extensão e profundidade.
ResponderExcluirQueimadura de primeiro grau- É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada) inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. Uma exposição prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de lesão.
Queimadura de 2 grau- Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena) que é a manifestação externa de um descolamento dermo-epidérmico. Tem uma profundidade intermediária.
Queimaduras térmicas: são as mais freqüentes e que resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o organismo. Podem ser provocadas por calor seco ou úmido (água quente, vapor de água, fogo,…).
Queimaduras elétrica: podem ser causadas por eletricidade ou pela passagem direta de corrente elétrica através do corpo
Queimaduras químicas: podem ser provocadas por ácidos ( ex. ácido clorídrico) ou bases ( ex. soda cáustica). Estes produtos quando absorvidos podem provocar lesão para além da pele, os órgãos internos. O grau de destruição dos tecidos depende da natureza do agente químico, da sua concentração e da duração de contacto com a pele.
Queimaduras por radiação: são causadas pela transferência de radiação para o corpo. A mais comum é a radiação solar.
2-Compressão direta da lesão.
Elevação da área traumatizada.
Torniquete.
aluna: MILENA FERREIRA
1) Queimadura quanto ao mecanismo de ação:
ResponderExcluir- térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
- elétricas: causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
- químicas: contato de substancias corrosivas líquidas ou solidas com a pele.
- radiação: exposição a luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao tipo:
1 grau: profundidade - epiderme superficial.
2 grau superficial: profundidade - epiderme e derme superficial.
2 grau profunda: profundidade - epiderme e derme profunda.
3 grau: profundidade - epiderme e derme totais.
2) 3 técnicas de controle de hemorragia.
- compressão direta da lesão.
- pressão indireta (pontos arteriais).
- elevação da área traumatizada.
ALUNA: Raquel Duarte.
01-
ResponderExcluir1. TÉRMICA - provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor.
2. QUÍMICA - provocada por ácidos e bases.
2. ELÉTRICA - quando provocada por raios e corrente elétricas.
3. POR RADIAÇÃO - quando provocada por radiação nuclear.
Tipo:
1. 1° GRAU: atinge somente a epiderme Nessa queimadura, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura.
2. 2° GRAU: Atinge a epiderme estendo-se até a derme. Caracteriza-se pela presença das flictenas (bolhas). A vítima também apresenta dor local intensa, hiperemia e pele edemaciada.
3. 3° GRAU: Atinge todas as camadas da pele e hipoderme. É considerada grave pois pode provocar lesões que vão desde músculos até ossos. Caracteriza-se por apresentar coloração escura ou esbranquiçada, uma lesão seca, dura e indolor.
Técnicas:
Compressão direta da lesão, Elevação da área traumatizada e compressão sobre os pontos arteriais.
Aluna: Jaqueline
1) Queimaduras térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente as chamas.
ResponderExcluirQueimaduras elétricas:a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
Queimaduras químicas:é o resultado de um contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
Queimaduras por Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente.
Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dor.
Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor.
Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) TÉCNICA DE COMPRESSÃO DIRETA
Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
TÉCNICA DA ELEVAÇÃO
Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
TÉCNICA DA COMPRESSÃO SOBRE OS PONTOS ARTERIAIS
Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
MARCIO JOSE ALVES DE OLIVEIRA
ResponderExcluir1.TERMICA- PROVOCADA POR COLOR: LIQUIDOS QUENTES, OBJETOS AQUECIDOS,VAPOR
2.QUIMICA- PROVOCADAS POR ACIDOS E BASES
3.ELÉTRICA- QUANDO PROVOCADA PO CORRENTE ELÉTRICA OU RAIOS
4.QUANDO PRVOCADA POR RADIAÇÃO NUCLEAR
TIPO
I-PRIMEIRO GRAL ATINGE A EPIDERME( PRIMEIRA CAMADA A PELE)
II-SEGUNDO GRAL, ATINGE A DERME(SEGUNDA CAMADA DA PELE)
III-TERSEIRO GRAU, ATINGE O TECIDO SUBCULTANIO( UMA PARTE MAS PROFUNDA DO CORPO
TÉCNICAS: COMPRESSÃO DIRETA DA LESÃO, ELEVAÇÃODA ARIA TRMATIZADA E COMPRESSÃO BOBRE OS PONTOS ARTERIAIS
1-As queimaduras podem ser classificadas como:
ResponderExcluir*Térmicas: podem ser causadas pela condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
*Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
*Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele.
*Radiação: resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Quanto ao tipo, temos as queimaduras:
1° Grau: atinge a epiderme superficial, apresentando eritema e dor.
2° Grau Superficial: atinge a epiderme e a derme superficial, apresentando eritema, bolhas e dor.
2° Grau Profunda: atinge a epiderme e a derme profunda, apresentando cor rósea ou esbranquiçada e a dor é variável.
3° Grau: atinge totalmente a epiderme e a derme, apresentando cor branca, preta ou marrom e a dor é ausente.
2- *Compressão direta da lesão
*Elevação da área traumatizada
*Pressão indireta sobre os pontos arteriais
- Termica- condução de calor através de líquidos, sólidos, gases e também diretamente pelas chamas.
ResponderExcluir- Quimica- por substâncias corrosivas líquidas ou sólidas em contato com a pele.
- Radiaçao- exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
- Elétricas- causada pelo calor produzido pela passagem da corrente elétrica no tecido.
- Queimadura de 1º grau atinge a epiderme superficial, tem eritema e a dor é presente.
- Queimadura de 2º grau superficial, atinge a epiderme e derme superficial, com a presença de eritemas e bolhas, e tem a presença de dor.
- Queimaduras de 2º grau profunda, atinge a epiderme e a derme profunda, é rósea ou esbrnquiçada, e é variavel a dor.
- Queimaduras de 3º grau, atinge a epiderme e derme totais, ela é branca, preta ou marrom, e não há dor.
2) Técnica de compressao direta
Controle a hemorragia fazendo uma compressão direta sobre a ferida que sangra com sua mão (protegida por luva descartável), ou ainda, com a ajuda de uma pano limpo ou gaze esterilizada, para prevenir a infecção.
- Tecnica de elevaçao
Mantenha a região que sangra em uma posição mais elevada que o resto do corpo, pois este procedimento contribuirá para diminuir o fluxo de sangue circulante e, consequentemente, o sangramento.
Compressao sobre os pontos arteriais
Caso a hemorragia for muito intensa e você não conseguir fazer parar a saída do sangue, tente controlar o sangramento pressionando diretamente sobre as artérias principais que nutrem de sangue o local lesionado.
Aluna: Geane
1)Elétricas: a lesão é causada pelo calor produzido pela passagem da e corrente elétrica no tecido.
ResponderExcluirTérmica: podem ser causadas pelo calor atráves de líquidos, sólidos, gases e tambpem diretamente chamas
Químicas: resultam do contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele
Radiação:resultam da exposição à luz solar ou a fontes nucleares.
Graus/Profundidade/Cor
1º grau - epiderme superficial - eritema
2º grau - epiderme e derme superficial - eritema bolhas
2ª profunda epiderme e derme profunda - rósea ou esbranquiçada
3º grau epiderme e derme totais. - branca, preta ou marrom
2) Compressão direta da lesão
Elevação da área traumatizada
Pressão indireta (pontos arteriais)
Torniquete